Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFernanda Mario Alterado mais de 10 anos atrás
1
Data: meados de 1980. Desenvolvedor: IBM. Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit. Token: Bloco de dados composto por 3 bytes. Topologia Física: Anel. Um pouco da historia da rede Token Ring... Codificação para transmissão de dados no cabeamento: Manchester. Topologia Lógica: Estrela
2
Topologia em anel. Nessa topologia os nós da rede ligam-se uns aos outros, formando um anel. O cabo de rede não tem início nem fim. Cada estação funciona como um repetidor de sinal, reforçando os sinais entre uma estação e outra. Os dados percorrem os cabos em um único sentido. Topologia indicada para redes de médio porte a grande porte.
3
Estação Emissora Fluxo de dados Estação Receptora Ao receber os dados, a estação receptora faz uma copia destes, e continua a transmissão... A estação emissora somente enviará novos dados quando o token retornar e confirmar o recebimento pela estação receptora. Copiando dados... Transmitindo... Token:
4
Desvantagens: Um problema de comunicação em um nó da rede afeta toda a rede; O diagnóstico de falhas é difícil; A expansão ou a diminuição da rede (retirada ou colocação de um nó) é mais complicada. Topologia em anel. Vantagens: Baixo consumo de cabos; Com a regeneração do sinal em cada estação, permite cobrir maiores distâncias; Apresenta desempenho uniforme.
5
Topologia em estrela. Nessa topologia existe um dispositivo central, geralmente um HUB, ao qual estão conectados estações, servidores, impressoras, e demais equipamentos da rede. Todo o tráfego da rede passa por esse dispositivo central. Essa topologia favorece à modularização da rede. Ex: cada HUB da rede interliga estações de um andar ou sala, estando todos os hub’s interligados entre sí. Quando se utiliza grandes quantidades de Hub’s, é necessário interligá-los através de Switches. Essa Topologia oferece suporte adequado para grandes redes.
6
HUB Topologia em estrela.
7
Desvantagens : Maior custo de implantação; Utiliza mais cabos; Em caso de pane no Hub, muitas estações ficarão sem comunicação; Vantagens : Facilidade de manutenção, seja para expansão, seja para diminuição; Facilidade na identificação de problemas; Apresenta monitoramento centralizado; Mais agilidade no tráfego de dados.
8
Funcionamento da rede. 1) Frame: Quadro de dados. Formato do frame: Data 1 2 3 4 5 6 7 1 – Delimitador de inicio: Indica o início do frame. 2 – Controle de acesso: Indica a prioridade do frame e se é um Token ou frame de dados. 3 – Controle do frame: Contém informações MAC de todos os computadores ou somente de um computador. 4 – Endereço de destino: Indica o endereço dos computadores que receberão o frame. 5 – Endereço fonte: Indica o computador que enviou o frame. Data: Contem os dados propriamente ditos. 6 – Seqüência de verificação do frame: Contem informações sobre erros. 7 – Delimitador final: Indica o final do frame; 8 – Status do frame: Diz se o frame foi reconhecido, copiado ou se a estação de destino estava disponível 8
9
Topologia anel-estrela. Quero o token para enviar dados! (frame) Os dados são para mim! Token: Frame:
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.