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DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
FACULDADE PITÁGORAS Prof. Humberto Magno

2 ORIGEM DA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Antecedentes Históricos: Essa teoria surgiu como uma oposição em face a teoria clássica, objetivava entre outras coisas democratizar, aspectos relativos a administração da empresa. Experiência de Hawthorne.

3 ORIGEM A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.

4 ORIGEM Desenvolvimento das ciências humanas – As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica

5 HAWTHORNE Na fábrica de Hawthorne havia um departamento de montagem de reles de telefone constituídos de moças que executavam tarefas simples e repetitivas que dependiam de sua rapidez. A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.

6 HAWTHORNE A experiência constitui-se de várias etapas. A primeira delas consistiu em definir o padrão médio de produção por funcionária. Definido a produção média de cada funcionária, partiu-se para análise de dois grupos diferentes.

7 HAWTHORNE Um grupo estava sob a supervisão de um supervisor brando, que era responsável mais pela orientação do que a supervisão. Outro grupo seria responsável pela produção com uma supervisão rígida, que era responsável pela supervisão.

8 HAWTHORNE Analisando as etapas de produção, e a quantidade de produção, observou-se que a produção subiu muito.

9 HAWTHORNE As moças gostavam de trabalhar na sala de prova porque era divertido e a supervisão branda. Havia um ambiente amistoso e sem pressões no qual a conversa era permitida. Não havia temor ao supervisor.

10 HAWTHORNE Houve um desenvolvimento social do grupo experimental. As moças se tornaram amigas. Em outra etapa, analisaram questões relativas a organização dos trabalhadores – e perceberam que em determinadas condições os operários se uniam para burlar a fiscalização e os laços pessoais se tornavam mais fortes que os laços particulares.

11 Conclusões de HAWTHORNE
Nível de produção é resultante da integração social. Comportamento social dos empregados – Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos.

12 Conclusões de HAWTHORNE
Recompensas e sanções sociais – o comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais. Grupos informais – Os grupos informais definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais.

13 Conclusões de HAWTHORNE
Importância do conteúdo do cargo . Ênfase nos aspectos emocionais.

14 Conclusões de HAWTHORNE
Relações Humanas – A compreensão das relações humanas permite ao administrador melhores resultados de seus subordinados e a criação de uma atmosfera na qual cada pessoa é encorajada a exprimir-se de forma livre e sadia.

15 MAYO O trabalho é uma atividade tipicamente grupal.
O operário não reage como indivíduo isolado mas como membro de um grupo social. A tarefa básica da administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar com seus chefes.

16 MAYO Passamos de uma sociedade estável para uma sociedade adaptável, mas negligenciamos a habilidade social. O conflito social deve ser evitado a todo custo por meio de uma administração humanizada que faça um tratamento preventivo e profilático,

17 FUNÇÕES BÁSICAS DA ORGANIZAÇÃO
A organização industrial é composta de uma organização técnica e de uma organização humana. A organização humana tem por base as pessoas. Cada pessoa avalia o ambiente onde vive e as circunstâncias que a cercam de acordo com sua vivência anterior e com as interações humanas.


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