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VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS

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Apresentação em tema: "VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS"— Transcrição da apresentação:

1 VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Universidade Federal do Pará Instituto de Educação Matemática e Científica I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS Discentes: Elenice Rosário da Conceição Elian de Nazaré de Sousa Dias Marcela Cristina de Sousa Barros Sayara Alessandra Dahas da Silva Docente: Profª. Valdete Leal de Oliveira Introdução O interesse em realizar a presente pesquisa surgiu a partir de debates e discussões fomentadas no eixo temático: Compreensão e Explicação dos Processos do Desenvolvimento e da Aprendizagem I, no qual problematizou-se a pratica pedagógica do professor e a relação entre a criança e as descobertas dentro da ótica de Vygotsky. De acordo com SILVA (2008) Vygotsky nasceu em 17 de novembro de 1896, em Orsha, Bielo-Rússia. Formou-se em Direito, Literatura, História, Filosofia, Medicina, e Psicologia. E também quando ele passa a criticar a psicologia tradicional, que era uma psicologia que buscava ter a inter- relação: Mente e corpo, onde via o homem como um sujeito mecânico passivo, e as influências históricas não interferiam na sua formação. Objetivo Verificar como um professor do 3ºano/9º dos anos iniciais de uma escola pública de Belém, utiliza a teoria de Vygotsky em sala de aula.  Metodologia A presente pesquisa fundamentou-se na teoria vygotskiana, que tem um papel fundamental na área da educação, principalmente na formação de professores. Nesse sentido investigamos: Como o professor dos anos iniciais do ensino fundamental aborda a teoria vygotskiana em sala de aula? Para responder tal questão, foi realizada uma pesquisa qualitativa com estudo de caso. Para a coleta de informações foi realizada a observação direta sem participação. Mais do que perguntar, percebemos um comportamento típico de uma aula tradicional, sem nenhuma interação dos alunos com a professora. A entrevista foi semi-estruturadas, para verificar se os professores estão usando na prática a teoria vygotskiana, para auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Os instrumentos usados para a pesquisa foram a gravação de áudio das aulas e o diário de campo. Após as observações os dados coletados foram analisados, com base numa fundamentação teórica, objetivando compreender  o problema. Resultados e discussões Durante a observação em sala de aula verificou-se que a teoria não é aplicada no cotidiano escolar. Observou-se que a professora é tradicional de acordo com ARAÚJO (2009) : "A metodologia mais adotada era a da aula expositiva, centrada no professor. Durante as aulas os alunos ficavam sempre enfileirados, carteiras postas atrás das outras carteiras, no rigor do bom comportamento, uns sentados atrás dos outros, com destaque para situações em sala de aula nas quais eram feitos exercícios de fixação, como leituras orais e silenciosas além de muitas cópias de lição, de casa e de aula.” (ARAÚJO, 2009, p. 4). Onde cobrava dos alunos que ficassem em silencio e só falavam quando ela pedia, e na sua atividade metodológica se apoiava em atividades do livro didático, sendo como um principal instrumento de mediação a utilização do quadro negro. Durante a realização das atividades a professora não interage com os alunos, não age como mediadora no processo do ensino-aprendizagem deste aluno e infelizmente não utiliza os conhecimentos prévios dos alunos. Observamos também na sala de aula que as carteiras são organizadas em fileiras dificultando a interação entre os alunos e dessa forma focando a atenção somente para a professora. Em conversa com a professora foi perguntado se ela conhecia a teoria de Vygotsky. Ela respondeu que desconhecia a teoria e o autor e, com isso perguntamos sobre a sua formação, a sua formação é em filosofia e magistério. Dessa forma percebemos que as teorias não são aplicadas em sala de aula. CONSIDERAÇÕES FINAIS Concluímos que a realização das observações em sala de aula, não condiz com uma adequação de aprendizagem para o aluno, mas sim está inserido dentro de uma realidade específica destes sujeitos, oriundos de diversos contextos, sejam eles familiar , religioso, cultural dentre outros. Contudo, a teoria de Vygotsky tem grande relevância no meio educacional tanto para a formação de professores como para o processo ensino- aprendizagem dos alunos. Mas infelizmente na pratica em sala de aula elas não são aplicadas, para proporcionar uma aprendizagem significativa para os alunos. E muita das vezes a pratica fica restrita a atividades baseadas nos livros didáticos. A teoria vygotskiana é importante para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo das crianças. E que os professores deveriam seguir as teorias na prática, para melhor conhecimento dos conteúdos aplicados em sala de aula. . Referência SILVA, Adriano Sales dos Santos. Fundamentos teóricos e metodológicos da educação infantil. Belém: ed. UFPA, 2008. VYGOTSKY, Lev Semenovich, A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: 6ª Ed., 1998. COELHO, Luana e PISONI, Silene. Vygotsky: sua teoria e a influencia na educação. Disponível em < Acesso em: 25 de março de   PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e Técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico] / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ARAÚJO. Maria José de Azevedo. Do professor tradicional ao educador atual: Desempenho, compromisso e qualificação. Disponível em < Acessado em 20 de junho de 20 14


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