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I ENCONTRO DE NÚCLEO DO PROJETO
PRATIGI PELA EDUCAÇÃO
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As práticas de leitura e escrita no contexto da
biblioteca de classe
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Ler é entrar em outros mundos possíveis
Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar a carta de cidadania no mundo da cultura escrita... Délia Lerner, pesquisadora argentina
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A Biblioteca de Classe é um espaço propício para desenvolver diversas práticas de interpretação e produção de escritos cotidianos. E esta prática como bem assinala Bernard Lahire, não devem ser consideradas como “práticas menores” e sim ser incorporada à rotina como uma prática permanente.
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Desfrutar da experiência literária: uma contínua construção de sentido.
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Ampliar seu universo cultural;
Conhecer uma variedade de autores e seus estilos literários; Familiaridade com as diferentes vozes que configuram o conjunto de narradores e através dos livros falam ás crianças; A incursão na experiência estética; A ampliação das fronteiras do entorno conhecido; Um mergulho na tradição cultural.
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Ao aproximar a literatura de grupos culturais e sociais que normalmente não teriam contato com ela, preenche-se uma lacuna cultural importante. Isto aumenta as expectativas, transforma o entorno e abre as portas ao êxito acadêmico.
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É a garantia do princípio da equidade, que é o investimento na melhoria dos resultados de aprendizagem de todos os alunos.
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Para Paulo Freire, o aprendizado da leitura não se reduz a um ato mecânico e descontextualizado, mas deve ser uma abertura ao diálogo sobre o mundo e com o mundo (Freire, 1984; Freire & Macedo, 1989).
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www.institutochapada.org.br Formadora: Ana Cristina Falcão
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