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Interface Usuário Máquina

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Apresentação em tema: "Interface Usuário Máquina"— Transcrição da apresentação:

1 Interface Usuário Máquina
Aula 03

2 Visões S T A Atores envolvidos: K E H O L D R
fabricantes de hardware e de software, vendedores, profissionais de suporte e manutenção, provedores de acesso à Internet, produtores de conteúdo, usuários, organizações, dentre outros. Possuem diferentes pontos de vista da tecnologia

3 Visões Sistema Interativo Desenvolvedor Cliente Usuário
o que ele de fato permite fazer Desenvolvedor focada nas funcionalidades do software a maneira como ele é utilizado o que um sistema deve permitir fazer Cliente Usuário responsável pela aquisição do sistema focada no impacto do software no seu trabalho ou na sua vida

4 Visões A identificação dos diferentes atores envolvidos e a articulação dos seus interesses e pontos de vista são importantes desafios no desenvolvimento de tecnologia.

5 Visões Segundo as áreas do conhecimento Computação:
Cada área analisa os sistemas interativos de acordo com critérios de qualidade particulares, cada qual assumindo diferentes graus de importância. Computação: Faz o sistema de dentro para fora

6 O que é estudado pela área de IHC?
Quais são seus objetos de estudo?

7 Objetos de Estudo sistemas computacionais interativos para uso humano
projeto, implementação avaliação Fenômenos relacionados ao uso desses sistemas

8 Objetos de Estudo Podem ser agrupados em cinco tópicos inter-relacionados (Hewett): a natureza da interação humano-computador; o uso de sistemas interativos situado em contexto; características humanas; arquitetura de sistemas computacionais e da interface com usuários; e processos de desenvolvimento preocupados com uso.

9 Objetos de Estudo Natureza da Interação
Investiga o que ocorre enquanto as pessoas utilizam sistemas interativos em suas atividades. Descreve, explica e prevê esse fenômeno e algumas de suas conseqüências na vida das pessoas.

10 Objetos de Estudo Contexto de Uso
avalia o impacto dos diferentes aspectos do contexto sobre a interação humano-computador sendo concebida ou avaliada A interação sofre influencias da Cultura, Sociedade Organização ... em que estão inseridos os usuário.

11 Objetos de Estudo Características Humanas
A interação com qualquer artefato novo, requer capacidade cognitiva para processar informações e aprender a utilizá-las. As pessoas tendem a continuar usando as mesmas formas com que já se comunicam e interagem. Características físicas dos usuários e suas limitações (visão, audição, tato, capacidade de movimentar o corpo) = responsáveis pela sua capacidade de percepção do mundo ao seu redor e sua capacidade de atuar sobre ele.

12 Objetos de Estudo Arquitetura de Sistemas Computacionais
Diversas tecnologias e dispositivos têm sido desenvolvidos para permitir e facilitar a interação com pessoas. O projeto da interação costuma aproveitar modelos conceituais já conhecidos pelos usuários para facilitar o aprendizado do sistema. Conhecer as tecnologias e dispositivos é fundamental para sermos capazes de propor, comparar, avaliar e tomar decisões sobre formas alternativas de interação com sistemas computacionais.

13 Conceitos Básicos Conceitos Básicos: Interação Interface Affordance
Interface Usuário Maquina Prof. Carmen

14 Interface - Interação Lugar onde o contato entre duas entidades ocorre

15 Interface - Interação As formas das interfaces refletem as qualidades físicas das partes na interação e também o que pode ser feito com ela.

16 Affordance As características físicas de um artefato evidenciam o que é possível fazer com ele e as maneiras de utilizá-lo. Interface Usuário Maquina Prof. Carmen

17 Affordance O conjunto de características do hardware e do software perceptíveis pelo usuário aponta para um conjunto de operações que podem ser realizadas com o sistema interativo, bem como para as formas de realizá-las manipulando os elementos da interface. Existe um termo técnico para esse conjunto de características: affordance Interface Usuário Maquina Prof. Carmen

18 Affordance Corresponde ao conjunto das características de um objeto capazes de revelar aos seus usuários as operações e manipulações que eles podem fazer com ele (Norman, 1988). Interface Usuário Maquina Prof. Carmen

19 Interface Usuário Maquina Prof. Carmen ceciliaucg@gmail.com

20 Affordances Guiam o usuário sobre o que o sistema é capaz de fazer e como ele pode manipular a interface para fazê-lo. Falsas affordances efeitos colaterais são inconvenientes. Interface Usuário Maquina Prof. Carmen


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