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PublicouRaul Meneses Alterado mais de 10 anos atrás
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Motivação, retenção do conhecimento e do aluno em um curso de Gestão de TI Mauro Cesar Bernardes Estácio Uniradial – São Paulo
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Cenário
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Desafios Curso novo Turmas heterogêneas (conhecimento, habilidades e atitudes): Cultura, idade, formação, vivência profissional, familiaridade com práticas de gestão e conhecimento técnico. Aproveitar as experiências existentes Atender as expectativas dos menos experientes sem sobrecarregar os mais experientes Minimizar conflitos aluno x professor decorrente de entrega de atividades Incentivar a cultura Desmistificar o “curso teórico” Agregar valor a partir do desenvolvimento de competências Reter o aluno
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Prática 1: administração de diferentes expectativas
A cada bimestre: Propor 8 trabalhos práticos (1 por semana); Somente as 4 maiores notas serão consideradas; Bonificação com horas/atividade, proporcionais à complexidade do trabalho e à nota obtida; Sorteio de um livro entre: Quem entregar todos os trabalhos Maiores notas (20%)
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Prática 2: desenvolvimento crítico
Resenhas críticas de pelo menos 03 artigos (ou capítulos) Complexidade progressiva Alternância entre revisão e auto-aprendizado Motivar a reflexão e a evolução na forma de expressão de cada aluno Resenhas com no máximo 3000 caracteres
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Prática 3: motivação para o estudo contínuo
Aplicação de 2 mini-provas a cada bimestre Conteúdos pontuais Somente a maior nota será considerada Agendar datas no primeiro dia de aula do bimestre Avaliar competências: resolução de pequenos cases Mini-provas não possuem substitutiva
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Prática 4: incentivo ao desenvolvimento cultural
Desenvolver 1 relatório técnico por bimestre a partir de filmes ou visita técnica Tema atual Filme: oportunidades culturais e, sempre que possível, baseados em fatos reais; Visita técnica: Centros de tecnologia ou empresa de destaque
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Prática 5: aproveitamento das experiências e desenvolvimento de lideranças
Exploração de experiências existentes a partir de lideranças de grupos heterogêneos para resolução de cases em sala de aula Sensibilizar os menos experientes a partir da análise dos líderes Permitir o rodízio de lideranças
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Prática 6: motivação para a certificação profissional
Aplicação de simulados Busca de depoimentos (Empresas, ex-alunos, anúncios, ...) Exemplos de certificações: ITIL COBIT Xxxxxx Xxxx Xxxx Xxx Xxxx X xx x Xx xxxxxxx
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Prática 7: avaliar competências
Avaliar competências baseando-se em resolução de cases
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Prática 8: Necessidade de formalização
Definição do ACIENA (ACordo Individual de ENtrega de Atividades) Formalizar todas as regras; Entregue no primeiro dia de aula de cada bimestre; Definição prévia das atividades Cronograma de entrega das atividades Necessidade de seguir o acordo Formalidade na entrega do acordo
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Prática 9: não deixe de cumprir as regras acordadas no ACIENA, mas…
Divirta-se!!
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Dificuldades encontradas
Desconfiança na formalização no ACIENA Conscientização acerca de possibilidade de não entregar atividades sem prejuízo de avaliação Cumprimento de regras e prazos Preparação prévia das atividades: planejamento Inicialmente: ato isolado
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Trabalhos futuros Sensibilizar demais professores do curso a replicarem as ações Incentivar o desenvolvimento de cases interdisciplinares anteriores à avaliação de competências Mapear as competências desenvolvidas com aquelas previstas no catálogo Promover ajustes com a inserção de novas práticas
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Muito obrigado a todos! Mauro Cesar Bernardes mcesar@usp.br
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