A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desafios do Ensino Médio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desafios do Ensino Médio"— Transcrição da apresentação:

1 Desafios do Ensino Médio
Reynaldo Fernandes INEP/MEC São Paulo - SP

2 Critérios para avaliação de um nível de ensino
Cobertura = porcentagem de estudantes com idade típica para o nível de ensino que efetivamente freqüenta ou freqüentou Qualidade = aprendizagem dos alunos em relação ao que se deveria ser ensinado Conteúdo / Estrutura curricular  definição dos conteúdos a serem ministrados naquele nível de ensino – ‘desenho’

3 Ensino Fundamental Discussões estão concentradas na questão da qualidade os números indicam um grau de cobertura razoável neste nível de ensino parece haver consenso sobre o que deva ser ensinado neste nível de ensino

4 Ensino médio Os três elementos ainda causam preocupação aos gestores e analistas educacionais.

5 Dados de Cobertura Taxas de matrículas e atendimento escolar

6 Brasil: Evolução da Taxa de Atendimento (2000 – 2005)
Fonte: IBGE/Censo Demográfico 2000 e IBGE-PNADs a 2005.

7 Educação Básica - Taxa líquida e bruta de matrícula e atendimento escolar

8 Índice de Adequação Idade - Anos de Escolaridade por Idade, segundo a Região Geográfica - Brasil /2005

9 Dados de Qualidade Taxas de Rendimento: Aprovação, Reprovação e Abandono

10 Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SI – 4a série)
Fonte: Censo Escolar Inep/MEC

11 Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Anos Finais do Ensino Fundamental (5a – 8a série)
Fonte: Censo Escolar Inep/MEC

12 Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Ensino Médio
Fonte: Censo Escolar Inep/MEC

13 Brasil: Taxa de Aprovação por etapa de ensino (%) (1997 – 2007)
Fonte: Censo Escolar – Inep/MEC

14 Brasil: Taxa de Abandono (%) por etapa de ensino (1997 – 2007)
Fonte: Censo Escolar – Inep/MEC

15 Dados de Qualidade: Proficiência – SAEB

16 BRASIL - Evolução da Proficiência Média no SAEB em Matemática (1995-2007)

17 BRASIL: Evolução da Proficiência Média no SAEB em Língua Portuguesa (1995-2007)

18 Dados de Qualidade: IDEB

19 IDEB: Anos Iniciais do Ensino Fundamental Rede Pública e Privada (1997 – 2007)

20 IDEB: Anos Finais do Ensino Fundamental Rede Pública e Privada (1997 – 2007)

21 IDEB: Ensino Médio Rede Pública e Privada (1997 – 2007)

22 Conteúdo Curricular / Desenho

23 Sistema de Ensino - Desenho
Todo sistema educacional maduro inicia com ‘letramento’ e ‘numeramento’ e finaliza com aprendizagem para inserção no mercado de trabalho. Embora haja essa diretriz comum, ainda assim os países diferem em seus sistemas de ensino.

24 Trajetória Curricular – Modelo Americano
Ensino Superior Profissionalização Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional High-School ‘Community College’ Mercado de Trabalho 24

25 Trajetória Curricular – Modelo Europeu
Ensino médio não vocacional Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional Ensino Superior Vocacional Ensino médio profissionalizante Mercado de Trabalho 25

26 Brasil Parecido com o modelo europeu, mas com deficiências no ‘braço’ profissionalizante Maior parte dos alunos de ensino médio no Brasil cursam o chamado ‘ensino médio não-vocacional ou não-profissionalizante’

27 Brasil

28 Do ‘ensino médio’ direto para o ‘mercado de trabalho’
Embora a maior parte dos alunos de ensino médio curse o ensino não-profissionalizante, a maior parte não ingressa no ensino superior.

29 % de pessoas com ensino médio que não ingressam no ensino superior
Fonte: Fernandes e Narita (2001). Atualização para 2002 e 2006.

30 Trajetória Curricular – Brasil
Ensino médio não vocacional Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional Ensino Superior Vocacional Ensino médio profissionalizante Mercado de Trabalho 30

31 Retorno – Ensino Médio x Ensino Fundamental
No entanto, é importante enfatizar que aqueles indivíduos que permanecem apenas com ensino médio recebem salários relativamente superiores àqueles que cursam apenas o ensino fundamental.

32 Evolução dos diferenciais controlados de rendimentos por nível de instrução – (PNAD - Brasil urbano)
Fonte: Fernandes e Narita (2001). Atualização para 2002 e 2006.

33 Expansão do ensino médio
Portanto, embora haja problemas de desenho no ensino médio, políticas direcionadas à melhoria da sua qualidade e de expansão do sistema existente, devem gerar benefícios/retornos para a sociedade.

34 Discussão sobre o ensino médio
A discussão sobre o ensino médio deve incluir o papel deste nível de ensino para a profissionalização dos indivíduos. Ou seja: Em que medida o Ensino Médio prepara o estudante para realizar sua profissionalização em um nível mais elevado (isto é, no ensino universitário)? Em que medida o próprio Ensino Médio prepara para o mercado de trabalho? Essas são questões que devem fazem parte da agenda de discussão sobre Ensino Médio no Brasil.


Carregar ppt "Desafios do Ensino Médio"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google