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Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas

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Apresentação em tema: "Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas"— Transcrição da apresentação:

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2 Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
Alguns psicólogos têm feito estudos e constatado que importa mais o que fazemos ou o que deixamos de fazer enquanto falamos do que o conteúdo de nossa mensagem. A leitura do não-verbal complementa e auxilia na compreensão da comunicação verbal, muitas vezes. Com isso, vemos que o sucesso da nossa comunicação não depende só da habilidade como usamos as palavras. Tudo que envolve o processo da comunicação é importante: o que falar ou escrever e como o fazemos.

3 Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
O sucesso da comunicação não depende apenas do conteúdo e da habilidade como usamos as palavras.

4 Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
O ser humano faz uso de muitos signos universais da comunicação. A palavra é fundamental, mas é apenas um desses signos. Existem outras importantes formas, como os gestos, os movimentos com a cabeça, a expressão dos olhos e da face, a postura, a aparência etc. A comunicação não-verbal, muitas vezes, tem a chave do que queremos realmente comunicar. Tanto a comunicação verbal quanto a não-verbal tem a sua importância, basta saber usá-las adequadamente.

5 Existem diversos meios de comunicação, sendo eles:
Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas Existem diversos meios de comunicação, sendo eles: Verbal/ Oral Verbal/ Escrita Não-verbal

6 Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
O cotidiano de uma organização é marcado diretamente pelo fluxo de informação geradas e repassadas por todos que as compõem, para isso uma comunicação eficaz deve ser prioridade máxima. Os colaboradores trocam informação entre si e estas logo são compartilhadas com os clientes externos.

7 Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
Vejamos os meios de comunicação utilizados pelas empresas e observaremos que o casamento entre a comunicação verbal e não-verbal é que possibilitará o sucesso da comunicação empresarial.

8 Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
Verbal / Oral Telefone Reuniões, palestras, debates, seminários, conferências, convenções, cursos; Encontros; Bate- papos; Reuniões sociais; Conversas com clientes, superiores e subordinados; Entrevista para emprego

9 Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
Verbal / Escrita s; Memorandos (De / Para); Bilhetes, lembretes; Avisos internos; Declaração de missão, visão e valores; Manual interno; Portarias (Governo); Cartas/ofícios/memorandos; Avisos e placas; Jornal inteiro

10 Comunicação Verbal e Não-verbal: Vantagens e desvantagens de suas utilizações nas Empresas
Gestual, comportamental, olhar, expressões faciais, riso e sorriso, aparência, postura, distância, pontualidade, velocidade da fala; Avisos sonoros, campainhas; Cartão de ponto; Comunicação visual; Telefone muito baixo ou muito alto; Uniformes, vestuário; Toque; Orientação e proximidade; Paralinguagem

11 A Comunicação Oral Oratória é a capacidade de falar bem. Mas só a oratória não é suficiente para uma apresentação em público. Há uma frase muito interessante de Sir George Jessel, que traduz bem o que a maioria das pessoas sente quando precisam falar em público: “Nosso cérebro começa a funcionar desde que nascemos e nunca mais pára até que levantemos para falar em público”.

12 A Comunicação Oral Mas, só o falar bem não é o suficiente numa apresentação em público. Precisa-se, também, que se organize essa apresentação, preparando-a passo a passo, como é sugerido a seguir:

13 A Comunicação Oral Defina o tema central e o objetivo a atingir; Planeje de acordo com o público a quem será destinada a apresentação; Defina quais os recursos que serão utilizados (flip-chart, vídeo, retroprojetor, projetor multimídia etc.); Depois de tudo planejado, prepare um esboço, pode ser em uma ficha de cartolina do que vai dizer na abertura, no desenvolvimento e na conclusão.

14 As Comunicações Interna e Externa
A correspondência empresarial é, hoje em dia, não só um meio de comunicação. Ela é um instrumento de marketing, pois se insere na realidade de um mercado competitivo em que todas as nuanças de comportamento adquirem sentido: a comunicação empresarial é a responsável pela imagem da organização perante seu público, interno e externo.

15 As Comunicações Interna e Externa
Maria Sevalho diz em um de seus artigos que: “A comunicação empresarial é a relação da empresa com os seus públicos internos e externos, envolvendo um conjunto de procedimentos e técnicas destinados à intensificação do processo de comunicação e à difusão de informações sobre as suas atuações, resultados, missão, objetivos, metas, projetos, processos, normas, serviços etc.”

16 As Comunicações Interna e Externa
Conforme MATOS, 2004, as empresas para sobreviverem precisam se comunicar: Com seus clientes externos – consumidores / usuários; opinião pública/sociedade; acionistas e fornecedores; Governos; Com seus clientes internos – funcionários, colaboradores, prestadores de serviços e terceirizados; Com a mídia – meios de comunicação de massa (jornais, revistas, rádio, televisão e Internet).

17 Fluxo das comunicações:
A Comunicação Interna O fluxo das comunicações determina o caminho percorrido pelas mensagens desde que saem do emissor até chegarem ao receptor. São três os fluxos: A comunicação interna promove a interação e integração das pessoas, departamentos e áreas, para que todos caminhem na mesma direção, em busca do mesmo alvo. Fluxo das comunicações: - descendente; - ascendente; - horizontal.

18 A Comunicação Interna Descendente e centrífuga (que se afasta do centro): segue o padrão de autoridades das posições hierárquicas, responde pelo encaminhamento das mensagens que saem do patamar decisório e descem até as bases. Ascendente e centrípeta (que se dirige para o centro): é responsável pelo encaminhamento aos níveis superiores da organização, de informações funcionais e operativas que saem das bases. Horizontal: além de permitir grande entrosamento nos grupos de mesmo nível funcional, contribui para o aperfeiçoamento da coordenação.

19 A Comunicação Interna As Redes de mensagens
Duas redes de comunicação permeiam o sistema organizacional: Rede formal: comporta todas as manifestações oficialmente enquadradas na estrutura da organização e legitimadas pelo poder burocrático;

20 A Comunicação Interna Rede informal: abriga as manifestações espontâneas da coletividade, incluindo-se aí a famosa rede de boatos (os famosos grupinhos) e que, entre uma informação inicial e a final, há um processo de deterioração, gerando distorções.

21 Dentre os objetivos da comunicação externa, podemos destacar:
A construção da imagem institucional da empresa; Atender as exigências dos consumidores mais conscientes de seus direitos; A adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no mercado; A defesa dos interesses junto ao governo e aos políticos (lobby); O encaminhamento de questões sindicais e relacionadas à preservação do meio ambiente etc.


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