A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DOT EDUCAÇÃO INFANTIL FEVEREIRO/2011

2

3 QUADRO REORGANIZAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

4 Reorganização EMEI 7h às 13h 13h às 19h 7h às 11h 11h às 13h
Professor 1 Professor 2 Professor 3 Ação Acolhimento lanche ou merenda Atividade Orientada Livre almoço Despedida almoço ou lanche lanche ou jantar 4 h 2h 4h 6h Professor 2 = 200 horas atividades/ ano (Projeto, sequência, atividade permanente)

5 FORMAÇÕES CONTINUADAS
O REDE EM REDE 2011 FORMAÇÕES CONTINUADAS

6 Objetivos gerais da formação
consolidar o processo de intervenção curricular por meio da articulação institucional de todas as frentes de formação; fortalecer a apropriação de práticas de formação continuada pelas diferentes instâncias: coordenador pedagógico, diretor e supervisor; reunir material para divulgar boas experiências de trabalho pedagógico construídas na rede a partir da formação continuada desenvolvida;

7 consolidar os conceitos de gestão pedagógica considerando o impacto dela na construção cultural das crianças, de formação continuada enquanto processo de apropriação e construção de formas de pensar, sentir, agir em situações de ensino e de atribuir significados a seus componentes, de direitos da criança e outros princípios que regem o trabalho na educação infantil.

8 Principais conquistas de 2010
divulgação e implementação das expectativas de aprendizagem na rede; mudança de cultura na formação, reafirmando a prioridade da prática pedagógica (tematização de prática como estratégia de formação); foco no planejamento didático do professor assegurando as especificidades das linguagens;

9 expansão das linguagens em toda a cidade (6 linguagens), enriquecendo o currículo das crianças;
consciência da articulação do diretor e coordenador na gestão das unidades (foco nas questões da unidade educativa) nos 3 âmbitos; produção de materiais de referência a partir da voz da própria rede tratando de experiências concretas (Cadernos da rede);

10 Principal desafio em 2011 gestão didática da sala de aula (prof.);
Consolidar o processo de intervenção curricular iniciado em  Fortalecer as metodologias de gestão pedagógica nas diferentes instâncias: gestão didática da sala de aula (prof.); gestão da formação com foco na didática das linguagens (CP); gestão dos tempos e espaços educativos, assumindo os desafios das jornadas de 6h e 10h (gestores); supervisão pedagógica (supervisor)

11 FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Foco: formação didática dos professores para o trabalho com as diferentes linguagens Desenvolvimento de orientação didática para o planejamento didático de diferentes atividades nas diferentes linguagens. Criação de referências práticas para apoiar o planejamento dos professores da rede. Curso: 22 horas [5 encontros de 4 horas presencias + 2 horas de TP] – certificado depende de produção prática – Registro Sequencia Didática desenvolvida Campos 2011: TABELA A SEGUIR Publicação 2011: em continuidade (fascículos 2010) – Teatro e Desenho + Linguagem Corporal e Música. Novas produções 2011: Conhecimento Matemático e Ciências Público Alvo: quatro professores por U.E./ano dispensa de ponto/convocação, desde que haja substituição articulação entre os professores EMEI 1 professor(a) – 1º turno 2 professores (as) – 2º turno 1 professor(a) – 3º turno CEI 2 professores – manhã 2 professores – tarde

12 PROJEÇÃO da Formação de Professores – 2011- CEI e EMEI
DRE Turma A Semestre 1 Turma B Turma C Semestre 2 Turma D BT 2+1 11 – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] Teatro 07 – 11h [30 P] 11 – 15h [30 P] LVerbal 08 – 12h [34 P] 13 – 17h [34 P] LVerbal CL 11 – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Brincar 15 – 19h [24 P] Brincar 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Desenho 11 – 15h [24 P] Desenho 4+4 08 – 12h [25 P] 13 – 17h [24 P] LVerbal 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [25 P] LVerbal 08 – 12h [25 P] 13 – 17h [24 P] Música 13 – 17h [25 P] Música CS 2+2 11 – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] Música 08 – 12h [28 P] 13 – 17h [28 P] Música 11 – 15h [30 P] Conhecimento Matemático 13 – 17h [28 P] Conhecimento Matemático FO 15 – 19h [30 P] LVerbal 08 – 12h [32 P] 13 – 17h [32 P] LVerbal 11 – 15h [30 P] Desenho G 15 – 19h [30 P] Desenho 08 – 12h [28 P] 13 – 17h [28 P] Desenho 11 – 15h [30 P] Brincar 08 – 12h [28 P] 13 – 17h [28 P] Brincar IP 4+1 15 – 19h [24 P] LCorporal 15 – 19h [24 P] LCorporal 11 – 15h [24 P] Teatro 11 – 15h [24 P] Teatro 08 – 12h [38 P] 13 – 17h [38 P] Conhecimento Matemático IQ 4+2 15 – 19h [24 P] Natureza 15 – 19h [24 P] Natureza 11 – 15h [24 P] LVerbal 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [24 P] Conhecimento Matemático 13 – 17h [24 P] Natureza

13 PROJEÇÃO da Formação de Professores – 2011- CEI e EMEI
JT 2+2 11 – 15h [30 P] 15 – 19h [30 P] LCorporal 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [24 P] LCorporal 07 – 11h [30 P] 11 – 15h [30 P] Brincar 08 – 12h [24 P] 13 – 17h [24 P] Brincar PE 4+2 11 – 15h [24 P] 15 – 19h [24 P] Música 07 – 11h [24 P] 11 – 15h [24 P] Música 15 – 19h [24 P] LCorporal 11 – 15h [24 P] LCorporal 08 – 12h [33 P] 13 – 17h [33 P] Teatro 13 – 17h [33 P] Desenho PJ 15 – 19h [24 P] Desenho 15 – 19h [24 P] Desenho 08 – 12h [27 P] 13 – 17h [27 P] LCorporal 08 – 12h [36 P] 13 – 17h [36 P] LCorporal SA 2+1 15 – 19h [30 P] Teatro 11 – 15h [30 P] Teatro h [27 P] 13 – 17h [27 P] Natureza SM MP 15 – 19h [24 P] Brincar 08 – 12h [40 P] 13 – 17h [40 P] Brincar 11 – 15h [24 P] Teatro 08 – 12h [40 P] 13 – 17h [40 P] Teatro 28 grupos 28 grupos FORMADORES CREDENCIADOS 14

14 FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parceria com a DRE: Formadores da própria DRE – encontros com a DOT confirmação dos Campos (São Mateus – CM e LC) e turmas (previsão dos encontros com os professores) Acompanhamento da DRE: Nos encontros de formação; Em SME/DOT-EI (5 encontros de 4 horas ao longo do ano). Locais de formação necessidade de dois espaços para formação em cada horário, no mesmo dia, terça-feira, pois os grupos de CEI e EMEI serão concomitantes em: 4 turmas: Campo Limpo 2 turmas: Itaquera, Penha e Pirituba 1 turma: Ipiranga Observação: As demais DRE, em cada TURMA (coluna), necessitam de um único espaço para atender os dois grupos.

15 FORMAÇÃO LOCAL Público alvo: Coordenadores Pedagógicos
CEI e EMEI: número de grupos de acordo com as inscrições (adesão) Foco: Apoio ao trabalho dos professores com diferentes linguagens Fortalecimento do coordenador pedagógico para o acompanhamento do trabalho dos professores. Apoio ao desenvolvimento das atividades didáticas desenvolvidas pelos professores nas unidades, gerando melhores práticas, registros e socialização com os colegas. Conteúdos: Instrumentos metodológicos de supervisão pedagógica em sala de aula - elaboração de pautas de observação em conjunto com o professor; observação de práticas, análise e devolutiva para o professor. Estudo de casos práticos trazidos pelos formadores.

16 FORMAÇÃO CENTRAL Público Alvo: Gestores de CEI e EMEI: meta - 1 grupo de cada modalidade por DRE (adesão) . Observação: Na EMEI, na ausência do(a) Diretor(a), poderá se inscrever o(a) Assistente de Diretor. Foco: A gestão dos ambientes de aprendizagem e desenvolvimento nas unidades Fortalecimento do s gestores na implementação de mudanças nas rotinas das unidades, considerando as diferentes jornadas infantis (4, 6, 8 e 10 horas), gerando melhores práticas e registros que sirvam de apoio a outros gestores da rede. Encontros enfocando a tematização de práticas que possibilitem a divulgação de boas soluções encontradas para a organização das nas jornadas de 6h e 10h horas, considerando, entre outras prioridades, o trabalho com as linguagens Continuidade: trabalho a partir dos três âmbitos – articulação dos diferentes atores, com a família e entre os gestores; uso dos materiais produzidos para aprofundamento das discussões – fascículos 2010; Coordenadores DRE (Supervisão) com assessoria de DOT EI: Avanços: fortalecimento das equipes gestoras; produção de relato profissional; credibilidade na formação. Envolver profissionais que apresentam um conhecimento maior da rede e cuja atribuição profissional pode colaborar com a implementação de ações políticas neste momento de reorganização da Educação Infantil.

17 Meta de 50% - 100% [Grupos: 40 gestores]
DRE Total Grupos GRUPOS CEI Porcentagem Gestores/UE atendidos EMEI BT 2 01 100% 66,66% CL 40% 41,66% CS 75% 58,82% GUA 62,50% IP IQ 46,51% JT 51,28% PE 60,60% 40,81% PJ SA 83,33% SM 62,5% 42,55% MP 50% Total - 26 13

18 FORMAÇÃO LOCAL E CENTRAL
Encontro de organização: DOT EI com Coordenadores Locais (Grupos 1 e 2) e Coordenadores Centrais: Dia 16 de fevereiro, quarta-feira. Das 9 as 16 horas LOCAL: sala 302 CENTRAL: sala 301


Carregar ppt "SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google