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PublicouVictoria Villarroel Alterado mais de 9 anos atrás
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GESTÃO ADMINISTRATIVA Nerildo Bezerra – dez/2008
CONCURSO MTE GESTÃO ADMINISTRATIVA Nerildo Bezerra – dez/2008
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GESTÃO ADMINISTRATIVA
CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Arquivologia – “Ciência que estuda os princípios e os procedimentos metodológicos empregados na conservação dos documentos de arquivos, permitindo assegurar a preservação dos direitos, dos interesses, do saber e da memória das pessoas físicas e morais” Bruno Delmas 1992
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Núcleo da Associação dos Arquivistas Brasileiros de São Paulo. “Disciplina – também conhecida como arquivologia – que tem por objeto o conhecimento da natureza dos arquivos e das teorias, métodos, organização, desenvolvimento e utilização”
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Lei 8.159/1991 – Lei de Arquivos Arquivo – Conjunto de documentos... Caixa com contas de energia, telefone, água Gestão de Arquivos – procedimentos e operações para: produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento – corrente ou intermediária – eliminação ou recolhimento para guarda permanente - arquivo morto
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Indenização pelo Dano Material ou Moral decorrente de Violação de Sigilo – Ainda Ação Penal, Civil e Administrativa.
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Arquivo Público - conjunto de documentos; Órgãos Públicos; Federal, Estadual, Distrito Federal e Municipal. Identificados como: Corrente Intermediário Permanente Eliminação de Arquivos Públicos, com autorização da Instituição Arquivística Pública – mediante competência.
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Arquivo Privados - conjunto de documentos; Pessoas Físicas e Juridicas. Podem ser considerados de Interesse Público Não poderão ser alienados nem transferidos para o exterior Arquivo Nacional – Instituição Arquivística – Compete a Gestão e recolhimento de documentos.
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Acesso e Sigilo de Documentos Públicos Direito de Acesso Pleno aos documentos Não expor ao risco a: Segurança da sociedade e do Estado – 30 anos pode prorrogar uma única vez por igual período Intimidade da vida privada, honra e imagem das pessoas – 100 anos
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Desfigurar ou Destruir documentos de valor permanente ficará sujeito a ação Penal, civil e Administrativa. Criado o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) que define políticas de arquivo – Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) O Decreto nº 4.073/2002 regulamenta a Lei 8.159/1991
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Organização de Documentos são classificados em: - Alfabético – Nome, assunto, origem, destino ou local. - Numérico – Ordem de entrada. - Alfanumérico – Aproveita vantagens dos dois anteriores - Assunto em Ordem Alfabética –
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- Assunto em Ordem de Codificação – Pedidos – A 2 Contratos – B 3 Correspondências – C 4 Catálogos – D 5 - Cronológico – Também conhecido como numérico - Origem ou destino em Ordem Alfabética
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- Geográfico – Classificados conforme Divisão Geográfica estabelecida pela empresa. - Natureza do Documento – Bastante semelhante ao arquivo por ordem de codificação. Todos os sistemas tem suas vantagens e desvantagens.
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Organização de Arquivos: - Segurança – Incêndio, extravio, roubo e deterioração - Precisão – Garantia de precisão na consulta – arquivado ou retirado do arquivo - Simplicidade – Redução de erro - Flexibilidade – Acompanhar crescimento e desenvolvimento –volume e complexidade - Acesso – consulta imediata
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TESTES - GESTÃO ADMINISTRATIVA
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TESTES - GESTÃO ADMINISTRATIVA
Arquivologia é o complexo de conhecimentos teóricos e práticos relativos à organização de arquivos e às tarefas do arquivista.
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TESTES - GESTÃO ADMINISTRATIVA
Arquivística é a disciplina que tem por objeto o conhecimento dos arquivos e dos princípios e técnicas a serem aplicados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização
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Arquivística é a aplicação prática da arquivologia
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Arquivo é o conjunto de documentos organicamente acumulados, produzidos e recebidos especificamente por pessoas jurídicas públicas ou privadas em decorrência do exercício de atividade específica, qualquer que seja o suporte da informação ou natureza do documento
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Conforme orientação normativa do CONARQ e a definição de Jean-Jaques Valentte, as três idades do arquivo são respectivamente Corrente, intermediária e Permanente
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O documento só poderá ser eliminado após sua passagem pela terceira idade do arquivo
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Podemos afirmar que o arquivo de primeira idade também pode ser chamado de Arquivo Ativo
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O documentos que são consultados com muita freqüência deverão estar localizados no arquivo de primeira idade ou de segunda idade
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O Sistema Nacional de Arquivos, instituído pela Lei 8.159/91 teve sua competência, organização e funcionamento regulamentado pelo Decreto nº 4.073/2002. O SINAR tem como finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e o acesso aos documentos de arquivo
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O CONARQ é um órgão colegiado vinculado ao Arquivo Nacional
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É competência do CONARQ, recolher os arquivos privados de interesse público e social, nos termos do Art. 12 da Lei 8.159/2002
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É de competência do CONARQ estabelecer diretrizes para o funcionamento do SINAR, visando a gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivos
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Quanto a forma de arquivamento, os arquivos podem ser verticais ou horizontais
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Quanto aos graus de sigilo os documentos são classificados em Ultra-Secretos, Secretos, Confidenciais e Reservados
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O acesso aos documentos sigilosos referente à honra e imagem das pessoas será restrito por um prazo máximo de 100 (cem) anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez
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O prazo máximo para restrição dos documentos Secretos é de 20 (vinte) anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez
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O método geográfico onde o critério de classificação seja Estado, Cidade e Correspondente, primeiro coloca-se em ordem crescente pelo nome do Estado, para depois ordenar as cidades priorizando as capitais dos estados
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NO método Variadex, o arquivo será segmentado em cinco cores, associando para cada cor um grupo de letras do alfabeto.
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Com base nas regras da ABNT: Camila Índio do Brasil BRASIL, Camila Índio do
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João Carlos da Fonseca Junior FONSECA JUNIOR, João Carlos
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Maria Aparecida Santa Cecília CECÍLIA, Maria Aparecida Santa
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Esteban De Penedo PENEDO, Esteban de
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Princípios e Técnicas para Organizar e Administrar Arquivos A Organização e Administração de arquivos é composta de quatro fases eu são: Levantamento de Dados, Análise de Dados Coletados, Planejamento e Implantação, Acompanhamento
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Durante a fase de organização é realizada a escolha de equipamentos adequados para uma utilização mais otimizada
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O Protocolo em como função somente Receber, registrar e encaminhar a documentação recebida
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A Gestão Eletrônica de Documentos permite uma utilização de forma mais otimizada, agilizando a busca da informação necessária
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Conservação e Cuidados com Documentos A luz artificial deverá ser utilizada com parcimônia
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A umidade enfraquece o papel e pode ainda propiciar o surgimento de mofo
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Poeira e Gases contribuem para o envelhecimento precoce dos papéis, ambos destroem as fibras dos papéis
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O método de combate mais eficiente aos insetos é a formigação
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Os documentos sigilosos devem ser de conhecimento restritos e requerem medidas especiais de salvaguarda para sua custódia
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As fotografias em um arquivo, são classificadas quanto ao gênero em documentos iconográficos
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Gestão Administrativa
FIM DA APRESENTAÇÃO Gestão Administrativa
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