Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Profª Maria Elvira Oliveira
2
Método Científico Consiste em um conjunto de etapas ordenadamente dispostas a serem executadas, cuja finalidade é a investigação de fenômenos para a obtenção de conhecimentos.
3
POR QUE O MÉTODO CIENTÍFICO CONTINUA A SER UM MISTÉRIO PARA TANTA GENTE?
Talvez o nome seja um dos motivos. A palavra "método" sugere uma espécie de fórmula secreta, disponível apenas para cientistas altamente treinados, mas isso não procede. O método científico é algo que todos nós podemos usar a qualquer momento, em nosso cotidiano, adotando algumas atividades básicas do método científico, que são naturais a todo ser humano: ser curioso, estar sempre atento a tudo e a todos, fazer perguntas, procurar respostas.
4
Estrutura básica da pesquisa
5
METODOLOGIA
6
ORIGENS DOS PROBLEMAS Reconhecimento de um problema existente. Exs.:
Efeitos do lixo tóxico Por que a venda de aptos cresceu este ano? Poluição de um rio
7
HIPÓTESE Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tente responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.
8
FONTES PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES
Conhecimento familiar Observação Comparação com outros estudos Dedução lógica de uma teoria Cultura geral Analogias Experiência pessoal Casos discrepantes
9
Exemplo de Como utilizar uma hipótese
10
Exemplo de hipóteses
11
Hipóteses 5.4 - Hipótese Hipótese é sinônimo de suposição. Neste sentido, Hipótese é uma afirmação categórica (uma suposição), que tenta responder ao Problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o Problema levantado. O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar a Hipótese (ou suposição) levantada.
16
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
Escolha do tema Formulação do problema/delimitação Definição das variáveis/hipóteses Levantamento de dados Definição das variáveis Amostragem Métodos e técnicas Análise de dados Conclusões
17
Pesquisa Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa: Fatores internos Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. Fatores Externos A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. Material de consulta e dados necessários ao pesquisador
18
O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO
19
PESQUISAR Não é fácil Necessita persistência dedicação ao trabalho
conhecimento do método disciplina organização
20
PESQUISA Exige imaginação criatividade iniciativa originalidade
humildade é individual
21
CONCLUIR UMA PESQUISA É
Confirmar, invalidar ou modificar hipótese; Explicar resultados; Se possível, generalizar conclusão.
22
Como fazer uma análise crítica?
Na verdade, não há uma “chave” para um texto que se quer “crítico”. O que se espera, no caso de uma análise crítica, é uma abordagem a um tema, onde se apresente um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas. Deve procurar-se explorar todas as questões e ideias principais levantadas pelo objeto, pelo tema da análise.
23
Vá por partes: depois de “ ler, ver, ouvir” internamente o objeto ou assunto da sua análise, interprete-o para si próprio; divida o tema da análise em partes temáticas e dê um título a cada uma delas; identifique as ideias principais, expressas em cada parte; pense no assunto de sua análise; se possível, no momento, leia alguma bibliografia e tome nota das referências; tome nota do que lhe for ocorrendo a respeito do que consulta;
24
não esqueça de opinar com fundamentos;
7. redija um texto onde esteja clara a divisão que fez, com a respectiva justificação; não esqueça de opinar com fundamentos; Escreva de modo coeso e coerente.
25
Fazer uma análise crítica desta frase:
ATIVIDADE EM SALA Fazer uma análise crítica desta frase: “As diversas formas de conhecimento podem coexistir harmoniosamente em um mesmo indivíduo”.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.