A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes;"— Transcrição da apresentação:

1 A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes;
1525 – 1600 – período de manifestações artísticas; 1600 – 1750 – Barroco; 1725 – 1750 – Rococó na França;

2 MANEIRISMO PINTURA MEADOS DO SÉCULO XVI; ROMA E FLORENÇA;
AMANEIRAMENTO SUPERFICIALIZADOR “VISÃO INTERIOR DO ARTISTA” SOBRE A AUTORIDADE DA NATUREZA E DO ANTIGO; QUEBRA DO EQUILÍBRIO CLÁSSICO;

3 BUSCA POR MAIS DE UMA VERDADE; OUTROS IDEAIS DE CORPOS;
PARGIANINO – AUTO-RETRATO

4 PARGIANINO – A MADONA DO PESCOÇO COMPRIDO

5 MANEIRISMO “ELEGANTE”
MUITOS RETRATOS; BELEZA EXTRATERRENA; ESTIRPE Vs. INDIVIDUALIDADE; ESQUECIMENTO PÓS – 1600; AGNOLO BRONZINO – BIA DE MEDICI

6 TINTORETTO – A ÚLTIMA CEIA – 1592-94

7 PROTO - BARROCO ANTECIPAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS BARROCAS;
INÍCIO EM 1520; CORREGGIO – PRINCIPAL REPRESENTANTE; PERSPECTIVA ILUSIONISTA; ESPAÇO VAGO; FIGURAS ESVOAÇANTES;

8 AUSÊNCIA DA GRAVIDADE; CORPOS SADIOS E ENERGÉTICOS;
ÊXTASE ESPIRITUAL E O CARNAL; PROTO-BARROCO É TRABALHADO PÓS 1600; CORREGGIO – JÚPITER E IO

9 REALISMO ITALIANO BRÉSCIA E VERONA (FAIXA NORTE); REALIDADE COTIDIANA;
TEMAS CRISTÃOS EM UM ÂMBITO COTIDIANO; PAOLO VERONESE – A MORTE DE CRISTO

10 CONTRAPONTO COM O RENASCIMENTO:
O HOMEM NÃO É IDEALIZADO; O HOMEM VISTO NA SUA DIMENSÃO CORPÓREA; NENHUMA TENTATIVA DE RETRATAR A ALMA HUMANA; PAOLO VERONESE – CRISTO NA CASA DE LEVI FOI ACUSADO PELA SANTA INQUISIÇÃO POR RETRATAR CRISTO COM BÊBADOS, ANÕES, ALEMÃES E BOBOS.

11 Renascimento setentrional
TARDIO – ALEMANHA, PAÍSES BAIXOS, FRANÇA; GUERRA DE CEM ANOS ENTRE O RENASCIMENTO E O GÓTICO FINAL; 1500 – 1600; REFORMA (BERÇO ALEMANHA);

12 BARROCO NA ITÁLIA 1600 – 1750; BARROCO: IRREGULAR, CONTORCIDO, GROTESCO; SÉC. XVII MARCA A SEPARAÇÃO DA CIÊNCIA E DAS ARTES; CONTRA-REFORMA; CATOLICISMO REVIGORADO, O ESATADO ABSOLUTISTA, NOVO PAPEL DA CIÊNCIA;

13 ROMA PATROCÍNIO PELO PAPADO;
ROMA COMO A MAIS BELA CIDADE DO MUNDO CRISTÃO; CONTRA-REFORMA: OS MISTÉRIOS DA FÉ COMO EXPERIÊNCIA INTERNA ABERTA A TODOS OS HOMENS;

14 RELIGIOSIDADE NATURALIZADA; LUZ NATURAL E SIMBÓLICA;
CARAVAGGIO – A VOCAÇÃO DE S. MATEUS;

15 PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE MULHERES (ARTISTAS);
CENAS ERÓTICAS E VIOLENTAS; NARRATIVA TRÁGICA DE HERÓIS BÍBLICOS; DRAMA INTERIOR DO ARTISTA; ARTEMÍSA GENTILESCHI

16

17 DINAMISMO; ESVOAÇAMENTO; GUERCINO – A AURORA

18 ARQUITETURA DINÂMICA; ENERGIA EXPRESSIVA;
OSTENTA A VITÓRIA DO CRISTIANISMO SOBRE O MUNDO PAGÃO; VIVA; DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS DO SÉCULO II E III; ROMPIMENTO COM A IDÉIA DE SIMETRIA CORPORAL (RENASCENTISTA)

19

20

21 FRANCESCO BORROMINI – FACHADA DE SÃO CARLO

22 ESCULTURA RECONHECE-SE COMO INSPIRADA PELO HELENISMO;
PERSONAGENS COM AÇÕES DIRIGIDAS; IMAGENS COMO METADES DE UM PAR; FIGURAS NÃO AUTÔNOMAS; FORÇAS INTERNAS QUE DETERMINAM A MOVIMENTAÇÃO DA IMAGEM;

23

24 GIAN LORENZO BERNINI

25 O TEATRO PINTADO CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS CÊNICOS;
PINTURA, ESCULTURA E ARQUITETURA; DOIS OBSERVADORES – A ARTE E O PÚBLICO; ILUSÃO; FIGURAS COLOCADAS NO PLANO DO OBSERVADOR;

26 MULTIPLOS OBSERVADORES; ESTÁTUAS NO CHÃO;
PINTURAS NO TETO; A LUZ VEM DE UMA JANELA AUTÊNTICA; GIOVANNI BATTISTA GAULLI

27 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO BARROCO
o predomínio do emocional sobre o racional; o artista fica livre de qualquer regra ou padrão para liberdade de criação; busca de efeitos decorativos e visuais; a busca de forte realismo pela inspiração popular; composição dinâmica;

28 predomínio da vertical sobre a horizontal com eliminação da linha reta, com fuga do geométrico;
a estreita relação das artes, através da arquitetura e escultura intimamente ligadas; valorização do entalhe na construção de altares, com luxo na decoração e aplicação a ouro; pintura de tetos com efeitos ilusionistas; fachadas simples, contraste entre a simplicidade do exterior com a opulência decorativa do interior, era a tônica na arquitetura; violentos contrastes de luz e sombra eram marcantes na pintura;

29 TEMA BARROCO CONTRADIÇÕES: CÉU E TERRA; FÉ E RAZÃO;
RELIGIOSO E PROFANO; DESEJO DO EU E DESEJO DE DEUS;

30 CLASSICISMO BARROCO FRANÇA; 1660 – 1685;
GOVERNO ABSOLUTISTA DE LUÍS XIV; DISPUTANDO COM ROMA A CAPITAL DAS ARTES PLÁSTICAS; TARDIA ENTRADA DO PROTO-BARROCO; HUMANISMO FRANCÊS;

31 PINTURAS COM ASPECTOS DE ESCULTURAS (BARROCO);
CLAREZA, EQUÍLIBRIO E MODERAÇÃO (CLÁSSICOS); ESVOAÇAMENTO (BARROCO); APELO MAIS PARA INTELIGÊNCIA QUE PARA OS SENTIDOS (CLÁSSICO); RELAÇÃO ENTRE EMOÇÃO E ACONTECIMENTO (BARROCO); INTERIORES SUNTUOSOS E EXTERIORES SIMPLES;

32

33 NICOLAS POUSSIN

34 ROCOCÓ FRANCÊS 1725 – 1750; MORRE LUÍS XIV;
A ALTA NOBREZA NÃO SE RESTRINGE MAIS A CORTE DE VERSALHES; CONSTRUÇÃO DE ELEGANTES MORADIAS; TERRENOS IRREGULARES; ESTILOS ÍNTIMOS E FLEXÍVEIS; UTILIZAÇÃO DE CONCHAS;

35 HOMEM CORTESÃO AMANTE DA BOA VIDA;
RECUPERAÇÃO DA LEVEZA DOS TRAÇOS; SUAVIDADE DA COR; ELEGÂNCIA SOBREPOSTA AO REALISMO; ESCULTURAS MENORES; GESSO E MADEIRA;

36 O BEIJO ROUBADO – JEAN HONORÉ FRAGONARD


Carregar ppt "A POLIFONIA Renascimento pleno – 1420 – 1520; Proliferação das vozes;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google