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Metodologia Científica

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Apresentação em tema: "Metodologia Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica
Projeto da pesquisa Monografia e partes constituintes ABNT Linguagem Científica

2 O aluno e sua monografia
O que é uma monografia? Para que serve ? Existe vida durante a confecção de uma dissertação? Por que causa tanta angústia no aluno? E qual é sua expectativa após a sua apresentação? É necessário “defender” sua monografia? Qual o papel do aluno e o papel do orientador?

3 A produção monográfica é um esforço solitário que exige muita disciplina, perseverança e planejamento. O projeto de pesquisa é a tradução desse planejamento e deve ser desenvolvido de forma racional e sistemática.

4 As expectativas em relação à monografia
Demonstração de domínio sobre a literatura na área Concatenação entre problema de pesquisa, revisão da literatura e metodologia Rigor na seleção e aplicação de procedimentos metodológicos Relevância das conclusões Há ineditismo ? Suas considerações possuem originalidade? Há desbravamento das fronteiras do conhecimento? Análise crítica

5 A revisão da literatura ajuda o pesquisador a encontrar algumas respostas
o que já se conhece sobre o seu problema de pesquisa em particular ou sobre esse campo de estudos em geral; quais as principais teorias (e as alternativas) utilizadas e discutidas na área; quais conceitos são usualmente utilizados para a “modelagem” do fenômeno ou seu entendimento;

6 quais as controvérsias entre teorias ou entre resultados empíricos (nota: tais discrepâncias poderiam servir como ponto de partida para uma nova pesquisa) ou entre métodos; quais são as principais questões ainda em aberto; quais aspectos do fenômeno ainda não foram estudados.

7 Formulação do Problema
O pesquisador deve formular um problema de pesquisa, que será o fio condutor de sua investigação, a questão à qual ele espera dar resposta com seu estudo. Um problema de pesquisa é... uma questão ainda não resolvida na literatura aquilo que o pesquisador quer descobrir. Trata-se de uma lacuna epistemológica ou metodológica

8 Embora o tema da pesquisa possa ser apresentado
de forma ampla e genérica, o problema da pesquisa deve ser formulado de forma clara e precisa.

9 O problema da pesquisa…
não deve ser amplo demais que não possa ser razoavelmente respondido dentro das limitações temporais, de recursos e intelectuais/cognitivas do pesquisador. não deve tratar de questões sobre juízo de valor para as quais não há resposta necessariamente certa ou errada.

10 Formulação da Hipótese
Hipótese é uma reposta (ainda a ser verificada) sobre o problema. Uma afirmação, geralmente relativa ao tipo de associação entre variáveis, que pode ser testada com vias a ser declarada “verdadeira” ou “falsa”. Pode ser entendida como uma resposta tentativa para atendimento aos objetivos intermediários da pesquisa.

11 Formulação das hipóteses do estudo
Uma hipótese bem formulada deve: ser plausível e embasada no referencial teórico auxiliar na investigação do problema da pesquisa, por meio dos resultados de seu teste ser escrita na forma de sentença declarativa, simples e concisa, bem como internamente consistente ser passível de teste e de refutação por dados empíricos

12 A Fundamentação Teórica
permite maior clareza na formulação do problema de pesquisa; facilita a formulação de hipóteses e suposições; sinaliza para o método mais adequado à solução do problema; permite identificar qual o procedimento mais pertinente para a coleta de dados; auxilia a interpretação de dados durante o desenvolvimento do projeto; ser um percurso crítico relacionado intimamente com a pergunta à qual se quer responder.

13 Coleta de Dados Bibliográfica Descritiva Experimental

14 A redação do trabalho Partes opcionais e obrigatórias (elementos prétextuais, textuais e póstextuais) Vide Manual de Confecção e Trabalhos Acadêmicos das FIJ. Linguagem simples, formal, objetiva, concisa, gramaticalmente correta e impessoal.

15 Constituintes da Monografia
Quanto à estrutura, uma monografia divide-se em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Constituem-se elementos pré-textuais:Nem todos os elementos pré-textuais listados são obrigatórios. a capa a folha do rosto a dedicatória agradecimentos epígrafe resumo

16 abstract lista de figuras lista de abreviaturas lista de siglas lista de símbolos sumário

17 Os elementos textuais obrigatórios são:
a) Introdução (inclui descrição do problema, justificativa e objetivos) b) Desenvolvimento ou estrutura do trabalho (corresponde ao desenvolvimento de idéias por meio de capítulos) c) Conclusão Os elementos textuais constituem a redação do trabalho.Qual é a importância da introdução de um trabalho acadêmico e como ela deve ser?

18 Elementos pós-textuais:
As referências bibliográficas Anexos

19 Citações Bibliográficas
textuais – o pesquisador transcreve integralmente as palavras de algum autor, respeitando todas as suas características formais, inclusive a pontuação. Curtas – Não se ultrapassam três linhas e não devem ser destacados no texto da monografia, aparecendo simplesmente entre aspas duplas com a indicação do último nome do autor em letras maiúsculas, seguido de vírgula e o ano de publicação da obra de onde foi retirado o trecho. Longas – destacadas no texto

20 b) citação conceitual ou citação livre- o pesquisador reproduz o pensamento de um autor sem utilizar suas palavras literalmente, mas usando paráfrase. Por essa razão, a idéia transcrita não precisa de aspas, porém é obrigatório mencionar a fonte de onde a idéia foi extraída. c) citação mista - mistura dos 2 tipos anteriores.O pesquisador transcreve literalmente apenas alguns termos do autor, entre aspas, e completar a frase com suas próprias palavras.


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