A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cidadania e a responsabilidade social e ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Ética Profissional A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.

2 Responsabilidade Social
“Responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.” (MELO NETO,1999:88 citando ALMEIDA, 1999). Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

3 Responsabilidade Social
Para uma empresa, a responsabilidade social se refere à “decisão de participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrentes do tipo de atividade que exerce.” (MELO NETO,1999:78 citando D´AMBROSIO, 1998). Para ter responsabilidade social uma empresa deve investir em: Desenvolvimento da comunidade. Questões ambientais. Saúde e bem-estar dos colaboradores. Transparência na comunicação. Retorno aos acionistas. Sinergias com parceiros. Satisfação aos consumidores. Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

4 Responsabilidade Social
Entende-se que a responsabilidade social deva ser um compromisso elementar das organizações, de modo a minimizar o impacto do uso de recursos que pertencem à sociedade (como mão-de-obra, recursos naturais e financeiros) para obter lucros. Além disso, o Estado fornece apoio às organizações. Trata-se de uma dívida social com a humanidade. Ações que buscam reduzir os problemas sociais da comunidade são uma forma de compensar esta situação. A responsabilidade social das empresas é um dos elementos do desenvolvimento sustentável. Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

5 Responsabilidade Social
Para ser considerada uma empresa cidadã, a organização deve atuar em duas áreas: Responsabilidade social interna: voltada aos colaboradores da empresa e seus dependentes. Gerar um bom ambiente de trabalho, alcançando produtividade e a permanência dos colaboradores. Responsabilidade social externa: comunidade (próxima à empresa). Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

6 Responsabilidade Social
Responsabilidade social interna: Engloba todo o processo, desde a contratação até o dia-a-dia do colaborador na empresa. Programas de benefícios, extensivo a dependentes: Participação nos resultados. Planos de Saúde e Odontológicos. Auxílio Alimentação e Transporte. Treinamento e Capacitação. Gera retorno aos acionistas e aumento da produtividade. Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

7 Responsabilidade Social
Responsabilidade social externa: Iniciativas voltadas à comunidade, tais como: Doações. Ações de voluntariado. Investimentos em meio ambiente. Patrocínio de projetos sociais (externos ou criados pela empresa). Áreas comuns: saúde, educação, ecologia, assistência social. Gera melhorias para a comunidade, retornos para a imagem da empresa e aos acionistas. Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

8 Responsabilidade Social
Estágios da Responsabilidade Social das empresas: Baixo Alto Responsabilidade Social Externa Alto Alto Foco no Marketing Social e no desenvolvimento da imagem. Cidadania empresarial efetiva Iniciar as iniciativas de responsabilidade social através de ações externas tende a gerar insatisfação por parte dos funcionários, reduzindo as chances de sucesso (percepção negativa sobre a empresa). Empresas sem consciência social. Início da cidadania empresarial. Baixo Alto Baixo Baixo Responsabilidade Social Interna Fonte: MELO NETO (1999:84). Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

9 Cidadania Empresarial
[...] “a cidadania empresarial corresponde ao exercício pleno da responsabilidade social pela empresa. Esta torna-se cidadã quando contribui para o desenvolvimento da sociedade através de ações sociais direcionadas para suprir ou atenuar as principais carências dela em termos de serviços e infra-estrutura de caráter social.” (MELO NETO, 1999:99). Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

10 Responsabilidade Social
A falta de responsabilidade social gera: Reputação da empresa é afetada (imagem negativa). Aspectos internos: insatisfação dos funcionários, problemas com o clima organizacional, greves, alta rotatividade, queda na produtividade, perda de talentos, faltas e atrasos. Aspectos externos: perda de clientes, vendas em queda, perda de fornecedores e distribuidores, gastos maiores para reparar danos (ações na justiça, problemas ambientais). Fonte: MELO NETO (1999:92). Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

11 Responsabilidade Social
O desenvolvimento da responsabilidade social gera: Imagem positiva. Amplamente conhecida. Vendas superiores. Acesso a novas parcerias. Clima organizacional positivo (motivação). Visibilidade para os executivos. Fidelidade dos clientes. Fonte de Vantagem Competitiva para as empresas. Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

12 Cidadania Empresarial
“Uma empresa-cidadã tem no seu compromisso com a promoção da cidadania e o desenvolvimento da comunidade os seus diferenciais competitivos. Busca, desta forma, diferenciar-se dos seus concorrentes assumindo uma nova postura empresarial – uma empresa que investe recursos financeiros, tecnológicos e de mão-de-obra em projetos comunitários de interesse público.” (MELO NETO, 1999:98). Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

13 Balanço Social Apresenta os investimentos realizados pelas empresas em ações de responsabilidade social (interna e externa), incluindo fatores ambientais. “A análise do Balanço Social demonstra principalmente o grau de cidadania empresarial das empresas, o que representa o seu nível de compromisso com a busca de soluções para os problemas sociais do país.” (MELO NETO, 1999:126). No Brasil, o Balanço Social passou a ser difundido a partir da década de 80, pelo sociólogo Betinho. Seus esforços resultaram na proposta de um modelo para o Balanço Social, adotado por diversas empresas. O modelo e as ideias defendidas estão disponíveis em: Porém, não há um modelo único para o Balanço Social. Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

14 (MELO NETO, 1999:129, citando CASTRO NEVES, 1998).
Balanço Social “Segundo Castro Neves, o balanço social é o conjunto de despesas feitas pela empresa, exigidas ou não por lei, que afetam positivamente a qualidade de vida de pessoas ligadas às empresas do grupo e à sociedade em geral.” (MELO NETO, 1999:129, citando CASTRO NEVES, 1998). Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.

15 Balanço Social A política social de uma empresa possui como componentes: Filosofia da empresa sobre a responsabilidade social. Áreas prioritárias: setores em que a empresa mais investe, apresentando justificativas. Determinação dos beneficiários das ações da empresa. Relação de programas e projetos da empresa. Fonte: MELO NETO, F. P. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.


Carregar ppt "A cidadania e a responsabilidade social e ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google