A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Gestão Social Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento (ou que integra um campo de conhecimento) e de trabalho relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este. Abrange áreas como Recursos Humanos, Finanças Públicas e Políticas Públicas, entre outras. O setor público é composto por organizações, mas com alguns padrões diferentes das organizações do mercado (empresas). Administração pública: Significa todo o corpo público: funcionários públicos, dinheiro público, patrimônio público; Organizar, estudar, estruturar as organizações públicas; Ligada à formação dos Estados modernos e como suas atividades do setor público se relacionam com a cultura e com a política. Gestão pública: Indica utilização de práticas  novas na administração do setor público, algumas importadas do setor privado, outras recuperadas dos porões da história, outras desenvolvidas nas últimas décadas; Vinculada à praticas de gestão, à funcionalidades e situação atual do Estado.

2 Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Gestão Social Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social Planejamento na gestão pública O plano de longo prazo nunca se torna realidade em um sentido literal. É antes um alvo em movimento, sempre alguns passos fora do alcance. Os assuntos de curto prazo são recorrentes, mas em uma organização do setor público não pode haver planejamento específico de longo prazo devido às mudanças na liderança política ou à perda de consenso político. A ênfase nos planos de curto prazo é a razão pela qual muitas decisões sobre políticas públicas são caracterizadas mais como incrementais do que como abrangentes. Na medida em que se faz o planejamento, o ambiente político (externo) e o ambiente administrativo (interno) da organização passam por mudanças, e se emprega uma variedade de técnicas gerenciais para enfrentar essas mudanças. O planejamento estratégico permite que se desenvolva um sentido de direção, um conceito do futuro e uma forma de controlar aspectos deste nos quais a organização tem interesse. O planejamento estratégico gera as informações preliminares com as quais se pode avançar no planejamento de longo prazo para decisões organizacionais. O planejamento estratégico oferece a possibilidade de melhorias significativas na administração e nos programas, mesmo sem elaborar um planejamento de longo prazo.

3 Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Gestão Social Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social A Transição para o Planejamento de Longo Prazo. Algumas questões estratégicas podem aparecer: Podem os objetivos ser alcançados da maneira como foram definidos? As definições são precisas? Os objetivos são realistas? Quais são os possíveis efeitos secundários, positivos ou negativos, de cada alternativa, inclusive as possíveis consequências não premeditadas? As escolhas são complexas demais? Haverá problemas de disponibilidade de recursos, custos ou tempo? Os principais atores envolvidos teriam objetivos políticos não revelados que fossem importantes para o plano estratégico? Há flexibilidade nas alternativas estratégicas? Poderiam algumas das estratégias ser combinadas? Poderia o trabalho humano ser substituído por máquinas na implementação? O pessoal existente está apto para implementar as alternativas? A alternativa é justificável em relação aos riscos potenciais? Quão remotos ou prováveis são os riscos associados a cada alternativa?

4 Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Gestão Social Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social A função dos administradores públicos é tomar decisões criteriosas quanto ao projeto e à disposição de uma técnica específica de modo a que os resultados estimados tenham uma relação razoavelmente estreita com as realidades que a organização irá confrontar. Muitas circunstâncias podem influenciar a precisão de uma previsão. A quantidade e a qualidade das informações disponíveis podem mudar, muitas vezes com bastante rapidez. Pode haver alterações nas condições econômicas: o início de uma recessão ou de um período de inflação. Pode haver mudanças dentro da organização ou em fatores demográficos, tais como a composição e a distribuição populacionais.

5 Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Gestão Social Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social Pensar em Gestão Social, é pensar além da gestão de políticas públicas, mas sim estabelecer as articulações entre ações de intervenção e de transformação do campo social, que é uma noção mais ampla, e que não se restringe à esfera público- governamental, como vemos a exemplos das ações de responsabilidade social e do crescimento do terceiro setor. Cidadania deliberativa significa, em linhas gerais, que a legitimidade das decisões deve ter origem em processos de discussão orientados pelos princípios da inclusão, do pluralismo, da igualdade participativa, da autonomia e do bem comum. A Gestão Social é entendida Como processo gerencial dialógico em que a autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação (ação que possa ocorrer em qualquer tipo de sistema social – público, privado ou de organizações não governamentais). Airton Cardoso Cançado - Fundamentos Teóricos da Gestão Social


Carregar ppt "Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google