A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID"— Transcrição da apresentação:

1 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
Subprojeto MATEMÁTICA

2 PIBID - MATEMÁTICA Coordenador/Orientador: Francisco Egger Moellwald (FACED) Professores/Orientadores: Elisabete Zardo Búrigo (IM), Marcus de Azevedo Basso (IM) e Maria Alice Gravina (IM). Grupo de bolsistas por escola: Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira Gilberto Silva dos Santos Bruna Santos de Souza Bruno Marques Collares Fernanda Michele Kettermann Maria Luiza dos Santos Cardoso Francielle da Silva Marques Sara Oppermann Cordoni Gabriel Dummer Camargo Vanessa Girelli Tonet Patrícia Lima da Silva

3 O que é o PIBID Matemática
É um projeto que está sendo desenvolvido no Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia e na Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira, que foram selecionados atendendo aos seguintes critérios, estabelecidos pela CAPES: Possuir índice IDEB e resultado no ENEM abaixo da média nacional; Atender comunidades da periferia urbana; Oferecer, além do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. As ações são orientadas por um docente da Faculdade de Educação e três docentes do Instituto de Matemática.

4 Ações Previstas Estudo da memória da escola;
Utilização de recursos de tecnologia da informação e da comunicação; Atualização de metodologias de ensino e aprendizagem de matemática; Criação de novos materiais concretos para o laboratório de matemática; Participação da comunidade no ambiente escolar; Melhoria dos Índices IDEB e ENEM.

5 Ações que estão sendo Realizadas

6 Estudo da Memória da Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira Coordenadora na escola: Deisi Aloy

7 Mapa conceitual da história da Escola

8 Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia
Estudo da Memória da Escola Instituto Estadual Professora Gema Angelina Belia

9 Construção/Organização do Laboratório de Matemática
Produção materiais que auxiliem no ensino-aprendizagem da Matemática

10 Preparação para a Prova Brasil e o ENEM.
Oficinas com jogos e materiais manipulativos. Encontro para a discussão de problemas matemáticos.

11 Oficinas Prova Brasil D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto, em mapas, croquis e outras representações gráficas. Uma questão utilizada: Observe a figura: a) Que ponto da cidade corresponde à coordenada (5,G)? b) Que coordenada corresponde à catedral? c) Que ponto da cidade corresponde à coordenada (8,C)? d) Que coordenada corresponde ao teatro? e) Que ponto da cidade corresponde à coordenada (7,H)? f) Que coordenada corresponde à quadra poliesportiva?

12 Atividade de apresentação/interação
Número Secreto Atividade de apresentação/interação 1) Cada aluno fica com um número; em voz alta anuncia “Eu tenho nº ....”; em seguida informa quem será o número secreto seguinte, através de alguma operação. o aluno que tem esse número diz em voz alta o seu número, e assim por diante.

13 Poliedros Poliedros produzidos pelos alunos dos terceiros anos do Ensino Médio no Laboratório de Matemática.

14 Maratona dos Poliedros
Atividade realizada com os poliedros desenvolvidos pelos alunos. Mesa 01: Desenhar a planificação dos poliedros; Mesa 02: Desenhar a vista em três dimensões; Mesa 03: Separar os poliedros: Mesa 04: Encontrar a característica segundo a relação de Euler: V-A+F=2 Ilustração da divisão da Mesa 03

15 OBMEP Todos os alunos foram inscritos; Toda a escola se envolveu
na aplicação das provas; 22 alunos passaram para a segunda fase; - 5 alunos de Nível 1; - 5 alunos do Nível 2; - 12 alunos do Nível 3. Reuniões de estudo com os alunos que passaram para a 2ª fase.

16 Outras Atividades Oficina sobre Medidas com a 6ª série;
Oficina sobre Nºs Inteiros com 5ª e 6ª série; Oficina sobre Lógica com 5ª séries e 3º ano; Oficinas de resolução de problemas com 2º ano, revisando conteúdos para a prova do Projeto UNIBANCO - Jovem em Ação ;

17 Outras Atividades Oficinas de Xadrez com Ensino Fundamental;
Monitorias Ensino Fundamental e Médio; Produção de Jogos Matemáticos pelos alunos do 1º ano; Resoluções de problemas da OBMEP com a 6ª série;

18 Outras Atividades Oficina sobre o Plano Cartesiano com a 6ª série;
Oficina sobre o “Segredo dos Números” nas 5ªs séries; Resoluções de problemas da OBMEP com alunos da 5ª, 6ª e 7ª série; Oficinas de resolução de problemas com alunos da 8ª série e 3º ano do Ensino Médio, revisando conteúdos para a Prova Brasil.

19 Nossos Aprendizados Convivência com a realidade escolar;
Convivência com problemas que grande parte das instituições enfrentam; Contato com alunos; Experiência com planejamento de aulas e atividades para nossa formação; Planejamento de oficinas; Conhecimento de exames que compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica; Seleção de problemas e de materiais de Matemática e sua importância no ensino; Afirmação da carreira docente.

20 SITE: pibid.mat.ufrgs.br

21 Contatos Bruna Santos de Souza – bruh_89@hotmail.com
Bruno Marques Collares – Fernanda Michele Kettermann – Francielle da Silva Marques – Gabriel Dummer Camargo – Gilberto Silva dos Santos – Maria Luiza dos Santos Cardoso – Patrícia Lima da Silva – Sara Oppermann Cordoni – Vanessa Girelli Tonet –


Carregar ppt "Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google