A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria."— Transcrição da apresentação:

1 Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria Rossarola Líria Maria Schuh Fengler Marlete Sirena Teixeira Tania Maria Carniel

2 2ª Capacitação PIBID Tema: AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NOS LABORATÓRIOS DE APRENDIZAGEM: a relação refletida entre teoria e prática

3 Laboratório de Aprendizagem:
Sala específica para realização das atividades do Laboratório de Aprendizagem. Sala para guardar material.

4 Laboratório de Aprendizagem:
Outros locais para realização das atividades: Galpão Polipampeano, Sala de Vídeo e Laboratório de Informática. SALA DE VÍDEO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA GALPÃO POLIPAMPEANO

5 De 1º de junho a 15 de julho... Todos os alunos da escola foram convidados a participar, em turno inverso, do Laboratório de Aprendizagem. O trabalho de atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem foi desenvolvido contando com a presença dos alunos bolsistas da Unisc e com a supervisão das professoras.

6 Subprojeto 2 – Matemática Bolsista Gabriel no Laboratório de Aprendizagem
Jogos educativos para ensinar frações; dezena, centena e milhar; etc.

7 O aluno bolsista Gabriel:
Atendeu alunos de 5ª, 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental; Às sextas-feiras, pela manhã; Dias: 17de junho; 1º, 08 e 15 de julho; Atividades: dobraduras e recortes para ensinar frações.

8 Subprojeto 2 – Matemática Depoimentos de alunos atendidos pelo bolsista Tiago
Foi muito bom ter participado, foi um grande aprendizado. As explicações foram claras e me ajudaram muito. Tivemos aulas teóricas sobre função de 1º e 2º grau e ainda uma breve aula sobre geometria espacial. Acrescentou muito meu conceito sobre o assunto.

9 Aluno bolsista Tiago: Atendeu alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio; Dias: 13,20 e 27 de junho; 04 e 11 de julho; Horário: 13:30 até 17:25; Desenvolveu as seguintes atividades: aplicações de funções de 1º grau e geometria espacial.

10 Os alunos escreveram uma poesia no quadro e depois digitaram a mesma.
Subprojeto 2 – Computação Bolsista Camila no Laboratório de Informática Os alunos escreveram uma poesia no quadro e depois digitaram a mesma.

11 A aluna bolsista Camila:
Atendeu alunos de 1º e 2º do CAT às quintas-feiras, à tarde; E 5º ano e 5ª série do Ensino Fundamental, às segundas-feiras, pela manhã; Dias: 16,20 e 30 de junho; 07, 11 e 14 de julho; Atividades: exploração de mouse e teclado, jogos educativos, pesquisa na Internet, digitação de texto e desenho.

12 Subprojeto 2 – Computação Bolsista Douglas no Laboratório de Informática
As professoras puderam navegar em sites da Internet, com a colaboração do Douglas, na reunião pedagógica do Currículo por Atividades.

13 O aluno bolsista Douglas:
Atendeu alunos 2º e 3º ano do Ensino Médio, às segundas, à tarde; E às quintas, de 1º ano do CAT; Dias: 16, 20 e 27 junho; 04, 07, 11 e 14 de julho; Desenvolveu as seguintes atividades: pesquisa na Internet, construção de slides, digitação de currículo; Com os pequenos, ferramenta de pintura e digitação de nomes.

14 Subprojeto 3 – Letras Bolsistas: Fernando, Felipe e Karen no Laboratório de Aprendizagem
Leitura, compreensão e interpretação de texto com o olhar para o vestibular e Enem.

15 Subprojeto 3 – Letras Bolsistas: Fernando, Felipe e Karen
Gostei bastante porque as atividades não eram tão teóricas, eram dinâmicas, com bastante debate. Optamos por trabalhar com questões do Enem. Foi muito produtivo, os professores serão profissionais bem competentes.

16 Bolsistas Felipe, Fernando e Karen:
Turno: quinta-feira, à tarde; Dias: 16 e 30 de junho; 07 e 14 de julho; Alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio; Atividades: leitura e interpretação de texto, questões do ENEM e vestibular, debate sobre contos.

17 Subprojeto 3 – Letras Bolsistas: Luciane, Joice e Helen
Gostei bastante e aprendi bastante rimas. Levantar cedo e vir pra escola valeu a pena. Aprendi poemas e rimas. Trabalhamos com ditados populares também. Eu gostei muito.

18 Bolsistas Luciane, Joice e Helen:
Turno: quarta-feira, pela manhã; Dias: 15, 22 e 29 de junho; 06 e 13 de julho; Alunos de 5º ano e 5ª série do Ensino Fundamental; Atividades: leitura, interpretação, escrita, rimas, releitura de texto, comparações entre textos, expressões e/ou ditados populares.

19 Subprojeto 4 – Biologia e Ed
Subprojeto 4 – Biologia e Ed. Física Bolsistas: Simone, Caroline, Maiqueli, Josiane e Samuel Eu gostei e quero que tenha durante todo tempo de escola. As professoras eram legais. Que as outras crianças que vierem possam aproveitar.

20 Bolsistas Simone, Caroline, Maiqueli, Josiane e Samuel:
Às quartas-feiras, à tarde; Dias: 22 e 29 de junho; 06 e 13 de julho; Atenderam alunos de 1º e 2º ano do Currículo por Atividades; Desenvolveram atividades gerais(vídeo sobre água, joguinhos de Matemática envolvendo as 4 operações) e jogos esportivos e recreativos (coordenação motora, agilidade, alongamento).

21 Subprojeto 5 – História, Geografia e Filosofia Bolsistas: Evandro, Leonardo, Rafael e Suelen
O aluno Amadeu, do 3º ano do Ensino Médio, foi bem presente nas discussões. Ele é um apaixonado especialmente por História e Filosofia.

22 Evandro, Leonardo, Suelen e Rafael:
Quarta-feira, de manhã, alunos do Ensino Fundamental não compareceram; De tarde, alunos de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio; Dias: 1º, 15, 22 e 29 de junho e 06 de julho; Atividades: oficinas de cinema.

23 No progama do PIBID, aprendi várias coisas, além de me ajudar mais em coisas que não consegui pegar muito bem no horário de aula. Eu, além de aprender muito mais do que já sabia, me diverti muito com os jogos que os professores fizeram. Pra mim, PIBID foi muito bom pois aprendi bem mais e me diverti bastante.

24 Considerações gerais:
Todos os trabalhos realizados foram de grande valia para a formação de competências nos alunos, para o enriquecimento dos conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades. Apesar da pouca frequência dos alunos, principalmente aqueles do Currículo, conseguimos implantar o plano do Laboratório de Aprendizagem.

25 Momentos felizes...

26 Para professores e alunos!

27 Mais... Muito mais!

28 A Escola Polivalente agradece a todos os bolsistas que atuaram junto aos alunos. Valeu por tudo!


Carregar ppt "Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google