Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
VISÃO E MISSÃO DA EMPRESA
A VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA José Manuel de Sacadura Rocha
2
COMPOSTO ESTRATÉGICO VISÃO COMPOSTO ESTRATÉGICO Plano Estratégico
Missão Plano Tático Objetivos Plano Operacional Metas
3
A VISÃO DA EMPRESA A VISÃO da Empresa define como ela se vê no futuro.
Onde se quer chegar? Fazendo o quê e como? Esse sonho deve ser perseguido, mas não deve ser alcançado – é nessa busca que a empresa se renova.
4
EXEMPLO DE VISÃO “Constituir-se como organização de excelência, geradora e disseminadora de conhecimentos, possibilitando múltiplas e relevantes aprendizagens para pessoas e organizações, consolidando a evolução e a ampliação da educação, bem como a cultura empreendedora e as inovações tecnológicas no cenário nacional”
5
A MISSÃO DA EMPRESA A MISSÃO de uma empresa é o propósito/razão da sua existência. A Missão responde à pergunta:”estou no mercado para quê?” A empresa se propõe a fazer=Missão. Importância: 1.orienta no plano estratégico;2.orienta as operações(objeti-vos/metas);canaliza esforços no que a empresa é melhor; integra setores e colaboradores.
6
SEM MISSÃO NÃO EXISTE PROJETO!
A Missão deve ser: 1.Objetiva; Clara; Simples; Pequena. A Missão orienta tudo e todos na empresa! Missão pode ser fechada ou aberta.
7
MISSÃO ABERTA E FECHADA
Aberta: satisfação genérica do ambiente, sem indicação do produto/serviço. Fechada: indica o produto/serviço em que a empresa atua. Não existe o ideal. Mas a Missão aberta propicia amplitude maior de atuação.
8
LUCRO NÃO COMBINA COM MISSÃO
Lucro é CONSEQÜÊNCIA da eficácia e eficiência da organização na realização de sua missão!!!!! Lucro é salutar em toda organização, privada, pública e filantrópica. Mas se for colocado na Missão, pode levar a organização a graves erros no estabelecimento de objetivos.
9
EXEMPLO DE MISSÃO “Oferecer soluções inovadoras e sustentáveis, comprometidas com a educação e valorização do ser humano, propondo-se a atender os anseios das pessoas e organizações no mundo globalizado”
10
OBJETIVOS SÃO DETALHAMENTO DA MISSÃO!
Os OBJETIVOS devem estar em consonância com a missão da empresa. Objetivo é o alvo ou ponto que se pretende atingir. É o detalhamento da Missão. Os objetivos orientam a empresa a alcançar resultados mensuráveis (metas). Devem ter uma única ação.
11
OS OBJETIVOS SÃO O LUGAR ONDE SE QUER CHEGAR!
Objetivos devem ser: factíveis; compreensíveis; 3.qtd adequada; subordinados à missão. Objetivos orientam, mas não são ferramentas de controle! Porquê???
12
EXEMPLO DE OBJETIVOS: Objetivos estratégicos: Conquistar 15% das vendas do mercado Abrir franquias no interior do Estado. - Investir em mídia televisiva. Objetivos operacionais: Criar depto logística e qualidade - Treinar pessoal comercial Investir R$200,000 na renovação dos sistemas informação.
13
METAS DETALHAM OS OBJETIVOS!
As METAS ou DESAFIOS detalham os objetivos de forma mensurável. As metas são subordinadas aos objetivos, e possibilitam efetuar o controle dos resultados. As metas são um cronograma só que quantificadas. Quantificação com prazos!
14
CRONOGRAMA E METAS SÃO FERRAMENTAS D’CONTROLE
Metas devem ter: 1.Ação bem definida 2.Ação quantificada. 3.Ação com tempo. 4.Uma única ação. Metas devem ser: 1.Factíveis Compreensíveis. 3.Mensuráveis Divulgadas.
15
EXEMPLOS DE METAS: Obter 15% das vendas de mercado até abril de 1999.
Treinar todos vende-dores no prazo de 6 meses. Abrir 1 franquia/bi-mestre no Estado SP Adquirir E.R.P. até Dezembro/98.
16
PESQUISAS INTERNAS SÃO IMPORTANTES MEDIÇÕES.
Pesquisa de Clima: avaliar sentimentos e opiniões de relacionamento com a organização. Pesquisa de Padrão Administrativo: avaliar opiniões de cunho organizacional/administrativo.
17
EXEMPLO PESQUISA ADMINISTRATIVA:
Com notas de 1 a 5, a média é 2,58, ou seja, abaixo da nota intermediária 3. No aspecto administrativo, a empresa deixa muito a desejar. Também se pode achar a nota média de cada questão, identificando-se a maior deficiência.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.