A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTERNET SEGURA Disciplina: TIC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTERNET SEGURA Disciplina: TIC"— Transcrição da apresentação:

1 INTERNET SEGURA Disciplina: TIC
Trabalho realizado por: Daniela Batista Nº6 e Daniela Aires Nº7

2 Introdução Este trabalho fala sobre a Internet, que é uma rede informática formada por milhares de computadores em todo o mundo ligados uns aos outros, e mais propriamente os cuidados a ter quando navegamos nela.

3 O lado bom da Internet A Internet, basicamente, criou uma nova forma de comunicarmos em sociedade. Muito do que antes se fazia «ao vivo», passou a ser feito através da rede. Por exemplo, transacções bancárias, compras, leitura de livros e artigos, e até consultas médicas! Pois é, a Internet veio facilitar muito nossa vida passou a permitir que conhecêssemos pessoas que dificilmente encontraríamos de outra forma.

4 O lado mau da Internet Atrás de um monitor de computador uma pessoa pode ser quem quiser: um adulto pode fingir ser uma criança, um homem ser uma mulher, etc. As salas de chat estão cheias disso! Sabias que a Internet (apesar de ser tão importante hoje em dia) não tem ninguém a «mandar» nela? Não pertence a ninguém nem é gerida por ninguém. Por um lado é bom, porque é um meio de comunicação útil e livre, mas por outro, tem os perigos que te apontámos. Para mais, ainda podes ter em atenção outro tipo de perigos que têm a ver com os sistemas e com os computadores: os vírus informáticos e meios parecidos, criados para prejudicar as pessoas, estragando a informação que têm e nos seus computadores. .

5 A história da Internet A Internet foi criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América que a usava para trocar informação através de um correio electrónico. Esta rede chamava-se ARPA (Advance Research Projects Agency - Agência de Pesquisa de Projectos Avançados). Por volta de 1970, esta forma de trocar informação chamou a atenção de vários cientistas e investigadores. Deu-se então uma evolução da ARPA que passou a chamar-se ARPAnet. Durante os anos seguintes, o número de redes continuou a crescer e dá-se a junção entre a ARPAnet, a MILnet, a NFSnet e outras. Sabias que a Internet surgiu da união entre estas redes? No início dos anos 90, a riqueza de informações gratuitamente disponibilizadas por esta rede tinha aumentado tanto que foi necessário criar serviços de pesquisa (os primeiros motores de busca) para responder à procura dos utilizadores.

6 Em Portugal, a primeira ligação à Internet teve arranque oficial em Fazia parte de um projecto que envolveu várias universidades, sendo fornecida pela Eunet, através da sua estrutura em Amesterdão. No mesmo ano, os computadores portugueses passaram a ter nome oficial na rede. Em 1996, a Eunet estabeleceu-se directamente em Portugal e deu-se o grande crescimento da utilização do serviço Internet pelos portugueses. Em 2000, a utilização da Internet cresceu consideravelmente na Europa e passou a fazer parte do dia-a-dia dos seus cidadãos

7 Dicionário de “Internetês”
-Arroba A arroba usa-se nos endereços de correio electrónico, colocado antes do domínio. -Bookmark Com uma "bookmark" (marca/marcador de livro) podem-se "marcar" os endereços das páginas preferidas. Habitualmente está na barra superior, e chama-se "favoritos" (ou "favorites", em inglês). -Browser O browser é o programa que temos instalado no computador e nos possibilita aceder à Internet. Há vários tipos de browser. -Bug É uma falha num programa, numa aplicação ou no computador. É aborrecido e às vezes impede que se funcione normalmente ou que as coisas corram como deviam.

8 -Crash É um termo inglês que serve para descrever quando um programa ou um sistema operativo encrava ou altera o funcionamento normal. -Domínio É o nome da empresa ou marca que tem alojado o servidor. Mais simplesmente, é o que vem a seguir Neste caso é o "junior.te.pt". -Download (em português "descarregar") Significa descarregar (passar, transferir) um ficheiro de uma determinada página da Internet para o nosso computador. -Endereço web Uma sequência de palavras e símbolos que permite aos utilizadores da Internet encontrar cada página da world wide web. -Favoritos Lista, que podes guardar no teu computador, das páginas web que mais utilizas. -Homepage (em português "página de entrada") É a página de entrada de um site, a primeira que se vê. É como se fosse a capa de um livro. -HTML (sigla de HyperText Marker Language) É a linguagem mais utilizada para construir páginas na Internet. -http (sigla de HyperText Transport Protocol É o código que te ajuda a chegar a uma página web.

9 - IRC (webIRC - sigla de Internet Relaty Chat) É o nome mais técnico para o "chat" ou "sala de conversa". - Modem É o nome do aparelho que faz a ligação (por linha telefónica) do computador à Internet. -Servidor (Em inglês: Server) É o computador central que gere e passa a informação a outros computadores que a ele estão ligados em rede (ou, por exemplo, é aquele que se está a utilizar para aceder à Internet). -TCP/IP (sigla de Transmission Control Protocol/Internet Protocol) É um protocolo (conjunto de regras e normas) que define o conjunto dos conceitos técnicos utilizados pelos computadores para funcionar com a Internet. -URL (sigla de Uniform Resource Locator) É o endereço das páginas de Internet -WWW (sigla de: World Wide Web) É o universo de todas as páginas de Internet que existem em todo o mundo.

10 Enganos da Internet Mensagens enganosas que existem na Internet
Os perigos de essas mensagens -Os boatos Vão contra a imagem ( imagem de uma empresa…) -Os mitos urbanos Entopem as redes -Os pedidos de ajuda São alertas falsos

11 Navegar com segurança na Internet
Proibido : ( Dar dados pessoais a pessoas que se «conheçam» através da net. Fazer compras com o cartão de credito. Dar número de cartões de crédito. Copiar documentos que estejam online e utilizá-los sem dizer de onde foram retirados ou quem os fez. Responder a mensagens ou contactos mal educados, provocadores ou que falem de assuntos inadequados. Permitido : ) Navegar por sites com temas de interesse. «Conversar» com outros internautas nos «chats» ou fóruns. Receber «Newsletters» regularmente com novidades e informações sobre temas que te interessam, inscrevendo-te em listas de s ou «assinando-as». Enviar mensagens só de texto ou também com fotografias, sons, etc., dando apenas como contacto o . Copiar programas ou música que se encontre disponível gratuitamente na Internet.

12 Netetiqueta Algumas dicas importantes:
A escrita com recurso apenas a letras maiúsculas equivale a gritar. Apenas dever se utilizada em títulos e avisos urgentes. Existem outros recursos para salientar frases e palavras: - sublinhar, colocando palavras ou frases entre sublinhados (ex.: amanhã tens que me trazer o caderno que te pedi_) - "grifar", colocando as palavras ou frases entre asteriscos (ex.: A *partida* para a visita de estudo é às *8:30*.) Para expressar as emoções utilizam-se ícones formados por dois pontos, ponto e vírgula, parêntesis, letras… reproduzindo emoções e formando os chamados "risonhos" (ou smileys). Não te esqueças que um não é um sms ( não se deve usar abreviaturas). Ao conversarmos com pessoas em canais de conversação devemos ter sempre presentes regras de boa educação.

13 Spam O que é o spam? O “spam” são mensagens electrónicas que se recebem sem serem pedidas. É o chamado “lixo electrónico” Como evitar o spam? Usar filtros de spam Não escrever o teu em sites públicos Inventa endereços de difíceis de adivinhar Nunca respondas ao “spam” que recebas Tem cuidado ao registares-te online

14 Vírus informáticos O que é um Vírus Informático? Em informática, um programa que se reproduz e transfere de um computador para outro sem que o utilizador se aperceba pode ser um vírus. Como Atacam? Os vírus passam geralmente de um computador para outro por troca de ficheiros em disquetes. Podem também passar quando vais buscar programas a outras máquinas via Internet ( downloads ). Como prevenir infecções de vírus informáticos? Utilizar anti-vírus ( actualizado ). Ter cuidado ao fazer downloads e instalações de programas ou documentos da Internet. Ter cuidado ao abrir documentos e programas recebidos por . Fazer cópias regulares dos documentos que temos no computador. Nota: Se detectares um vírus deves chamar alguém que perceba do assunto.

15 Os tipos de vírus mais tradicionais:
Worms Vírus de boot Vírus de macro

16 Fim Voltar ao princípio


Carregar ppt "INTERNET SEGURA Disciplina: TIC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google