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Qualidade de Vida no Trabalho

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Apresentação em tema: "Qualidade de Vida no Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Qualidade de Vida no Trabalho

2 O que significa um trabalho com QVT?
Você trabalhar com disposição, alegria, sentindo que e útil e que o seu trabalho e valorizado pela chefia. Sentir muito prazer e pouco incômodo em trabalhar, sendo reconhecido e valorizado. Acordar pela manha e não ter vontade de chorar só de pensar em vir para o trabalho. Poder vir trabalhar com prazer. Se sentir bem mesmo tendo que fazer o que não esta com vontade.

3 Ter as condições básicas de trabalho satisfeitas: bom ambiente, limpeza, iluminação, equipamentos adequados, salário condizente, possibilidade de inovar, perspectiva de carreira. É o equilíbrio nas atividades desenvolvidas, ambiente físico adequado e um bom relacionamento entre chefias, subordinados e colegas. Ambiente de trabalho: limpo, mobiliário adequado, privacidade, sem ruídos. Relações no trabalho: bom relacionamento entre os diversos níveis, comunicação clara e objetiva, respeito as desigualdades, incentivo das chefias, elaboração de metas realistas.

4 O que é um trabalho sem QVT?
Distribuição desigual de trabalho. Quem não quer trabalhar não trabalha, se encosta, deixa o trabalho para os outros, sobrecarrega quem quer trabalhar e fica por isso mesmo, ganha seu salário integral e tudo bem. O volume de trabalho é muito grande e muitas vezes a pressão é grande. Isto faz com que alguns trabalhem bem mais do que outros. Insuficiência de funcionários para o número de processos.

5 Há uma enorme disputa de poder e, não raro, muita deslealdade
Alguns colegas não tem espírito coletivo e não cumprem o horário de trabalho. A individualidade exagerada de alguns colegas no ambiente de trabalho. Funcionários são divididos em castas para distribuição de serviços, cursos e privilégios.

6 Falta de comunicação e sensibilidade da diretoria com os problemas da instituição.
Falta de envolvimento do mais alto escalão da casa com o corpo de servidores. A comunicação dos objetivos é deficiente; não sabemos nosso papel adequadamente; muitos da chefia não possuem conhecimentos gerenciais. Falta comunicação entre as equipes do departamento. Ruídos na comunicação e falta de autonomia.

7 Efeitos sobre a organização
Aumento do absentismo e dos acidentes no trabalho Diminuição da eficácia, da eficiência, da produtividade Déficit da qualidade dos produtos e serviços Deterioração da imagem da empresa Despesas com os afastamentos por problemas de saúde

8 Efeitos sobre a saúde Danos Psicológicos
sentimentos negativos em relação a si mesmo e à vida em geral. Danos Sociais isolamento e dificuldades nas relações familiares e sociais. Danos Físicos dores no corpo e distúrbios biológicos Disfunções físicas, psicológicas e sociais essencialmente provocadas pelo confronto com determinados contextos de trabalho.

9 Efeitos sobre a saúde Doenças cardiovasculares, osteomusculares, distúrbios do sono, distúrbios digestivos, obesidade, diabetes, afecções dermatológicas, outras Depressão Fobias Síndrome do pânico Neuroses traumáticas Alcoolismo

10 Modelo conceitual explicativo da QVT
Diálogo entre a ergonomia e a psicodinâmica do trabalho (Mendes e Ferreira, 2003, 2007) Danos físicos e psicossociais Cultura Organizacional Doenças ocupacionais Fracasso Contexto de trabalho Custo humano do trabalho Condições de Trabalho Estratégias de mediação Prazer-sofrimento no trabalho Organização do Trabalho Sucesso Relações Socioprofissionais Saúde e QVT

11 Condições de trabalho Ambiente Físico Sinalização, espaço, ar, luz, temperatura, som. Instrumentos Ferramentas, máquinas, documentação. Matéria Prima Objetos materiais, simbólicos, informacionais. Equipamentos Materiais arquitetônicos, aparelhagem, mobiliário. Suporte Organizacional Informações, suprimentos, tecnologias.

12 Vivências de prazer-sofrimento
O Prazer é uma vivência de realização profissional e de liberdade de expressão, originado na ressonância simbólica e/ou no uso da mobilização coletiva. O Sofrimento é uma vivência de esgotamento profissional e falta de reconhecimento, originado angústia, medo e insegurança proveniente das contradições entre desejo/necessidades do trabalhador e realidade da produção.

13 Estratégias para mediar o sofrimento no trabalho
São modos individuais e/ou coletivas de pensar, sentir e agir, utilizados pelos trabalhadores, para dar conta das adversidades do contexto de trabalho Defensivas – proteção, adaptação, patológicas Mobilização subjetiva Inteligência prática Reconhecimento Coletivo de trabalho = cooperação, espaço público da fala

14 Pressupostos para implantar um programa de QVT
A superação de ações localizadas, dispersas e isoladas em qualidade de vida impõe a formulação de uma política de qualidade de vida no trabalho - QVT As ações em QVT são uma responsabilidade institucional e tarefas de todos O modelo de gestão organizacional deve primar pela compatibilidade entre bem-estar dos servidores, desempenho funcional e missão institucional. Os contextos de trabalho refletem modos de produtividade perversa e saudável, favoráveis ou não a QVT.

15 Importância de um programa de QVT
Empregados Satisfação no trabalho e impulsionadores de auto-estima, contribuindo para reduzir indicadores negativos como absenteísmo, acidentes, doenças do trabalho, licenças-saúde e aposentadorias precoces Empresas Fator de efetividade organizacional, contribuindo para reduzir indicadores negativos como erros, retrabalho, perda de material, danificação de equipamentos, queda de produtividade e perda de qualidade nos serviços prestados Clientes Fator de exercício de cidadania, reduzindo indicadores negativos como queixas, reclamações e insatisfação.

16 Algumas diretrizes para implantar um programa de QVT

17 Responsabilidades, comprometimento, parcerias e participação
Um programa de QVT precisar envolver responsabilidade institucional, responsabilidade social, de comprometimento de dirigentes em todos níveis hierárquicos, de parcerias intersetoriais e da participação efetiva dos empregados.

18 Cultura organizacional do bem-estar coletivo
Desenvolvimento de uma cultura organizacional do bem-estar coletivo ancorada na prevenção de riscos para a saúde, segurança e conforto dos empregados, no desenvolvimento profissional e na valorização da função social da empresa

19 Gestão organizacional voltada para integração entre produtividade e bem-estar
As concepções e as práticas de gestão organizacional devem primar pela edificação de um ambiente de trabalho que promova a produtividade, realização profissional, motivação e o prazer dos empregados, bem como um clima de satisfação na convivência com os chefes, colegas e clientes.

20 Gestão do trabalho As concepções e as práticas de gestão do trabalho devem se orientar pelo exercício responsável da autonomia, cooperação, flexibilidade do processo de trabalho e valorização das competências e saber fazer dos empregados.

21 Tarefas, produtividade e avaliação de desempenho
O planejamento de tarefas, os critérios de produtividade e a avaliação de desempenho dos empregados devem ser concebidos em sintonia com a política de QVT.

22 Suporte organizacional
A disponibilização de suporte organizacional aos empregados deve pautar-se por uma adequabilidade dos meios de trabalho que busque a compatibilidade entre as exigências do trabalho, as características dos ambientes e as necessidades / expectativas de servidores e clientes, contemplando, inclusive, as pessoas com necessidades especiais.

23 Educação corporativa A política e ações de educação corporativa, em especial todas as iniciativas de desenvolvimento de competências individuais e coletivas, devem ser compatíveis com a concepção de qualidade de vida no trabalho – QVT.

24 Prevenção de riscos O monitoramento da incidência de doenças e a prevenção de riscos à saúde e à segurança dos empregados devem se apoiar em pesquisas científicas, na clinica do trabalho,ações de controle médico – com ênfase na realização sistemática de “Exames Médicos Periódicos EMP” – e nas ações de engenharia de segurança do trabalho no âmbito dos riscos físico-ambientais.

25 Extensão das ações e parcerias
A implementação de ações de qualidade de vida no trabalho - QVT deve abranger toda a comunidade, incluindo trabalhadores terceirizados, estagiários e aprendizes, em parceria com as empresas contratadas, com base nos princípios de eqüidade e co-responsabilidade e na legislação vigente.

26 Desenvolvimento de ações assistenciais compensatórias
As ações complementares de natureza assistencial, voltadas para atividades de combate à fadiga ou atenuação do desgaste proveniente da desmotivação e do ambiente de trabalho, devem ser consideradas nos programas de QVT.

27 Exemplos de ações de QVT
Oficina com representantes dos diversos setores para debater a pesquisa e definir ações; Palestra para os servidores sobre QVT e temas de saúde Levantamento da organização do trabalho dos setores, a fim de subsidiar a estruturação dos processos de trabalho Organização da semana de saúde e de ações para divulgar e integrar as atribuições dos diferentes setores (interdependência de competências)


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