A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliando projetos em grupo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliando projetos em grupo"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliando projetos em grupo

2 Pergunta central? Você quer propor um projeto em grupo, mas está inseguro/a de avaliar seus alunos justamente? Trabalho em equipe, muito provavelmente, fará parte de sua carreira profissional. Então agora é a hora de praticar e refinar essa habilidade!!!!!

3 7 atitudes essenciais para um bom trabalho em equipe
Ouça. (‘piggy-backing off other’s ideas) Questione. (interação, discussão) Convença. (trocas, definindo, repensando) Respeite. (opiniões) Ajude. (ofereça) Compartilhe. Participe.

4 Como implementar aprendizagem colaborativa em sala de aula?
Dicas para o planejamento e projeto em grupo Estabelecimento de regras e normas para o grupo Técnicas para avaliar projetos em grupo Exemplos de formulários Referencias

5 Dicas para o planejamento e projeto em grupo
Dar aos alunos direções/instruções claras e critérios específicos para o projeto. (objetivo geral, objetivos específicos: tarefa maior, sub-tarefas) Reuniões do grupo com atas/cronogramas (anteriores e do dia) Formar grupos de 3 à 5 alunos Pedir aos alunos para estabelecer expectativas e normas do projeto (documentado) Promover coesão do grupo através de informações coletadas de avaliações individuais e do grupo (processo) Permitir que os alunos se arrisquem e errem (behaviorismo) Estipular um cronograma para checar progresso. Eleger um membro responsável para o objetivo geral (a tarefa geral) e outros membros para as sub-tarefas. Exempo: EPLE

6 Estabelecimento de regras e normas para o grupo
Myers (1992) sugere as seguintes regras para a sala de aula Cada membro do grupo é responsável pelo seu trabalho e comportamento. Os membros do grupo devem ajudar qualquer outro membro do grupo que estiver com dificuldade ou que pede ajuda. Nenhum membro do grupo pode pedir ajuda para a professor/a a menos que todos os membros do grupo têm a mesma questão

7 Técnicas para avaliar projetos em grupo
Avaliação de membros e auto-avaliação dos papéis desempenhados (formulários ou relatórios) Diários individuais (informações sobre o que acontece em cada reunião Reuniões em grupos – ata/cronograma Notas individuais e do grupo – o professor pode dividir a nota do projeto em porcentagem da contribuição individual e do grupo (bom se houver avaliação dos outros membros e auto avaliação)

8 Exemplos de formulários
Formulário para dar nota ao indivíduo Formulários para dar notas para a parte técnica Formulários para dar nota ao grupo Avaliação dos outros membros do grupo Apresentação do grupo

9 Referencias Carter, J. H. (1995). Dealing with parasites in group projects. Paper presented at the Annual Meeting of the Speech Communication Assoc. (81st, San Antonio TX, Nov , 1995). ERIC # ED O'Quin, K. (1996). Depth by doing: Cooperative research projects in social psychology. In Proceedings  of the Annual Conference on Undergraduate Teaching of Psychology. (10th, Ellenville NY, March 20-22, 1996) ERIC # ED Mason, E. (1972). Collaborative Learning. New York: Agathon Press, Inc. Dale, H. (1997). Co-authoring in the classroom: Creating and environment for collaboration. Theory and Research into Practice (TRIP) Series. National Counsel of Teachers of English, Urbana, Ill. ERIC # ED Keaten, J. A. & Richardson, M. E. (1992). A field investigation of peer assessment as part of the student group grading process. Paper presented at the Western Speech Communication Association convention. (Albuquerque NM, Feb. 14, 1992). ERIC # ED Strong, G. (1993). Teaching writing with small groups. In Thought Currents in English Literature, vol. LXVI, Dec ERIC # ED


Carregar ppt "Avaliando projetos em grupo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google