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Usabilidade de Interfaces Humano-Computador

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Apresentação em tema: "Usabilidade de Interfaces Humano-Computador"— Transcrição da apresentação:

1 Usabilidade de Interfaces Humano-Computador
Material adaptado do Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento de Informática e Estatística - UFSC

2 Usabilidade A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradável. 2

3 Problema de Usabilidade
... qualquer coisa que interfira com a habilidade do usuário em completar suas tarefas de forma efetiva e eficiente. (Karat, 1992) ... um aspecto do sistema e/ou da demanda sobre o usuário que torna o sistema desagradável, ineficiente, oneroso ou impossível de permitir a realização dos objetivos do usuário em uma situação típica de uso. (Lavery et al, 1997) 3

4 Oportunidades de uma Avaliação de Usabilidade
Definir a aceitação ou não, de projetos encomendados. Propor revisões/ajustes/customização em produtos acabados. Comparar o desempenho efetivo de softwares interativos ..... Propor correções em projetos em desenvolvimento. Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 9 36

5 Objetivos da Avaliação de Usabilidade
Observar e registrar de maneira objetiva os problemas efetivamente enfrentados pelo usuário na interação com o sistema; Observar, quantificar e medir, as taxas de Eficácia, Eficiência e Produtividade do usuário na interação com o sistema; Diagnosticar as características do projeto da interface com o usuário que provavelmente representem obstáculos à interação; Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 11 36

6 Objetivos da Avaliação de Usabilidade (cont.)
Identificar as desconformidades do software em relação aos padrões de usabilidade. Conhecer a satisfação do usuário em relação ao sistema (nem sempre relacionada diretamente com produtividade). Prever dificuldades de aprendizado. Prever os tempos de execução de tarefas informatizadas. Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 10 36

7 Técnicas de Avaliação de Usabilidade
Técnicas Prospectivas  baseadas na opinião do usuário sobre a interação com o sistema Técnicas Preditivas  baseadas em modelos formais baseadas no conhecimento do projetista Técnicas Objetivas baseadas na observação da interação Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 12 36

8 Técnica Objetiva Ensaios de Interação
Simulação de uma situação real de trabalho, em campo ou em laboratório, da qual participam usuários representativos da população alvo do sistema com o objetivo de revelar problemas ligados a utilização real do sistema e obter dados objetivos sobre a produtividade na interação 67 36 36

9 Ensaios de Interação Características
Abordagem técnica orientada ao usuário e à tarefa Tipo de Diagnóstico revela problemas barreiras e obstáculos, gerais, iniciais e definitivos; 62 38

10 Ensaios de Interação Parâmetros (1/3)
Cenários conjuntos de operações da uma tarefa real que, durante uma simulação com o sistema serão realizados por uma amostra de usuários-alvo do aplicativo. Amostra de Usuários especialistas nas tarefas, metade novatos, metade experientes na operação do sistema; não forçá-los a participar (motivá-los) : garantir o anonimato nos registros (se necessário); 90 40 65

11 Ensaios de Interação Parâmetros (2/3)
Local de realização local de trabalho; laboratório; Verbalizações do usuário verbalização simultânea; verbalização consecutiva: comentários consecutivos realizados pelo usuário na realização dos cenários com o registro de suas ações; 41

12 Ensaios de Interação Parâmetros (3/3)
Situações de impasse não interferir, deixar o usuário resolver sozinho a tarefa; interferir, mostrar o caminho ao usuário; propor o abandono e a troca de tarefas; Não prolongar as situações de impasse; Encerrar o ensaio no caso de constrangimentos; 43

13 Ensaios de Interação Resultado da Avaliação
Relatório Análise e interpretação dos dados obtidos Redação do relatório 62 45

14 Trabalho Prático - Dicas :
Defina um conjunto de operações de uma tarefa real que, durante uma simulação com o sistema serão realizados por uma amostra de usuários-alvo do sistema. Defina o ambiente em que será executada a avaliação (laboratório, em casa, no local de trabalho) 46

15 Trabalho Prático - Dicas :
Especifique o perfil dos participantes: - Para isto poderão ser utilizados parâmetros como: I) Idade do usuário II) Tipo de Usuário (ocasional ou freqüente) III) Conhecimento da tarefa (novato ou experiente) - Atenção: Garanta ao usuário anonimato nos registros Marque local, data e horário com cada um dos usuários para execução da avaliação. - É importante esclarecer o participante sobre os objetivos do teste, enfatizando o fato de ser o sistema, e não ele, o foco das avaliações. 47

16 Trabalho Prático - Dicas :
Proponha a execução das tarefas (cenários) pré-definidos aos usuários-alvo. Atenção: - Não exponha um participante à observação ou aos comentários de colegas; - Nunca tome atitudes grosseiras, que possam inibir o usuário; - Em hipótese alguma o usuário pode sentir-se culpado pelo fracasso na tarefa durante a avaliação. 48

17 Trabalho Prático - Dicas :
Verbalizações - Deve-se solicitar ao usuário que verbalize suas ações e/ou dúvidas enquanto realiza a tarefa do teste; Registro das ações Registre todas as ações do usuário. Exemplo: - Dúvidas sobre o que um ícone representa, - Incertezas na localização das tarefas dentro do menu, - Mensagens de erro não compreendidas, - Impossibilidade de retornar a um estado anterior, etc... 49

18 Trabalho Prático - Dicas :
Descrição da avaliação realizada - Aponte os detalhes da realização de cada teste, incluindo a descrição do perfil dos usuários participantes, os cenários utilizados e, para cada usuário, as ações/dúvidas que surgiram na realização dos testes; - Elabore uma avaliação levando em consideração o perfil dos usuários, os princípios de usabilidade e os problemas encontrados pelo usuário na realização do teste; - Proponha melhorias que poderiam ser realizadas na interface do software testado. 50


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