A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5 o espaço para criatividade em um grupo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5 o espaço para criatividade em um grupo"— Transcrição da apresentação:

1 5 o espaço para criatividade em um grupo
Complexity and Creativity in Organizations Ralph D. Stacey 5 o espaço para criatividade em um grupo The Space for Creativity in a Group

2 Angélica Miranda Fernando Schenatto Laís Licheski Marcelo Webster
Organizações como Sistemas Complexos Prof.: Christianne C. S. Coelho Angélica Miranda Fernando Schenatto Laís Licheski Marcelo Webster Susana Carrasco

3 conflito dentro do inconsciente
a criatividade, segundo Freud, origina-se de um conflito dentro do inconsciente produz uma solução para esse conflito se a solução reforça uma atividade pretendida pela parte consciente da personalidade, comportamento criador os instintos insatisfeitos são as forças impulsionadoras da fantasia

4 perturbada por um problema,
a pessoa criativa deve ser inicialmente perturbada por um problema, para que as soluções criativas resultem da liberação de energias necessária à eliminação da angústia

5

6

7

8 criatividade individual
gera tensão sistema simbólico dominante sistema simbólico recessivo atividade subversiva e destrutiva destrói a eficiência ansiedade grupo

9 competição e cooperação
atividade criativa traduz-se em linguagem comportamento um ato mental é inovativo se melhora o desempenho, e isso depende da resposta que evoca nos indivíduos com os quais interage competição e cooperação

10 explicações psicanalíticas da criatividade num grupo
Bion (1961) comportamento de suposição básica Argyris e Schön (1978) modelos de aprendizagem em grupo

11 comportamento de suposição básica
Todo grupo de pessoas constitui um grupo de trabalho um grupo de suposição básica

12 aprendizagem em grupo Modelo I proclamam utilizar Modelo II modelos de
comportamento que as pessoas proclamam utilizar Modelo II comportamento que as pessoas utilizam, detectado através de observações

13 do espaço para a novidade em sistemas complexos de adaptação
condições que ligam as características do espaço para a novidade em sistemas complexos de adaptação

14 a atualização de arquétipos agregar
uma transição de fase zona estável zona instável um estado de paradoxo rotinas fantasias a atualização de arquétipos agregar

15 destruição criativa Interação TOTAL = 20 A  = 4 F  = 4 L  = 4
M  = 4 S  = 4 TOTAL = 20

16 para o controle de parâmetros
um ponto crítico para o controle de parâmetros controle da ansiedade

17 máquina ser vivo cérebro sistemas complexos organizações modernas
espaço para a criatividade num grupo organizações como máquina ser vivo cérebro sistemas complexos

18 ambiente criativo liberdade naturalidade Chanlat
... “o fenômeno criativo nas organizações só é possível por meio da aplicação do raciocínio sistêmico sobre os seguintes níveis : do indivíduo, da organização, da interação, da sociedade e do mundo.”

19 Alguns fatores que destroem
a criatividade de um grupo: 1 – Declare que a organização não é suficientemente lucrativa e determine uma quantia ($) de retorno daqui para a frente. 2 – Desenvolva um plano, com passos pré-definidos de atuação/ação dos grupos. 3 – Selecione pessoas (grupos) com perfis parecidos. 4 – Conduza os negócios sem ética. 5 – Não congregue. 6 – Não tolere.

20 congregação tolerância critérios básicos
inovação (potencialidades/capacidades) mobilidade de pessoas transmisão social (do indivíduo para o grupo) tolerância tanto para o novo quanto para o antigo permite ações fora da rotina(potencialidade do grupo) permite ambiente criativo por acomodação

21 referências bibliográficas
CARLE. G. Não aposte no príncipe. São Paulo: Best Seller, 1999. DE GEUS, A. A Empresa viva. São Paulo: Atlas, DUAILIBI, R. e SIMONSEN JR.,H. Criatividade e marketing. São Paulo: McGraw-Hill, Entrevista com Bion. Disponível em: Questões e suposições básicas. Disponível em: STACEY, R. Complexity and creativity in organizations. San Francisco: Berret-Koehler, 1996. SENGE, P. A dança das mudanças: os desafios de manter o crescimento e o sucesso em organizações que aprendem. Rio de Janeiro: Campus,

22


Carregar ppt "5 o espaço para criatividade em um grupo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google