A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)"— Transcrição da apresentação:

1 Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)
Tatiana Dornelas de Oliveira Residente de Administração – HU/UFJF

2 Origem O&M Escola Clássica (Taylor como principal precursor e contribuinte) Estudo dos tempos e movimentos; Desenvolvimento de procedimentos; Mecanização e controle exagerados.

3 Conceito geral Técnica de fusão das funções administrativas de:
Visa a determinação, implantação, acompanhamento e manutenção de um novo padrão de conduta. Organização Análise Planejamento

4 De O&M para OSM Com a necessidade de organização, devido ao uso da TI pelas empresas, o O&M foi mudando gradativamente para Organização, Sistemas e Métodos (OSM).

5 Organização: é vista como o desenvolvimento ou adequação dos sistemas funcionais da Empresa, de forma a capacitá-la ao desenvolvimento de suas atividades dentro dos conceitos de produtividade; Sistemas: conceituados como um conjunto de métodos, procedimentos e/ou técnicas que trabalhados, geram informações necessárias ao processo decisório da empresa; Método: seria traduzido como a forma de executar os referidos sistemas com o menor dispêndio de energia e maior eficácia do executante.

6 Objetivo principal A procura de sistemas racionais, que executem as várias tarefas da empresa dentro do parâmetro de produtividade e eficiência garantindo, assim, a segurança de tais procedimentos e das informações envolvidas.

7 OSM é... Criatividade; Processo de melhoria contínua;
Luta contra os desperdícios; Simplificação dos fluxos de trabalho; Aumento da produtividade; Ferramenta de competitividade; Mudança de paradigmas.

8 Objetivos básicos Racionalizar os processos administrativos e operacionais; Identificar os pontos críticos e falhos da empresa (soluções); Sensibilizar os ativos intelectuais para a importância dos clientes; Minimizar os custos com a documentação; Possibilitar a troca de experiências (Benchmarking).

9 Função OSM é usada no âmbito geral como uma função que
diagnostica males administrativos e depois os cura; A função de OSM é obter eficiência e eficácia da estrutura administrativa e sistemas por meio de técnicas científicas de redução de tempo, esforços e custos.

10 Função na empresa Definir a infra-estrutura, os processos e métodos de trabalho de forma a ajudá-la a atingir seus objetivos.

11 Estrutura organizacional
A estrutura organizacional representa a disposição das unidades componentes (departamentos, divisões, seções, etc.); São as partes físicas (edifícios, espaços, equipamentos, etc.) ou à organização do trabalho e das operações produtivas; A estrutura organizacional é uma forma de ordenar, de agrupar as atividades, os recursos, os níveis de alçada (âmbito, influência, competência) e os processos decisórios visando alcançar os objetivos organizacionais.

12 Tipos de estrutura organizacional
Linear ou militar; Linha-staff ou mista; Funcional; Por clientes; Por produtos; Territorial; Por projetos; Matricial; Informal.

13 Estrutura formal X Estrutura informal

14 Qualquer empresa possui os dois tipos de estrutura
A estrutura formal é aquela planejada e formalmente representada pelo organograma. Deve ser montada ou reestruturada considerando as necessidades da empresa e as características do ambiente onde atua; A estrutura informal é a rede de relacionamentos não documentados e não reconhecidos oficialmente entre os membros de uma organização. Surgem em decorrência das necessidades pessoais e grupais de relacionamento entre os empregados.

15 Enquanto a organização formal está confinada ao horário de trabalho, a organização informal pode prolongar-se para o período de lazer ou tempo livre das pessoas; A organização formal está circunscrita a um local físico determinado, a organização informal pode ocorrer em um local qualquer.

16 A organização formal limita-se aos assuntos exclusivos da empresa enquanto a informal amplia-se a todos os interesses comuns das pessoas envolvidas.

17 PROBLEMAS - Podem criar conflito, especialmente no que tange às metas da organização; - Podem gerar e espalhar rumores; - Podem encorajar a resistência à mudança; - Podem conduzir à não conformidade dos membros, inclusive restringindo o desempenho.

18

19 Condicionantes da estrutura organizacional
Fator Humano - Considera as seguintes capacidades: técnica, de comando, administrativa, de cooperação e de integração. Fator Ambiente Externo - Análise do processo de relacionamento entre a empresa e seu ambiente.

20 Fator Sistema de Objetivos e Estratégias - Objetivo é o alvo ou situação que se pretende atingir.
Fator Sistema de Objetivos e Estratégias - Considera o fator tecnológico como o conjunto de conhecimentos que são utilizados para operacionalizar as atividades na empresa para que seus objetivos possam ser alcançados.

21 A constante renovação corresponde a sobrevivência da organização.

22 Muito Obrigada ! 22 22 22 22


Carregar ppt "Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google