A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de dois componentes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de dois componentes"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de dois componentes
Diagrama de Fase Sistema de dois componentes

2 Diagramas de Pressão de Vapor
Linha de Amarração

3

4 Isopleta a1  quase não há vapor presente. a’1 primeiro traço de vapor do componente mais volátil. a’’2 a composição do líquido remanescente é a2 e a composição do vapor é a’2. a’3 restam apenas traços do líquido de composição a3, este líquido remanescente é mais rico no componente menos volátil.

5 Líquido está em equilíbrio com seu vapor.
A pressão diminui e a composição das fases se modifica. Todo o líquido evapora, a pressão cai e o ponto fica numa região de apenas uma fase, o vapor.

6 n .l = n  .l Regra da Alavança n ; n  = moles da fase  e 
l ;l = distâncias

7

8 Diagramas de Temperatura-Composição
T2  o líquido, tem a composição a2 (igual a a1) e o vapor a’2 O vapor é mais rico no componente mais volátil (p.eb. mais baixo). Quando o condensado de composição a3 for reaquecido, a ebulição ocorre em T3 e o vapor formado tem a composição a’3, muito mais rico no componente mais volátil. Se este vapor for condensado, a primeira gota tem composição a4.

9

10 Cada etapa de evaporação e condensação é chamada de prato teórico.
Número de pratos teóricos é o número de estágios necessários para atingir certo grau de separação dos componentes da solução original.

11 Ex1: Os diagramas pressão de vapor-composição e temperatura -composição para a solução binária hexano/heptano estão exibidos na Figura 1. (a) rotule, em cada diagrama, as fases líquidas (L) e de vapor (V). (b) com base nos diagramas, preencha as lacunas a seguir: Tb (hexano) = _________; Tb (heptano) = _________ p *hex. (70º C) = ________; p*hept (70º C) = ________; (c) descreva o sistema obtido quando uma solução é preparada pela adição de 20,0 g de heptano a 10,0 g de hexano, e aquecida a 85º C, a uma pressão externa constante de 1 atm. Diga o número de fases em equilíbrio, a composição e abundância relativa de cada fase. Indique, no diagrama, o ponto (c) (d) qual é a temperatura de ebulição normal de uma solução preparada pela mistura equimolar de hexano e heptano? (e) qual é a pressão de vapor, a 70º C, de uma solução preparada pela adição de 100 g de hexano a 50 g de heptano? (f) qual é a composição do vapor em equilíbrio com o líquido definido no item anterior?

12 Figura 1. Diagramas de fases ELV para soluções binárias hexano/heptano

13 Diagramas de Fases Líquidas

14 EQUILÍBRIO ENTRE FASES CONDENSADAS
N=nl1+nl2 (Global) NXA=nl1xA,l1+nl2xA,l2 (comp. A) __ __ nl1Al1=nl2Al2 (r. da alavanca) EQUILÍBRIO ENTRE FASES LÍQUIDAS - EXEMPLO Graficamente para várias temperaturas: tc= temperatura consoluta (ou crítica) superior l1’ l2’ A a bcl1 l2de f

15

16

17


Carregar ppt "Sistema de dois componentes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google