A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Compreender a importância da reflexão ética na prática educativa. Identificar, na sociedade, valores conflitantes, cujas motivações devem ser equilibradas e analisadas constantemente. Relacionar o processo educativo à possibilidade de desenvolver um debate permanente, no qual possíveis conflitos possam ser resolvidos de forma harmônica.

2 Qual é a educação que desejamos?
Para que ética na educação? O que é eticamente esperado da prática docente?

3 A DISTINÇÃO ENTRE ÉTICA e MORAL
ÉTICA estuda a conduta do homem: seus fins, meios e motivos de seu agir, refletindo sobre sua própria natureza. Analisa normas, valores e regras que orientam o comportamento do homem no convívio social. A ÉTICA vai se construindo com a convivência. Quero (mas não devo) Devo (mas não posso) Posso (mas não quero) Como se define o que é ético? MORAL: Conjunto de regras, normas e preceitos que orientam a conduta efetiva de diversas comunidades específicas, estabelecendo o que está permitido, o que está desaconselhado e o que está proibido.

4

5 Qual é o papel social da escola?
Preparar o aluno para a vida (conhecimento, convivência, cidadania e trabalho). promover a autonomia dos alunos, estimulando a sua capacidade de pensar livremente e decidir por si próprios. Elaborar um projeto pedagógico comprometido com a realidade social, com o fortalecimento dos processos de humanização e democratização. Despertar o pensamento ético como determinante na formação da consciência cidadã do aluno. Estimular o convívio democrático e tolerante entre os alunos, fomentando o respeito às diferenças individuais (religiosas, étnicas, culturais, políticas, etc). Estimular o diálogo Valorizar a iniciativa e a criatividade do aluno.

6 ESCOLA, CONFLITO E CONVIVÊNCIA
Os desafios da escola: Burocracia, hierarquia e autoritarismo Ambiente discriminatório e de atitudes preconceituosas Repetência e evasão Gestão Democrática As tecnologias Sobrelotação e infraestrutura Avaliação como processo hierarquizador, classificatório e rotulador dos alunos Violência Inexistência de condições de convívio acolhedores e atrativos.

7 ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMUNICATIVA E CONVIVENCIAL.
Diálogo Respeito e tolerância Cultivo das boas relações interpessoais Aprendizagem cooperativa Compromisso com o bem comum de caráter global Aceitação do pluralismo e da diversidade Pedagogia participativa e motivadora Valorização da criatividade

8 PRINCIPAIS DESAFIOS EDUCACIONAIS
Investimento, planejamento e gestão Alfabetização Acesso e qualidade do ensino Reforma curricular Distorção idade-série Formação / valorização dos professores Infra-estrutura de escolas

9 Ética na Escola 

10 SITUAÇÃO PARA REFLEXÃO:
A equipe pedagógica da Escola Renascer levou as crianças do Ensino Fundamental a um passeio ao Parque Aquático. Ficou acertado entre a escola e o parque, que crianças de até 8 anos de idade pagariam meia, ou seja, a metade do valor do ingresso. Maria tem 10 anos, mas parece ser muito mais nova. Na entrada, a atendente do parque sequer perguntou a idade da criança, por aparentar mais jovem, cobrou a metade do valor. O responsável da escola imediatamente falou: “senhora, o troco está errado. A aluna tem 10 anos e paga o valor integral.

11

12 O APRENDIZADO DA CIDADANIA
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s (1998) A grande novidade introduzida pelos PCN’s foi considerar a ÉTICA (convívio social) como um tema transversal do processo educativo brasileiro. TEMAS TRANSVERSAIS Ética Saúde Sexualidade Meio Ambiente Pluralidade cultural Estudos econômicos

13 AS RELAÇÕES NA DINÂMICA DA SALA DE AULA
Entender que o modo como o professor atua em sala de aula é essencial para que os alunos tenham acesso a uma reflexão ética.. Reconhecer a autoridade do professor para a orientação e conduta da aula. Refletir sobre a transferência de responsabilidade da família para a escola. Reconhecer a importância da afetividade no processo educativo. Perceber a importância do diálogo. Analisar a violência social e suas consequências na escola. Manter o ambiente organizado e limpo.

14 Qual é o compromisso ético do professor ?
A ÉTICA NA ESCOLA Qual é o compromisso ético do professor ? Ser humilde e apresentar um comportamento coerente com a prática. Ser responsável, assíduo, pontual e cumpridor de prazos Proporcionar um debate democrático entre todos que convivem na escola, comprometido com as práticas igualitárias. Discutir sobre cidadania, direitos e deveres. Incentivar o pensamento crítico. Contextualizar o ensino da ética à vivência do aluno. Promover a cooperação e o respeito. Evitar qualquer atitude que gere discriminação e preconceito. Evitar comentários negativos sobre o trabalho de outros professores.

15 COMPROMISSO ÉTICO DO ALUNO
Respeitar o trabalho do professor e dos funcionários da escola. Não colar em avaliações e/ou plagiar trabalhos da internet. Ter um comportamento que crie um ambiente positivo e agradável na escola. Não pegar objetos dos colegas sem pedir emprestado. Não pagar a “outros” para elaborarem trabalhos acadêmicos. Respeitar as normas e regras de funcionamento da escola. Evitar uso de apelidos nos colegas que possa gerar mágoas e mexer com a autoestima.


Carregar ppt "FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google