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Inovação no Setor de Serviços

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Apresentação em tema: "Inovação no Setor de Serviços"— Transcrição da apresentação:

1 Inovação no Setor de Serviços
Davi Vasconcelos Natane Lemos Nerlucyton Gomes Tomás Almeida Wellington Falcão

2 Cronograma da apresentação:
Introdução O setor de serviços A inovação A inovação no setor de serviços Case: O Cirque du Soleil

3 Introdução

4 As organizações em um novo cenário.
A inovação como vantagem competitiva. A inovação em serviços .

5 O Setor de Serviços

6 O setor de serviços envolve a comercialização de produtos e a prestação de serviços comerciais, pessoais ou comunitários à população. É caracterizado por bens intangíveis e pela produção e consumo ocorrendo simultaneamente. É extremamente heterogêneo envolvendo atividades das mais variadas, muitas vezes, utilizados como um meio de gerar valor ao produto. Sua importância cresceu com a expansão industrial e a concentração da população em grandes centros urbanos Está intimamente ligado e em constante interação com o consumidor, provocando uma relação intensa entre usuário e produtor.

7 É o setor que mais contribui para o PIB brasileiro, e o que mais emprega.
As estatísticas disponíveis revelam a importância crescente do setor de serviços para a economia brasileira.

8 É também o maior gerador de postos formais de trabalho do País: em 2007 os empregos registrados nas categorias “construção civil”, “comércio”, “serviços” e “administração pública” totalizaram 76,03% dos empregos formais no Brasil. Em 2008, as exportações brasileiras de serviços atingiram o valor recorde de US$ 28,8 bilhões,  evoluindo 27,4% em relação a Com taxa superior à expansão das exportações de bens, que foi de 23,2%. Ainda em 2008, houve crescimento nas aquisições brasileiras de serviços, que totalizaram US$ 44,4 bilhões, numa ampliação de 27,9%. Estes dados em conjunto demonstram um mercado com grande potencial de desenvolvimento, sendo um setor decisivo para o desempenho da economia nos próximos anos.

9 Atualmente o que há no setor de serviços é:
Acirramento da competição e evolução no padrão de qualidade nos serviços. Foco no cliente, que guia os rumos da empresa. Serviços cada vez mais personalizados, pontuais e complexos, voltados para as especificidades do cliente, dificultando a padronização e valorizando a experiência e competência. Necessidade de resposta imediata às novas demandas dos clientes Estar atento às mudanças do meio externo e pronto para transformar informações externas e internas em resultados. Valorização da capacidade de se adaptar à novos padrões.

10 EVOLUÇÃO DO SETOR DE SERVIÇOS
Valorização da capacidade de se adaptar à novos padrões. Importância da mão de obra, sendo o profissional qualificado ativo valioso. Valorização do aprendizado através da interação, e da informação como insumo da vantagem competitiva. Necessidade de transformar a informação em conhecimento e fazê-lo circular dentro da empresa. Nesse contexto, a inovação em serviços torna-se uma das capacidades fundamentais para a obtenção e manutenção de vantagem competitiva das organizações.

11 A Inovação

12 Inovação: Busca por aprendizado contínuo. Flexibilidade na adaptação as constantes mudanças de cenário. Rapidez na percepção traz vantagem competitiva.

13 Inovação no Setor de Serviços
TI Aprendizagem Globalização

14 Condições Essenciais:
Informação = busca minimizar as incertezas que provém do processo inovador. Compartilhamento = Existência das redes é fundamental na troca de informações que geram inovação. Empreendedorismo = se relaciona diretamente com o caráter inovador.

15 Benefícios: Correta introdução do “novo” resultará em desenvolvimento podendo trazer novos produtos, processos ou serviços. Ambiente inovador traz diferenciação, pois o constante aprendizado gera criatividade na análise das incertezas e das diferentes possibilidades que se apresentam.

16 Inovar como requisito essencial para obter vantagem competitiva sustentável.
Para criar valor em um contexto de valores.

17 A Inovação no Setor de Serviços

18 Inovação no Setor de Serviços
A análise do processo de inovação em serviços é recente Inovações geradas na indústria Transformações sociais, políticas e econômicas nas últimas décadas do século XX

19 Inovação no Setor de Serviços
Decadência do modelo fordista Integração Horizontal nas empresas Priorização de competências centrais Cooperação estratégica

20 Cooperação Estratégica

21 A Inovação no Setor de Serviços

22 Fordismo X Toyotismo X

23 Fordismo Toyotismo Verticalização Produção em Massa Horizontalização
Controle de produção

24 Produção Processos Serviços

25 Inovação Baseada nos Serviços
Inovações tecnológicas no setor de produção de bens de capital Inovação Tecnicista Inovações incrementais de “serviços periféricos” nos “serviços básicos” Inovação Baseada nos Serviços Peculiaridades nos serviços, de acordo com a relação usuário-produtor verificada no mercado Inovação Integradora

26 “Ciclo Reverso do Produto”
Apenas um aumento da eficiência na prestação de serviços existentes Melhorias incrementais na qualidade do serviço Constituição de novos serviços (inovações radicais) ou recombinações de serviços já existentes

27

28 Dúvidas Dúvidas


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