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Gestão Estratégica e Competitividade

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica e Competitividade"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica e Competitividade
Capítulo 1 Gestão Estratégica e Competitividade Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson ©2003 Southwestern Publishing Company

2 Processo de Gestão Estratégica
Cap. 2 O Contexto Externo Desígnio Estratégico Missão Estratégica Inputs Estratégicos Cap. 2 O Contexto Interno Formulação Estratégica Implementação Estratégica Cap. 4 Estratégia de Negócio “(Business”) Cap. 5 Rivalidade e Dinâmica Competitiva Cap. 6 Estratégia Global (“Corporate”) Cap. 10 “Governance” Cap. 11 Estrutura e Controlos Organizacionais Acções Estratégicas Capítulo 7 Estratégias de Aquisição e Restruturação Capítulo 8 Estratégia Internacional Capítulo 9 Estratégia Relacional Cap. 12 Liderança Estratégica Cap. 13 Entrepreneurship Competitividade Resultados acima da média Outputs Estratégicos “Feedback”

3 Definições Importantes
Processo de Gestão Estratégica Conjunto de incumbências, decisões e acções necessárias para que a empresa seja competitiva e consiga alcançar resultados acima da média da indústria

4 Definições Importantes
Competitividade A empresa é competitiva se consegue formular e implementar uma estratégia geradora de valor Resultados acima da média Quando a empresa consegue desenvolver uma estratégia única face à concorrência Proporciona benefícios que os concorrentes actuais e potenciais são incapazes de realizar

5 Definições Importantes
Risco A incerteza do investidor sobre os ganhos e perdas económicas resultantes de um determinado investimento Resultados Médios Resultados iguais aos que um investidor esperaria obter de outros investimentos com um grau de risco idêntico

6 Cenário Competitivo Dinâmica da manobra estratégica entre combatentes globais e inovadores Posicionamento preço-qualidade, know-how, pioneirismo Ambientes hipercompetitivos Protecção ou invasão de mercados (de produto ou geográficos) A natureza fundamental da concorrência está a mudar

7 Cenário Competitivo Mercadorias, serviços, pessoas, know-how e ideias movem-se livremente no mundo. Emergência da economia global Difusão global de inovações económicas. Ambientes hipercompetitivos São necessários ajustamentos de índole política e cultural. A natureza fundamental da concorrência está a mudar

8 Cenário Competitivo Influência crescente das mudanças tecnológicas e sua difusão Emergência da economia global Rápida mudança tecnológica A idade da informação Impacto crescente do conhecimento Ambientes hipercompetitivos A natureza fundamental da concorrência está a mudar

9 Flexibilidade Estratégica
Capacidade de resposta aos vários tipos de procura e às oportunidades existentes em ambientes concorrenciais dinâmicos e incertos Implica gestão da incerteza e dos riscos inerentes

10 Flexibilidade Estratégica
Folga organizacional Strategic Flexibility Strategic Flexibility Flexibilidade estratégica Reorientação estratégica Capacidade de aprendizagem

11 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
1 Contexto Externo Global Tecnológico Económico Sócio-cultural Político/Legal Demográfico 1 Estratégia ditada pelo contexto externo (que oportunidades existem?) 2 A empresa desenvolve as competências exigidas pelo contexto externo (o que pode a empresa fazer face às oportunidades?) Contexto Industrial Contexto Concorrencial

12 Os 4 Pressupostos do Modelo I/O
1 O contexto externo possui instrumentos de pressão e restrições que influenciam as estratégias empresariais 2 A maioria das empresas que actua num segmento de mercado é capaz de aceder a recursos estratégicos idênticos e de perseguir estratégias idênticas face a iguais recursos.

13 Os 4 Pressupostos do Modelo I/O (cont.)
3 Os recursos necessários à implementação de estratégias possuem um elevado grau de mobilidade entre empresas 4 Os decisores são racionais e empenhados em actuar no melhor interesse da organização, o que é demonstrável pela sua atitude de procura da maximização do lucro

14 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial Estudo do ambiente externo, especialmente o contexto industrial: economias de escala barreiras à entrada diversificação diferenciação de produto grau de concentração na indústria O Contexto Externo

15 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial 2 Identificar uma indústria atractiva O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Indústria atractiva: a que possui características estruturais que sugerem a obtenção de resultados acima da média

16 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial 3 Identificar a estratégia adequada à obtenção de resultados acima da média O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Formulação estratégica: escolha da estratégia que permite a obtenção de resultados acima da média numa dada indústria

17 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial 4 Desenvolver ou adquirir as competências necessárias à implementação da estratégia O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e competências: os recursos necessários à implementação da estratégia seleccionada Activos e Competências

18 Modelo de Organização Industrial
O Modelo I/O de Resultados Acima da Média Modelo de Organização Industrial 5 Utilizar os pontos fortes da empresa (os activos e competências desenvolvidos ou adquiridos) para implementar a estratégia O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e Competências Implementação estratégica: seleccionar as acções estratégicas adequadas à estratégia escolhida Implementação Estratégica

19 Modelo I/O de Resultados Acima da Média
Modelo de Organização Industrial O Contexto Externo Uma Indústria Atractiva Formulação Estratégica Activos e Competências Desempenho superior: obtenção de resultados acima da média Implementação Estratégica Desempenho superior

20 Modelo de Resultados Acima da Média baseado nos Recursos
1 Estratégia ditada por recursos e competências únicas (o que pode a empresa fazer de melhor?) 2 Encontrar um contexto onde os activos sejam potenciados (onde estão as melhores oportunidades?) 1 Recursos Empresa

21 Modelo de Resultados Acima da Média baseado nos Recursos
1 Identificar os recursos internos – pontos fortes e fracos – e compará-los com a concorrência Recursos Recursos: inputs do processo produtivo

22 Modelo de Resultados Acima da Média baseado nos Recursos
2 Identificar as competências da empresa – o que ela pode fazer melhor que a concorrência Recursos Competência Competência: capacidade de realização de uma tarefa ou actividade a partir de um conjunto integrado de recursos

23 Os 4 Atributos dos Recursos e das Competências (Vantagem Competitiva)
Valiosos Permitem à empresa explorar oportunidades ou neutralizar ameaças do contexto externo Raros Possuídos por poucos, ou nenhum, dos actuais e potenciais concorrentes Difíceis de imitar Recursos e Competências Quando a concorrência não os pode obter ou obtém-nos a um custo superior A empresa está adequadamente organizada para optimizar os recursos internos e transformá-los em vantagem competitiva Insubstituíveis

24 Competências Nucleares
Os Recursos e as Competências que possuirem os 4 critérios transformam-se em: Valiosos Raros Core Competencies Competências Nucleares Difíceis de imitar Recursos e Competências Insubstituíveis

25 Competências Nucleares são a base de:
Vantagem competitiva Competitividade Competências Nucleares Capacidade para gerar lucros acima da média

26 Modelo de Resultados Acima da Média baseado nos Recursos
3 Identificar o potencial de recursos e competências para obtenção de vantagem competitiva Recursos Competências Vantagem Competitiva Vantagem Competitiva : capacidade de uma empresa superar a concorrência (pelo menos num factor crítico de sucesso)

27 Modelo de Resultados Acima da Média baseado nos Recursos
4 Identificar uma indústria atractiva Recursos Competências Vantagem Competitiva Uma Indústria Atractiva Indústria atractiva: negócio (indústria) com oportunidades susceptíveis de serem exploradas através dos recursos e competências da empresa

28 Modelo de Resultados Acima da Média baseado nos Recursos
5 Escolher a estratégia que melhor permita à empresa tirar partido dos seus recursos e competências relativamente às oportunidades do mercado Recursos Competências Vantagem Competitiva Uma Indústria Atractiva Formulação e implementação estratégica: conjunto de acções estratégicas dirigidas à obtenção de lucros acima da média Formulação e Implementação Estratégica

29 Modelo de Resultados Acima da Média baseado nos Recursos
Competências Vantagem Competitiva Uma Indústria Atractiva Desempenho superior: obtenção de resultados acima da média Form. e Implem. Estratégica Desempenho superior

30 Desígnio e Missão Estratégica
Desígnio Estratégico Vencer batalhas competitivas através da alavancagem dos recursos interno e das competências nucleares Missão Estratégica A concretização do desígnio estratégico em termos de produtos e mercados

31 A Empresa e os seus Grupos de Interesses (“stakeholders”)
Groups who are affected by a firm’s performance and who have claims on its wealth EMPRESA A empresa deve manter um bom desempenho por forma a garantir a participação dos principais “stakeholders”

32 A Empresa e os seus Grupos de Interesses
“Stakeholders” Financiadores Accionistas Outros Bancos Fornecedores Capitais diversos

33 A Empresa e os seus Grupos de Interesses
“Stakeholders” Financiadores Grupos externos Clientes Fornecedores Comunidades locais Sindicatos

34 A Empresa e os seus Grupos de Interesses
“Stakeholders” Financiadores Grupos externos Grupos internos Empregados Gestores Outros

35 Envolvimento dos Grupos de Interesses
Duas questões influem no envolvimento dos grupos de interesses na empresa Financiadores Internos 1 Externos Como repartir os ganhos por forma a manter os “stakeholders” envolvidos?

36 Envolvimento dos Grupos de Interesses
Duas questões influem no envolvimento dos grupos de interesses na empresa Financiadores Internos 2 Como aumentar os resultados por forma a todos poderem beneficiar? Externos


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