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0 ILUMINISMO.

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1 0 ILUMINISMO

2 DEFINIÇÃO Corrente de pensamento dominante no século XVIII, que defende o predomínio da razão sobre a fé e estabelece o progresso como destino da humanidade. O século XVIII ficou conhecido como sendo o Século das Luzes, A Ilustração. Tem o sentido de iluminar, combater o obscurantismo, eliminar as supertições e buscar esclarecimentos sobre a vida humana.

3 Características básicas:
Quem promoveu? O iluminismo representou basicamente a forma da burguesia interpretar o mundo; Características básicas: Racionalismo; Cientificismo; Antiabsolutismo; Anticlericalismo; Defesa das liberdades individuais.

4 As luzes da razão O ser humano torna-se produtor do conhecimento. O pressuposto básico do Iluminismo era a razão, e seu objetivo, encontrar a verdade. Para os Iluministas o conhecimento somente podia ser considerado verdadeiro quando fosse evidente para a razão e para os sentidos.

5 O contexto histórico em que surgiu o Iluminismo
O pensamento ocidental antes tão marcado pelo misticismo religioso, conheceu a partir do século XVIII uma nova possibilidade de construção sustentada no racionalismo. O mundo físico e seus fenômenos deixavam de ser justificados pela religião e passavam a ser explicados pela razão. O Iluminismo foi acima de tudo uma revolução cultural porque propôs uma nova forma de entender natureza e a sociedade e significou uma transformação profunda na forma de pensar, pois rompeu com a maneira como as pessoas pensavam antes.

6 Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
Ascensão econômica da Burguesia Revolução Científica (Galileu, Descartes, Newton...) Crise do Antigo Regime

7 “Iluminar, combater a ignorância, as superstições, ser guiado sempre pela razão”
Atrelado à classe burguesa, que lutava contra a intervenção do Estado na economia Burguesia = pagava altos impostos sustentava Nobreza = cargos no governo Clero = privilégios isentas de impostos

8 O que o Iluminismo combatia
O absolutismo monárquico; O mercantilismo – A intervenção do estado na vida econômica; A tese do direito divino dos reis; A participação da igreja na vida pública.

9 Burguesia e Iluminismo
Ao criticar o Antigo Regime a burguesia foi desenvolvendo sua própria ideologia, baseando-se no seguinte argumento: o Estado só é verdadeiramente poderoso se for rico; para enriquecer, ele precisa expandir as atividades capitalistas; para expandir as atividades capitalistas é preciso dar liberdade e poder à burguesia.

10 As luzes da razão Esclarecer é educar.
Os homens são produtos da educação e da sociedade em que vivem. O império da ciência. A ciência adquiriu o gigantesco poder de explicar o funcionamento do universo.

11 O que o Iluminismo defendia
A igualdade jurídica; Tolerância religiosa ou filosófica; Liberdade pessoal e social; Direito a propriedade privada; Defesa do contrato como mediador das relações sociais.

12 John Locke(1632-1704): o pai do Iluminismo
Acompanhou as transformações na Inglaterra durante a Revolução Inglesa (1689), a primeira revolução burguesa que derrubou o absolutismo e instalou um governo liberal. O estado deveria ser organizado a partir de um consenso ( do acordo entre os cidadãos).

13 John Locke: o pai do liberalismo
Os governados têm todo o direito de se rebelar contra um governo que não os atende; A burguesia precisa estar livre para comandar a economia, sem a intervenção direta do governo; Na Inglaterra, o fato da burguesia ter assumido o comando do Parlamento, levou ao progresso do país, que ainda no século XVIII se industrializou;

14 John LOCKE (1632 – 1704) Estado - função
Combate ao absolutismo Estado - função zelar e defender os direitos naturais do cidadão, senão o povo poderia destituí-lo

15 “o que eu sei é uma gota na imensidão de um oceano”
Newton deu continuidade aos estudos de Galileu (do tempo do Renascimento), ampliou os conhecimentos em Física e foi um grande matemático e filósofo.

16 Montesquieu ( )

17 Montesquieu: a separação dos poderes.
Charles Louis de Secondat ( ), jurista francês, escreveu O espírito das leis. Nessa obra, defendeu a separação dos poderes do Estado em legislativo, executivo e judiciário, como forma de evitar abusos dos governantes e de proteger as liberdades individuais.

18 Teorias para a sociedade liberal
Montesquieu: A teoria da separação dos três poderes, do estado em legislativo, executivo e judiciário.

19 “O espírito das leis” O poder deve ser dividido em três partes para evitar o absolutismo: LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO; O poder de um governante deve ser limitado; Defensor da instalação de República (com eleições presidenciais) em países pequenos; Defesa à Constituições liberais;

20 MONTESQUIEU (1689 – 1755) “só o poder limita o poder”
Divisão dos 3 poderes e autonomia, o que garantiria o cumprimento das leis vigentes, e a liberdade dos cidadãos

21 Teorias para a economia Na escola fisiocrata:
François Quesnay: Pregava a implantação de um capitalismo agrário, baseado no aumento de produção agrícola.

22 Adam Smith ( )

23 Os pensadores iluministas
Teorias para a economia Na escola do liberalismo econômico: Adam Smith: A economia deveria ser dirigida pelo livre jogo da oferta e da procura de mercado (Laissez-faire).

24 Liberalismo Econômico (“Escola Clássica”)
Adam Smith (1723 – 1790) “A riqueza das nações” 1° a fazer um estudo sobre o sistema capitalista Capital aliado ao trabalho = verdadeira riqueza da nação

25 O pai do liberalismo econômico:
Contra toda intervenção econômica estatal; O governo deve interferir o mínimo possível na economia; Liberalismo: “deixa fazer, deixa passar!” Suas ideias liberais inspiraram revoluções burguesas!

26 Voltaire: o filósofo burguês (1694-1778)

27 Voltaire: A crítica a igreja e a liberdade de pensamento.
“ Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

28 Grande defensor da liberdade de expressão, religiosa, econômica, política...
Um governante deve ser esclarecido... Pode ser um monarca, mas não absolutista!

29 Jean-Jacques ROUSSEAU (1712-1778)
Rousseau: A teoria do bom selvagem e contrato social.

30 Rousseau: o filósofo da natureza e da educação
“Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens”: a existência da propriedade privada é a culpada pelas guerras e misérias humanas; “teoria do bom selvagem”; “Contrato Social”: defesa à democracia (com eleições sem distinção entre classes sociais)

31 Na educação, Rousseau defendeu:
As mulheres seriam boas educadoras; Educação deve ser conduzida com amor; Pais devem cuidar de seus filhos com atenção e proximidade; Valorização dos sentimentos e do lúdico nas escolas;

32 Progresso deteriorava o homem (chocou os outros iluministas...)
O contrato social Povo = soberania das decisões Política = voto Homens = livres e iguais Progresso deteriorava o homem (chocou os outros iluministas...) Propriedade privada = raiz das infelicidades humanas (Discurso Sobre a Origem e Fundamento da Desigualdade Entre os Homens)

33 Os pensadores iluministas
Teorias para a sociedade liberal Diderot e D’Alembert: Organizadores da enciclopédia, que pretendia reunir os principais conhecimentos da época.

34 ENCICLOPEDISMO Enciclopédia = divulgação p/ grande número de pessoas, novas ideias do século XVIII Diversas áreas do conhecimento Organizadores: - Denis Diderot (1789) - Jean D’Alembert Outros: Voltaire, Montesquieu, Rousseau... Condenada pelo governo e pela Igreja como subversiva, circulou clandestinamente e influenciou as mentes da época

35 As luzes da razão A enciclopédia que iluminava.
A enciclopédia abordava todos os assuntos e divulgava as ideias filosóficas e políticas do Iluminismo.

36 Ideias Gerais: Defendiam a liberdade de mercado, a propriedade privada e o individualismo econômico Existiriam leis naturais que guiariam o funcionamento da economia Outros: - Thomas Malthus - David Ricardo - Stuart Mill

37 Enciclopédia: Difundir os ideais iluministas;
Circulação clandestina por causa da perseguição dos governos absolutistas (importância da Maçonaria neste sentido); Incentivar o uso da RAZÃO em vez da fé.

38 Despotismo Esclarecido
Os governantes absolutistas de alguns países europeus, com medo de revoltas liberais, adotaram certos princípios do Iluminismo, promovendo em seus estados uma série de reformas nos campos social e econômico. Esses governantes ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos. Déspotas esclarecidos – de modo geral, a palavra déspota refere-se a “ditador”, mas no nosso estudo ela designa o “monarca absolutista”. E, por mostrarem-se receptivos a certos princípios do Iluminismo, ficaram conhecidos através dessa expressão. Foi uma tentativa frustrada de evitar revoluções burguesas – mais cedo ou mais tarde elas aconteceram.

39 Déspotas Esclarecidos
Soberanos (ou ministros) que tentaram pôr em prática ideias iluministas, visando modernizar os estados que governavam, e assim diminuir a contestação Fim barreiras comerciais Fim censura aos livros Oposição Nobreza / Clero Apoio Burguesia

40 Fim da servidão e relativa liberdade de imprensa CATARINA II
PAÍS REI MEDIDAS ÁUSTRIA JOSÉ II Fim da servidão e relativa liberdade de imprensa RÚSSIA CATARINA II Criação do ensino leigo e de uma Universidade em Moscou PRÚSSIA FREDERICO II Chamado “o rei filósofo”, eliminou as torturas em seu país e criou o ensino obrigatório PORTUGAL JOSÉ I (orientado pelo ministro Pombal) Combate a influência inglesa na economia de seu país, incrementa a produção industrial e combate a influência política da Igreja no seu país atacando e expulsando os jesuítas do reino ESPANHA CARLOS III (orientado pelo ministro Aranda) Reduziu a tortura e a influência da Inquisição no país e expulsou os jesuítas

41 Consequências do Iluminismo:

42 Revoluções burguesas A independência dos estados Unidos (1776) foi a primeira revolução inspirada nos ideais iluministas e a segunda liderada pela burguesia (a primeira foi a da Inglaterra); A Revolução Francesa (1789), que marca a derrubada do Antigo Regime no país em que ele foi mais forte, também foi inspirada nos ideais iluministas; Revoltas e tentativas de revoluções pelo mundo todo, inclusive no Brasil (Inconfidência Mineira);

43 Importância do movimento:
Influenciou uma série de movimentos na Europa e fora dela que abalam definitivamente o Antigo Regime ao longo dos séculos XVIII e XIX, como por exemplo a Independência dos EUA e a Revolução Francesa; Base do pensamento contemporâneo em muitas sociedades ocidentais, no que diz respeito a organização política, econômica e social.

44 As ideias Iluministas no Brasil
Os pressupostos das luzes estiveram presentes em inúmeras revoluções ocorridas a partir da segunda metade do século XVIII. Essas ideias varreram quase o mundo todo, levando as pessoas a se organizarem para derrubar a sociedade de privilégios que marcou o Estado moderno. Nas colônias americanas, o ideário iluminista estimulou as lutas de independência. No Brasil as conjurações Mineira (1789) e Baiana (1798) foram fortemente influenciadas pelo Iluminismo.


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