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Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras

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Apresentação em tema: "Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras"— Transcrição da apresentação:

1 Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
CRUB

2 Educação e Desenvolvimento Sustentável Reitor Ricardo Motta Miranda
VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis 28 de agosto de 2012 Educação e Desenvolvimento Sustentável Reitor Ricardo Motta Miranda Presidente do CRUB

3 Tendências da Educação Superior para o século XXI
Palavras de Frederico Mayor, ex-presidente da UNESCO, na Conferência Mundial sobre o Ensino Superior em 1998: “a educação é a chave do desenvolvimento sustentável, autossuficiente – uma educação fornecida a todos os membros da sociedade, segundo sociedades novas e com ajuda de tecnologias novas, de tal maneira que cada um se beneficie de chances reais de se instruir, ao longo da vida... Devemos estar preparados, em todos os países, para remodelar o ensino, de forma a promover atitudes e comportamentos que sejam portadores de uma cultura da sustentabilidade.”

4 Responsabilidade Social da Educação Superior - UNESCO
Manter e, se for possível, aumentar o investimento no ensino superior a fim de sustentar continuamente a qualidade e a igualdade, além de promover a diversificação tanto no fornecimento do ensino superior quanto nos meios de seu financiamento; Garantir investimentos adequados no ensino superior e em pesquisa para refletir as expectativas crescentes e as necessidades sociais; Garantir acesso igual para grupos como trabalhadores, pobres, minorias, com habilidades especiais, migrantes, refugiados e outras populações vulneráveis; Implantar e fortalecer sistemas de certificação de qualidade e estruturas regulatórias com o envolvimento de todos os investidores; Melhorar a atratividade das carreiras acadêmicas garantindo os direitos e as condições adequadas de trabalho dos funcionários acadêmicos de acordo com a Recomendação Relativa ao Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior de 1997;

5 Diretrizes do Plano Nacional de Educação - PNE
Art 2º: São diretrizes do PNE: . III – Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual; IV – Melhoria da qualidade da educação; V – Formação para o trabalho e para a cidadania; VI – Promoção humanística, científica,cultural e tecnológica do país. VIII – Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; X – Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade, e à sustentabilidade socioambiental.

6 Plano Nacional de Educação PNE – PL 8035/2010
Metas para a Educação Superior: Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade de oferta e a expansão para, pelo menos, 44% das novas matrículas, no segmento público. Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75%, sendo, do total, no mínimo, 35% de doutores. Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu, de modo a atingir a titulação anual de 70 mil mestres e 25 mil doutores. Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do art. 206, VIII, da Constituição Federal. Meta 20: Ampliar o investimento público em educação pública, de forma a atingir, no mínimo, o patamar de 7% do PIB do país no quinto ano de vigência desta Lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio.

7 Missão do CRUB Promover a integração das universidades e centros universitários brasileiros, fortalecendo a sua autonomia e buscando, permanentemente, o aperfeiçoamento da Educação Superior.

8 Atuação internacional: Convênios de cooperação e intercâmbio,
História e atuação Criado em 30 de abril de 1966; Única entidade a integrar IES de todos os segmentos (federais, estaduais e municipais, comunitárias e particulares Papel preponderante no âmbito do Sistema Nacional de Educação Superior, mediante: Estudos: autonomia, financiamento, avaliação, gestão, formação de professores, reforma universitária, acesso e permanência do estudante universitário, legislação, currículos etc. Ações voltadas para a sociedade: ética na política, Fome Zero, Unitrabalho etc. Atuação internacional: Convênios de cooperação e intercâmbio, Realização de atividades conjuntas no escopo das Américas e União Europeia

9 Educação e desenvolvimento sustentável – o CRUB em ação
Atuação intensa junto ao governo - formulação de políticas públicas que apontem para a modernização e fortalecimento da Educação Superior no Brasil Repensar os modelos do ensino superior – comprometimento com valores como cidadania e desenvolvimento sustentável.

10 Papel do CRUB Novo modelo de Educação Superior: melhoria e adaptação das técnicas de aprendizagem e harmonização curricular (cursos diurnos e noturnos) Incentivo à Educação Continuada Incentivo à área acadêmica – formação e inserção de mestres e doutores Valorização de professores e reforma da carreira docente

11 Papel do CRUB Apoio à pesquisa e iniciação científica
Qualidade e avaliação – diferenças entre IES públicas e privadas Apoio e desenvolvimento de projetos internacionais para melhoria dos instrumentos de avaliação e qualidade do ensino

12 Obrigado!


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