A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo"— Transcrição da apresentação:

1 A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo

2 Diferença entre Cognição e Metacognição (Glossário Pedagógico)
Cognição – Aquisição do conhecimento. Metacognição - refere-se à conscientização dos alunos sobre seus próprios conhecimentos e sua capacidade de compreender, controlar e manipular suas habilidades para aprender. A proposta é simples: levar cada aluno a discutir e a pensar sobre como faz as coisas, sobre como aprende. Processos metacognitivos são importantes não só na escola, mas ao longo da vida.

3 Metacognição Etimologicamente, a palavra metacognição significa para além da cognição, isto é, a faculdade de conhecer o próprio ato de conhecer, ou por outras palavras, consciencializar, analisar e avaliar como se conhece . (Ribeiro, 2003, p.109).

4 A Metacognição Para a pedagogia e as escolas, o conceito de metacognição vem tornando-se especialmente útil a partir de análises tanto de alunos que se saem extremamente bem como de alunos com "dificuldades”.

5 Nos casos de alunos com dificuldades (“fracos”)
Muitas vezes as dificuldades decorrem de um bloqueio. Ex: Não saber o que fazer diante de um desafio matemático, então a frase “não sei nada de matemática”. Esse “metarraciocínio” bloqueia toda a sua atividade intelectual.

6 No caso de alunos sem dificuldades (“forte”)
Mesmo diante de um problema novo, pode pensar coisas como "posso resolver", "posso experimentar essa técnica ou aquela outra", etc.

7 Como lidar (professor) como alunos com dificuldade
Na matemática, por exemplo, a estratégia é começar com a resolução de problemas bem fáceis para o nível da criança. Isso permite ao aluno iniciar uma reflexão de como "eu posso fazer matemática“.. A seguir, deve-se apresentar desafios progressivamente mais difíceis. Fazendo perguntas que podem servir como orientação (por ex.: "O que precisamos encontrar?" "Será que a gente já não viu algo parecido em outro problema?", etc.) Com o tempo, criança sozinha começará a se fazer perguntas desse tipo. Essa mesma ideia é válida para todas as áreas e todos os tipos de aluno, não apenas para aqueles que têm mais dificuldade.

8 A metacognição e a autoestima
O conceito de metacognição chama a atenção para vários pontos importantes, entre eles que a dificuldade escolar pode estar mais relacionada a um problema de autoestima e de motivação do que à competência intelectual.

9 A metacognição e o Aprender a Aprender
Esse conceito deverá se tornar cada vez mais importante para escolas que se preocupam em desenvolver estratégias não apenas para que seus alunos aprendam, mas também aprendam a aprender.

10 Conhecimento Metacognitivo
É conhecimento ou crença que o aprendiz possui sobre si próprio, sobre os fatores ou variáveis da pessoa, da tarefa, e da estratégia e sobre o mundo como afetam o resultado dos procedimentos cognitivos‖ (Ribeiro, 2003, pag.111). A autora refere ainda que esse conhecimento permite ao aluno o controle das condutas de resolução, permitindo-lhe reconhecer e representar as situações, ter mais acesso ao repertório das estratégias disponíveis e selecionar as susceptíveis de se poderem aplicar (…) [e], avaliar os resultados finais e/ou intermédios e reforçar a estratégia escolhida ou de a alterar, em função da realização de avaliações. (Currículo, Aprendizagens e Trabalho Docente)

11 O conhecimento metacognitivo se refere ao conhecimento dos próprios recursos cognitivos.
Ele pode ser subdividido em três dimensões: conhecimento sobre pessoas, sobre tarefas e sobre estratégias.

12 Conhecimento sobre pessoas: refere-se ao conhecimento ou crença que a pessoa tem de si enquanto ser cognitivo, em tarefas cognitivas diversas, sobre os fatores ou variáveis que atuam ou interagem e de que maneiras afetam os resultados dos procedimentos cognitivos.

13 Conhecimento sobre tarefas: diz respeito ao conhecimento que o sujeito tem sobre a natureza, as exigências e os critérios da atividade que irá realizar.

14 Conhecimento sobre as estratégias: se relaciona com o conhecimento sobre os meios mais prováveis para se alcançar os objetivos cognitivos .

15 Socialização Tente reconhecer!!!!
Conhecimento pessoas tarefas estratégias


Carregar ppt "A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google