Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Desafios do Ensino Médio
Reynaldo Fernandes INEP/MEC São Paulo - SP
2
Critérios para avaliação de um nível de ensino
Cobertura = porcentagem de estudantes com idade típica para o nível de ensino que efetivamente freqüenta ou freqüentou Qualidade = aprendizagem dos alunos em relação ao que se deveria ser ensinado Conteúdo / Estrutura curricular definição dos conteúdos a serem ministrados naquele nível de ensino – ‘desenho’
3
Ensino Fundamental Discussões estão concentradas na questão da qualidade os números indicam um grau de cobertura razoável neste nível de ensino parece haver consenso sobre o que deva ser ensinado neste nível de ensino
4
Ensino médio Os três elementos ainda causam preocupação aos gestores e analistas educacionais.
5
Dados de Cobertura Taxas de matrículas e atendimento escolar
6
Brasil: Evolução da Taxa de Atendimento (2000 – 2005)
Fonte: IBGE/Censo Demográfico 2000 e IBGE-PNADs a 2005.
7
Educação Básica - Taxa líquida e bruta de matrícula e atendimento escolar
8
Índice de Adequação Idade - Anos de Escolaridade por Idade, segundo a Região Geográfica - Brasil /2005
9
Dados de Qualidade Taxas de Rendimento: Aprovação, Reprovação e Abandono
10
Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Anos Iniciais do Ensino Fundamental (SI – 4a série)
Fonte: Censo Escolar Inep/MEC
11
Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Anos Finais do Ensino Fundamental (5a – 8a série)
Fonte: Censo Escolar Inep/MEC
12
Taxa de Aprovação (%) 1997 – 2007 Ensino Médio
Fonte: Censo Escolar Inep/MEC
13
Brasil: Taxa de Aprovação por etapa de ensino (%) (1997 – 2007)
Fonte: Censo Escolar – Inep/MEC
14
Brasil: Taxa de Abandono (%) por etapa de ensino (1997 – 2007)
Fonte: Censo Escolar – Inep/MEC
15
Dados de Qualidade: Proficiência – SAEB
16
BRASIL - Evolução da Proficiência Média no SAEB em Matemática (1995-2007)
17
BRASIL: Evolução da Proficiência Média no SAEB em Língua Portuguesa (1995-2007)
18
Dados de Qualidade: IDEB
19
IDEB: Anos Iniciais do Ensino Fundamental Rede Pública e Privada (1997 – 2007)
20
IDEB: Anos Finais do Ensino Fundamental Rede Pública e Privada (1997 – 2007)
21
IDEB: Ensino Médio Rede Pública e Privada (1997 – 2007)
22
Conteúdo Curricular / Desenho
23
Sistema de Ensino - Desenho
Todo sistema educacional maduro inicia com ‘letramento’ e ‘numeramento’ e finaliza com aprendizagem para inserção no mercado de trabalho. Embora haja essa diretriz comum, ainda assim os países diferem em seus sistemas de ensino.
24
Trajetória Curricular – Modelo Americano
Ensino Superior Profissionalização Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional High-School ‘Community College’ Mercado de Trabalho 24
25
Trajetória Curricular – Modelo Europeu
Ensino médio não vocacional Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional Ensino Superior Vocacional Ensino médio profissionalizante Mercado de Trabalho 25
26
Brasil Parecido com o modelo europeu, mas com deficiências no ‘braço’ profissionalizante Maior parte dos alunos de ensino médio no Brasil cursam o chamado ‘ensino médio não-vocacional ou não-profissionalizante’
27
Brasil
28
Do ‘ensino médio’ direto para o ‘mercado de trabalho’
Embora a maior parte dos alunos de ensino médio curse o ensino não-profissionalizante, a maior parte não ingressa no ensino superior.
29
% de pessoas com ensino médio que não ingressam no ensino superior
Fonte: Fernandes e Narita (2001). Atualização para 2002 e 2006.
30
Trajetória Curricular – Brasil
Ensino médio não vocacional Ensino Fundamental ou Básico – Não Vocacional Ensino Superior Vocacional Ensino médio profissionalizante Mercado de Trabalho 30
31
Retorno – Ensino Médio x Ensino Fundamental
No entanto, é importante enfatizar que aqueles indivíduos que permanecem apenas com ensino médio recebem salários relativamente superiores àqueles que cursam apenas o ensino fundamental.
32
Evolução dos diferenciais controlados de rendimentos por nível de instrução – (PNAD - Brasil urbano)
Fonte: Fernandes e Narita (2001). Atualização para 2002 e 2006.
33
Expansão do ensino médio
Portanto, embora haja problemas de desenho no ensino médio, políticas direcionadas à melhoria da sua qualidade e de expansão do sistema existente, devem gerar benefícios/retornos para a sociedade.
34
Discussão sobre o ensino médio
A discussão sobre o ensino médio deve incluir o papel deste nível de ensino para a profissionalização dos indivíduos. Ou seja: Em que medida o Ensino Médio prepara o estudante para realizar sua profissionalização em um nível mais elevado (isto é, no ensino universitário)? Em que medida o próprio Ensino Médio prepara para o mercado de trabalho? Essas são questões que devem fazem parte da agenda de discussão sobre Ensino Médio no Brasil.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.