A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013
CEI Alice Ribeiro do Nascimento CEI Francisco Timóteo Leite CEI Novo Imperador CEI Regeneração Roldan Pereira CEI Rosa Maria Firmo

2 O Cotidiano da Educação Infantil:
O Planejado e o Vivido

3 Objetivo Refletir sobre o papel dos profissionais de Educação Infantil: nas questões do cotidiano e nas experiências vividas pelas crianças

4 Pauta 1. Para pensar sobre a Infância...
- Música: Saiba de Arnaldo Antunes 2. Para iniciar a conversa... - Observação de imagem 3. Uma situação didática em destaque (revista Avisa Lá nº38 – Maio 2009) - Texto: O Planejado e o Vivido 4. Instrumentos Metodológicos - Planejamento - Observação - Registro - Avaliação 5. Para terminar a conversa e não encerrar o diálogo...

5 Música: Saiba

6 Criança e Infância Criança: desde o nascimento é produtora de conhecimento e de cultura, a partir das múltiplas interações sociais e das relações que estabelece com o mundo, influenciando e sendo influenciada por ele, construindo significados a partir dele (Orientação Normativa nº1/2004)

7 Criança e Infância É necessário reconhecer a especificidade da infância, vendo a criança: - Como sujeito de direitos Ativa e competente Com poder de criação, imaginação e fantasia Com direito a voz Deve ser levada a serio Tendo as suas ideias e teorias ouvidas, questionadas e desafiadas

8

9 Qual o local da foto? O que aconteceu? Por que aconteceu? Qual concepção de Infância está presente?

10 Texto: O Planejado e o Vivido
Sequência Didática

11 O papel do Professor É um importante mediador das relações que as crianças estabelecem além de apresentá-las ao mundo, vai interpretando suas ações e partilhando seus significados. Atenção, interesse, encorajamento são atitudes básicas de um professor ante as ações das crianças, fundamentais para que se estabeleça uma relação de confiança e para que se favoreça a autonomia

12 O papel do Professor A LDB (Lei 9394/96) propõem para o professor determinadas funções que definem seu lugar na Educação Infantil. Dentre elas: Participar da elaboração da Proposta Pedagógica de sua instituição Efetivar a partir dela um Plano de Trabalho junto as crianças

13 Instrumentos Metodológicos
Planejamento Observação Registro Avaliação

14 Para terminar a conversa e não encerrar o diálogo...
“A docência com crianças pequenas envolve um universo rico e complexo de relações sociais e processos de constituição humana, que exige muito conhecimento por parte das professoras e organização do trabalho pedagógico” Ângela Scalabrin Coutinho- Pátio-Educação Infantil nº 35 Abril/junho 2013

15 Paisagem Catalã (O Caçador) : 1923/1924
Juan Miró Joan Miró (1893 – 1983): Surrealista espanhol usava tintas com exuberância infantil em rebelião alegre contra os métodos de pintura convencionais. Sua arte está cheia de absurdos maravilhosos. Frequentemente usava cores primárias e secundárias, bem como formas para transmitir um entusiasmo animado energético para a vida, além do jogo de criança


Carregar ppt "Reunião Pedagógica 24 de Maio de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google