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Gestão de Meios de Hospedagem

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Apresentação em tema: "Gestão de Meios de Hospedagem"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Meios de Hospedagem
Ricardo Mader

2 Agenda I – Hotelaria em Números II – Formas de Administração de Hotéis
Afiliação à Marca x Independente III – Ferramentas para uma Gestão Hoteleira

3 I – Hotelaria em Números

4 Hotelaria em Números

5 Hotelaria em Números 1992 2% 1992 3% 1992 95% 1992 6% 1992 8% 1992 86%

6 II – Formas de Administração de Hotéis

7 Alternativas disponíveis
Hotel independente Franquia Hotel administrado por cadeia Arrendamento No processo de decisão deve existir uma análise clara e definida da oferta competitiva e da demanda, com o propósito de definir a forma de administração Deve-se analisar também o perfil do proprietário.

8 Operação Independente
Vantagens Total liberdade de operação Rendimento máximo para o proprietário Desvantagens Falta de nome reconhecido (especialmente para o turista que não conhece o mercado) Sistema de reservas limitado (as operadoras turísticas e as companhias aéreas estão conectadas com sistemas de reservas de hotéis de cadeias) Ausência de sistema de referência Acesso limitado a novas tecnologias Acesso limitado a profissionais experientes Máximo de risco ao proprietário

9 Sistemas de Franquias Vantagens Desvantagens
Liberdade de operação dentro de certos parâmetros pré-estabelecidos Nome reconhecido na comercialização do hotel Afiliação a uma organização regional ou internacional Sistema de referência e de reservas Assistência técnica no período de planejamento e pré-abertura e abertura Assistência para compras Máximo rendimento ao proprietário, menos os custos de franquia e custos operacionais Revisões periódicas Desvantagens Máximo risco ao proprietário/operador, mais custos diretos e indiretos da afiliação ao sistema Risco de dano ao hotel se a marca ou franquia se enfraquece ou tem imagem inconstante

10 Contratos de Administração
Vantagens Nome reconhecido na comercialização do hotel Valor da marca e Sinergia entre os Hotéis Sistema de referência e reservas Redução dos Custos Operacionais Assistência técnica no período de planejamento e pré-abertura e abertura Assistência para compras Administração profissional com ampla experiência Redução dos Custos de Desenvolvimento do hotel Facilitam a Atração de Capital Desvantagens Limitação na participação das decisões Máximo de risco financeiro mais custos do contrato e outros custos indiretos Alternativa Asset Management

11 Processo de seleção de uma cadeia
Estudo de Mercado do projeto Reconhecimento da marca Estabilidade financeira Diversidade de produtos Planos de expansão Proteção contra outro produto da mesma cadeia Cobertura geográfica Marketing Recursos humanos Assistência técnica Experiência em mercados e produtos similares Compatibilidade com o estilo de operação Desenvolvimento dos hotéis/evolução e crescimento Força da operação Cláusulas contratuais

12 Arrendamento Vantagens Desvantagens Baixo Risco
Não maximiza o retorno do investimento

13 III – Ferramentas para uma Gestão Hoteleira

14 Ferramentas para uma Gestão Hoteleira
Sistema Uniforme de Contabilidade para Hotéis Plano Anual de Marketing Orçamento Anual Revenue Management Forecast Flex and Flow Administração Financeira (contas a receber, contas a pagar, cash flow) Energy Management Communication Management Gestão Ambiental

15 1 - Sistema Uniforme de Contabilidade para Hotéis

16 2 - Plano Anual de Marketing
I – Objetivos Taxa de Ocupação Diária Média Segmentação de Demanda Posicionamento Resultados Financeiros II – Análise do Hotel e do Mercado Análise das Instalações Análise da Localização Análise do Mercado Competitivo Análise dos Segmentos de Demanda do Mercado SWOT Analysis (Pontos Fracos e Fortes do Hotel frente à concorrência e Oportunidades e Desafios do mercado)

17 2 - Plano Anual de Marketing
III – Plano de Marketing Posicionamento de Mercado (desejado) Segmentos de Demanda (a serem captados) Tarifas e Política Comercial Contas-Chave e Análise de Tarifas Estrutura do Departamento de Vendas e Marketing Alocação de Recursos para Promoção e Ações de Vendas Plano de Ação Suporte dos Escritórios da rede Hoteleira Sinergia com outros hotéis da Rede Hoteleira Plano de Mídia e Promoção do Hotel

18 3 - Orçamento Operacional
Estimativa de Performance (Pro Forma) para Cinco Anos Orçamento Anual (mês a mês) Quadro de Funcionários e Salários

19 Maximização da receita da empresa
4 – Revenue Management O Revenue Management é uma forma de gerenciar a oferta e a demanda de um bem ou serviço. É uma técnica gerencial que prevê a demanda de consumidores e seu comportamento em nível de micromercado e otimiza o preço e a disponibilidade dos produtos, buscando maximizar a receita e os lucros da empresa. Revenue Management é: Produto certo Hora certa Cliente certo Preço certo Maximização da receita da empresa

20 Ferramentas para a Administração de Hotéis
Sistema Uniforme de Contabilidade para Hotéis Plano Anual de Marketing Orçamento Anual Revenue Management Forecast Flex and Flow Administração Financeira (contas a receber, contas a pagar, cash flow) Energy Management Communication Management Gestão Ambiental

21 O que é Gestão Ambiental para Hotéis?
É um Sistema de Gestão e não ações isoladas de ecoeficiência (projetos de economia). Processo e contexto estruturado de trabalho Planejamento Sistematização de ações Controlar, alcançar e manter desempenho ambiental Aumentar a lucratividade: Desempenho em preço e ecoeficiência Treinamento / motivação / cultura organizacional Melhoria da imagem – comunicação Efeito social – multiplicadores

22 Benefícios para os Hotéis
10 – Gestão Ambiental Benefícios para os Hotéis Por que implantar um sistema de gestão ambiental? Para diminuir custos e evitar riscos ambientais; Para gerar diferencial competitivo; Para melhoria da imagem; Para facilitar financiamentos; Para alcançar a conformidade legal; Para reduzir a poluição; Para assegurar que os ambientes permaneçam atraentes e saudáveis para os hóspedes, funcionários e comunidade; Para motivar os funcionários e engajar os hóspedes na questão ambiental; Para evitar riscos à saúde dos funcionários e hóspedes.


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