A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Terapia do autismo Contribuições da noção da atuação conjunta e da atenção compartilhada. MIGUEL HIGUERA CANCINO dynamiscapacita@gmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Terapia do autismo Contribuições da noção da atuação conjunta e da atenção compartilhada. MIGUEL HIGUERA CANCINO dynamiscapacita@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Terapia do autismo Contribuições da noção da atuação conjunta e da atenção compartilhada. MIGUEL HIGUERA CANCINO

2 PCB/SIMBOLIZAÇAO MECANISMOS DE AÇAO CONJUNTA ASSOCIAÇAO MULTIMODAL
PATRONES DE CASTIGO E RECOMPENSA NEURONIOS EM ESPELHO TEORIA DA MENTE EMPATIA

3 INTENÇÃO COMUNICATIVA
ACOPLAMENTO CORPORAL FORMATOS DE AÇÃO ATENÇÃO CONJUNTA INTENÇÃO COMUNICATIVA ORIENTAÇÃO SOCIAL

4 COMPREENSÃO E EXPRESÃO DE EMOÇÕES
OLHAR CONJUNTO REFERENÇA CONJUNTA APONTAR USO SOCIAL DE OBJETOS ATENÇÃO FOCALIZADA SIMBOLIZAÇAO MEMORIA PROCEDURAL INTER EMOTIVIDADE INTER SUBJETIVIDADE RECIPROCIDADE EMPATÍA JOGO DE FAZ CONTA TURNOS ROLES COMPREENSÃO E EXPRESÃO DE EMOÇÕES AÇÃO CONJUNTA COGNIÇÃO PRAGMÁTICA

5 Atuação Conjunta Atenção Compartilhada Compreensão do ato de apontar
Referencia conjunta Apontar Seguimento de objetos e pessoas Manutenção de contato visual Olhar Conjunto Atenção Compartilhada

6 Compartilhar intenção comunicativa
APONTAR expressão compreensão Compartilhar intenção comunicativa

7 Contato e seguimento visual
Formatos: GUARDAR RECEBER COLOCAR DEIXAR TIRAR PEGAR ENTREGAR apontar

8 Gestos comunicativos icônicos Iguais a o referente representado
Claros e concretos dêiticos Mostram objeto e posicionamento Concretos e situados simbólicos Precisam de simbolização Arbitrários e consensuais

9 Exemplos de gestos Icônicos Dêiticos Simbólicos Comer uma maça
Se pentear Escobar os dentes Dormir Comer Botar os sapatos Silencio Parar Apontar ao objeto que se pede Apontar uma cadeira para a mai se sentar Tocar a mesa para deixar um copo Tocar a quem deve seguir na brincadeira Esperar Depois Linguagem de senas Pensar Agora! Terminar

10 Gestos e Fala Neurologia Áreas próximas Efeito facilitador Cognição
Representação mais possível Compreensão social e não verbal

11 Atenção compartilhada Apontar Compreensão das intenções
Atuação Conjunta Atenção compartilhada Apontar Compreensão das intenções Compartilhar emoções Imitação de ações Imitação de gestos Imitação vocal Imitação verbal

12 Comunicação e processos cognitivos
Atenção compartilhada Atuação conjunta Atenção Focalizada Atenção sustenido Filtro de atenção Memória operativa Memória procedural Memória sensorial Motivação de competência Sistemas de premio-castigo Motivação intrínseca

13 Desenvolvimento comunicativo
MODELO ACME (HIGUERA 2010) Ação conjunta Modulação emocional Desenvolvimento comunicativo Cognitivo e social

14 CARATERISTICAS BASICAS
SISTEMATICIDAD ASIMETRIA SENTIDO DE ORGANIZACIÓN FUNCIONALIDAD EMOCIONALIDAD COMPARTIDA RECIPROCIDAD

15 Olhar Contato Manutenção Seguimento

16 Manutenção da atividade
Ação conjunta Formatos de ação Manutenção da atividade Turnos Roles Alternância reciprocidade Atenção focalizada Atenção dividida Atenção alternante Memória procedural Memória visual Memória verbal Uso social recíproco de objetos Intenção comunicativa Apontar compreensiva e expressivamente Imitação Compreensão de gestos e intenções alheias

17 DESENVOLVER HABILIDADES E PROCESSOS COGNITIVOS BASICOS
ATENÇÃO DIVIDIDA MÚLTIPLE ALTERNANTE FOCALIZADA FILTRO MANTENIDA

18 MEMORIA EPISÓDICA/PROCEDURAL OPERATIVA VISUAL OPERATIVA VERBAL

19 19

20 INTENÇÃO COMUNICATIVA
20

21 APONTAR MOSTRAR ESCOLHER PEDIR

22 22

23 SABOTAJE 23

24 Focalizar objeto Seguimento visual Procurar objeto Pedir objeto compartilhar

25 Alternar turnos Alternar roles Uso social recíproco Compreensão Imitação

26 Intenção comunicativa compartida
Incremento de tempo de ação conjunta Incremento de objetos e ações compartilhadas e compreendidas Construção de rotinas

27 DESENVOLVIMENTO PCB PAREAR AGRUPAR ORGANIZAR

28 “ARRUMAR” COISAS NO COTIDIANO: ORGANIZAR:
Actividades simples GESTO-OBJETO-LAMINA PALABRA-O-G-L LÁMINA-LÁMINA LÁMINA-OBJ OBJ-OBJ PAREO: AGRUPAR: FORMAS AMBIENTE SITUAÇÃO CLASE CORES PESSOA “ARRUMAR” COISAS NO COTIDIANO: ORGANIZAR: CD,MATERIAIS DA ESCOLA, ETC. ROUPAS ,LIVROS,

29 Experiência observação Imitação Ensino e cultura

30 Interação linguística e social
Manipulação objetos Formatos Atuação conjunta Atenção conjunta Interação linguística e social

31

32

33

34 OBRIGADO!!!!


Carregar ppt "Terapia do autismo Contribuições da noção da atuação conjunta e da atenção compartilhada. MIGUEL HIGUERA CANCINO dynamiscapacita@gmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google