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PublicouAna Moises Alterado mais de 9 anos atrás
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MATEMÁTICA Básica Testes 2 e 3 Caderno de Exercícios:
Teste-2 questões 2, 6-15 Teste-3 questões 6, 9 e 15 Prof.: Gilson Quelhas MATEMÁTICA Básica Referente aula 3/4
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Exercício Resolução: A = L^2 → L = √A Exercícios 02 – Na casa do Prof. Paulo existe um quarto cujo chão é quadrado e tem 16 m² de área. Quanto mede, aproximadamente o lado desse quadrado? 4m A = 42 4 x 4 16 L = √16 L = √42 4 a- 5; b- 3; c- 6; d- 4. 4m Teste 2
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Exercícios 02 – Na casa do Prof. Paulo existe um quarto cujo chão é quadrado e tem 16 m² de área. Quanto mede, aproximadamente o lado desse quadrado? a- 5; b- 3; c- 6; d- 4. Teste 2
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Exercício Exercícios L2 . √3 4 4 . 4√3 (4 . 4√3)2 . √3 4 16 . √3 . √3
Resolução: (L^2*3^1/2)/4 → ((4*3^1/4)^2*3^1/2)/4 → (16*3^1/2*3^1/2)/4 → 4*3=12 Exercícios 06 – Para achar a área de triângulos exceto equiláteros a formula é (base*altura)/2. Para achar a área de um triângulo equilátero a formula é (L^2*3^1/2)/4. Em se tratando de um triângulo equilátero de lado 4*3^1/4. Qual a sua área? L2 . √3 4 Formula 4 . 4√3 Lado (4 . 4√3)2 . √3 4 16 . √3 . √3 4 a- 1; b- 6; c- 30; d- 12. 16 . 3 4 12 Teste 2
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Exercícios 06 – Para achar a área de triângulos exceto equiláteros a formula é (base*altura)/2. Para achar a área de um triângulo equilátero a formula é (L^2*3^1/2)/4. Em se tratando de um triângulo equilátero de lado 4*3^1/4. Qual a sua área? a- 1; b- 6; c- 30; d- 12. Teste 2
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Exercício Resolução: Base*Altura Exercícios 07 – Usando a fórmula para cálculo da área do retângulo diga qual a área do painel de uma aeronave cujo comprimento é de 30 polegadas e a altura é 15 polegadas? B . H Formula 30” . 15” = 450”2 A = 450 Pol2 a- 45 pol2 ; b- 450 pol2 ; c- 300 pol2 ; d- 90 pol2 . Teste 2
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Exercícios 07 – Usando a fórmula para cálculo da área do retângulo diga qual a área do painel de uma aeronave cujo comprimento é de 30 polegadas e a altura é 15 polegadas? a- 45 pol2 ; b- 450 pol2 ; c- 300 pol2 ; d- 90 pol2 . Teste 2
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Exercícios a- 1: Equilátero, 2: Isósceles, 3: Escaleno;
08 – Do latim: “triangulo”, é um polígono de três lados e três ângulos. Classifique os triângulos apresentados pelos lados que possuem. a- 1: Equilátero, 2: Isósceles, 3: Escaleno; b- 1: Equilátero, 2; Escaleno, 3: Isósceles; c- 1: Escaleno, 2: Equilátero, 3: Isósceles; d- 1: Isósceles, 2: Equilátero, 3: Escaleno. 1 2 3 Teste 2
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Triângulos Escaleno é aquele que tem lados e ângulos diferentes
Equilátero tem todos os lados e ângulos iguais Triângulos Isócele possui apenas dois lados e ângulos iguais Obtuso possui um ângulo maior que 90 graus (triângulo obtusângulo) Reto possui um ângulo de 90 graus (triângulo retângulo) Agudo todos os ângulos menores que 90 graus (tirângulo acutângulo) Apostila pág. 1-18
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Exercícios a- 1: Equilátero, 2: Isósceles, 3: Escaleno;
08 – Do latim: “triangulo”, é um polígono de três lados e três ângulos. Classifique os triângulos apresentados pelos lados que possuem. a- 1: Equilátero, 2: Isósceles, 3: Escaleno; b- 1: Equilátero, 2; Escaleno, 3: Isósceles; c- 1: Escaleno, 2: Equilátero, 3: Isósceles; d- 1: Isósceles, 2: Equilátero, 3: Escaleno. 1 2 3 Teste 2
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Exercício Exercícios 9 – O professor de matemática pediu que a classe construísse um triângulo Isósceles. O aluno Marcondes começou a traçar um lado do triângulo com 7” e o outro com 3”. Qual é o comprimento do terceiro lado do triângulo que Marcondes está construindo? Isócele possui apenas dois lados e ângulos iguais Isócele possui apenas dois lados e ângulos iguais 7” 7” 3” 7” a- 4”; b- 5”; c- 9”; d- 3”. 3” 3” Teste 2
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Exercícios 9 – O professor de matemática pediu que a classe construísse um triângulo Isósceles. O aluno Marcondes começou a traçar um lado do triângulo com 7” e o outro com 3”. Qual é o comprimento do terceiro lado do triângulo que Marcondes está construindo? a- 4”; b- 5”; c- 9”; d- 7”. Teste 2
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Exercícios 10 – Assinale a frase correta.
a- Um triângulo que possui todos os ângulos menores do que 90 graus (agudo), é acutângulo. Um triângulo que possui um de seus ângulos igual a 90 graus, é triângulo retângulo. Um triângulo que possui um de seus ângulos maior do que 90 graus, isto é, obtusângulo; b- Um triângulo que possui todos os ângulos menores do que 90 graus (agudo), é obtusângulo. Um triângulo que possui um de seus ângulos igual a 90 graus, é retângulo. Um triângulo que possui um de seus ângulos maior do que 90 graus, isto é, acutângulo c- Um triângulo que possui todos os ângulos menores do que 90 graus (agudo), é retângulo. Um triângulo que possui um de seus ângulos igual a 90 graus, é acutângulo. Um triângulo que possui um de seus ângulos maior do que 90 graus, isto é, obtusângulo; d- Um triângulo que possui todos os ângulos menores do que 90 graus (agudo), é acutângulo. Um triângulo que possui um de seus ângulos igual a 90 graus, é acutângulo. Um triângulo que possui um de seus ângulos maior do que 90 graus, isto é, nulo. Teste 2
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Exercício Exercícios B . H 2 30” . 2’ 6” 2 30” . ((2 . 12)” + 6”) 2
Resolução: (30*30)/2= 450” 1’= 30cm 1’= 12” Exercícios 11 – Qual a área de um triângulo cuja base mede 30 polegadas e a altura é 2’ 6‘’: B . H 2 Formula 30” . 2’ 6” 2 30” . ((2 . 12)” + 6”) 2 30” . 30” 2 a- 45 pol2 ; b- 450 pol2 ; c- 300 pol2 ; d- 90 pol2. 900” 2 450 pol2 Teste 2
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Exercícios a- 45 pol2 ; b- 450 pol2 ; c- 300 pol2 ; d- 90 pol2.
11 – Qual a área de um triângulo cuja base mede 30 polegadas e a altura é 2’ 6‘’: a- 45 pol2 ; b- 450 pol2 ; c- 300 pol2 ; d- 90 pol2. Teste 2
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Exercício Resolução: A= π*r² → π *25→ 3,14*25= Exercícios 12 – A relação entre raio e diâmetro de qualquer circunferência é sempre 3, , esse número é chamado de π, é usado para encontrar a circunferência ou a área de um círculo. A área de um de um cilindro de motor cujo raio mede 5 polegadas é igual a: A = π . r2 Formula A = π . 5”2 A = 3, ” A = 78,54”2 a- 2,5 pol2 ; b- 54,78 pol2 ; c- 8,1416 pol2 ; d- 78,5 pol2. Teste 2
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Exercícios a- 2,5 pol2 ; b- 54,78 pol2 ; c- 8,1416 pol2 ;
12 – A relação entre cumprimento e diâmetro de qualquer circunferência é sempre 3, , esse número é chamado de π, é usado para encontrar a circunferência ou a área de um círculo. A área (da circunferência) de um de um cilindro de motor cujo raio mede 5 polegadas é igual a: a- 2,5 pol2 ; b- 54,78 pol2 ; c- 8,1416 pol2 ; d- 78,5 pol2. Teste 2
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Exercício Exercícios (B+b) . H (2+3) . 10 2 2 5 . 10 2 50 25 pol2 2
Resolução: ((Base maior + base menor)*altura)/2 → ((2+3)*10)/2 → 50/2=25 Exercícios 13 – Um trapézio tem a base menor igual a 2 polegadas, a base maior igual a 3 polegadas e a altura igual a 10 polegadas. Qual a área deste trapézio? (B+b) . H 2 Formula (2+3) . 10 2 5 . 10 2 a- 25 pol2; b- 15 pol2; c- 60 pol2; d- 26 pol2. 50 2 25 pol2 Teste 2
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Exercícios 13 – Um trapézio tem a base menor igual a 2 polegadas, a base maior igual a 3 polegadas e a altura igual a 10 polegadas. Qual a área deste trapézio? a- 25 pol2; b- 15 pol2; c- 60 pol2; d- 26 pol2. Teste 2
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Exercícios Exercício B . H 50’ . 7’ = 350’2 a- 57 pés2; b- 150 pés2;
Resolução: (base*altura) → (50*7)=350 Exercícios 14 – O processo utilizado para cálculo da área alar dependerá do formato da asa. Descubra a área da asa ilustrada sabendo-se que ela tem forma de retângulo, sua envergadura mede 50 pés e a corda média é de 7 pés. B . H Formula 50’ . 7’ = 350’2 Envergadura (Base) Corda (Altura) a- 57 pés2; b- 150 pés2; c- 350 pés2; d- 250 pés2. Teste 2
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Exercícios a- 57 pés2; b- 150 pés2; c- 350 pés2; d- 250 pés2.
14 – O processo utilizado para cálculo da área alar dependerá do formato da asa. Descubra a área da asa ilustrada sabendo-se que ela tem forma de retângulo, sua envergadura mede 50 pés e a corda média é de 7 pés. a- 57 pés2; b- 150 pés2; c- 350 pés2; d- 250 pés2. Teste 2
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Exercícios Exercício Vol cubo = L3 Vol cilindro = (π . r2).h
Resolução: Vol do cubo= L³ → Vol do cilindro é área*altura. Vol do cubo → 4^3= 64. Vol do cilindro: (π*r² )*h →( π*9)*12 →339,29 Exercícios 15 – Um cubo cujos lados medem 4 pés e um cilindro de 12 pés de comprimento e 6 pés de diâmetro têm seus volumes representados pelos valores respectivamente: Vol cubo = L3 Vol cilindro = (π . r2).h Formulas 43 = 64 pol3 (π . 32). 12 (3, ) . 12 = 339,29 pol3 a- 16 pés3 e 72 pés3; b- 12 pés3 e 18 pés3; c- 4 pés3 e 18 pés3; d- 64 pés3 e 339,29 pés3. Teste 2
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Exercícios a- 16 pés3 e 72 pés3; b- 12 pés3 e 18 pés3;
15 – Um cubo cujos lados medem 4 pés e um cilindro de 12 pés de comprimento e 6 pés de diâmetro têm seus volumes representados pelos valores respectivamente: a- 16 pés3 e 72 pés3; b- 12 pés3 e 18 pés3; c- 4 pés3 e 18 pés3; d- 64 pés3 e 339,29 pés3. Teste 2
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Exercícios Exercício D2 = C2 + c2 D2 = 302 + 202 D2 = 900 + 400
Resolução: Pitágoras – “A hipotenusa ao quadrado é igual à soma dos quadrados dos catetos ” d² = 30² + 20² l d² = l d² = l d = √1300 d = 36 metros (aprox) Exercícios 06 – Um terreno retangular possui as seguintes medidas: 20 metros de comprimento e 30 metros de largura. Determine a medida da diagonal desse terreno. D2 = C2 + c2 Formula Hipotenusa 20m 30m ? m D2 = D2 = a) 11 metros aproximadamente; b) 48 metros aproximadamente; c) 12 metros aproximadamente; d) 36 metros aproximadamente. D2 = 1300 D = √1300 36,05… +/- 36 metros Teste 3
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Exercícios a) 11 metros aproximadamente; b) 48 metros aproximadamente;
06 – Um terreno retangular possui as seguintes medidas: 20 metros de comprimento e 30 metros de largura. Determine a medida da diagonal desse terreno. a) 11 metros aproximadamente; b) 48 metros aproximadamente; c) 12 metros aproximadamente; d) 36 metros aproximadamente. Teste 3
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Exercício Exercícios 100√3 = L2 . √3 A= L2 . √3 4 4 100 . 4 = L2 . √3
Resolução: Área do triângulo equilátero: (L²*3^1/2)/4 → 100√3= (L²*3^1/2)/4 → 100*4√3=L²*3^1/2 → 400*3^1/2=L²*3^1/2 → 400=(L²*3^1/2)/3^1/2 → 400=L² → 400^1/2=L → 20=L Exercícios 09 – Qual a medida da lateral de um triângulo equilátero que possui área total medindo 100√3 cm²? A= L2 . √3 4 Formula 100√3 = L2 . √3 4 100 . √3 Área = L2 . √3 √3 a) 8; b) 3^1/2; c) 15; d) 20. 400 = L2 L = √400 20 Teste 3
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Exercícios a) 8; b) 3^1/2; c) 15; d) 20.
09 – Qual a medida da lateral de um triângulo equilátero que possui área total medindo 100√3 cm²? a) 8; b) 3^1/2; c) 15; d) 20. Teste 3
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Exercícios Exercício a) 100%; b) 10%; c) 1%; d) 0,1%. 15 – (10%)²:
Resolução: 10%= 10/100→ (10/100)^2 →100/10000 →0,01 x 100%= 1% Exercícios 15 – (10%)²: (10%)2 = = 100 102 = 1002 100 10.000 1 = 100 0,01 = 1% a) 100%; b) 10%; c) 1%; d) 0,1%. Teste 3
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Exercícios 15 – (10%)²: a) 100%; b) 10%; c) 1%; d) 0,1%. Teste 3
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Fim MATEMÁTICA Básica Teste 2 e 3 Prof.: Gilson Quelhas
Teste 3 completo, teste 2:16-20 a corrigir
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