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RELAÇÃO UNIVERSIDADE- EMPRESA: Um Estudo no Setor de T.I. do Estado do Rio Grande Do Sul João Batista Zanluchi Orientador: Dr. Cláudio Reis Gonçalo.

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1 RELAÇÃO UNIVERSIDADE- EMPRESA: Um Estudo no Setor de T.I. do Estado do Rio Grande Do Sul João Batista Zanluchi Orientador: Dr. Cláudio Reis Gonçalo

2 2 CONTEXTO Sociedade do conhecimento. Competição acirrada. Empresas tomando consciência da importância da cooperação. Incentivos e leis para o processo de cooperação e de inovação.

3 3 PROBLEMA DE PESQUISA Quais são os motivos pelos quais as empresas cooperam ou não cooperam com as universidades?

4 4 OBJETIVO GERAL Avaliar as empresas do setor de Tecnologia da Informação no Rio Grande do Sul em relação a cooperação com universidades.

5 5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Verificar quais as fontes de conhecimento mais utilizadas pelas empresas do setor de T.I. Verificar quais são os fatores que influenciam as empresas a desenvolverem projetos de cooperação com a universidade. Verificar os motivos pelos quais as empresas do setor não cooperam com universidades. Verificar as barreiras, benefícios e satisfação das empresas sobre os projetos de cooperação com as universidades.

6 6 JUSTIFICATIVA Sociedade. Governo e seus incentivos. Discussão histórica da Relação U-E. Carência de Estudos sobre o tema com foco na empresa.

7 7 REFERENCIAL TEÓRICO Relação Universidade-Empresa. A Pesquisa sobre o tema no Brasil. Estudos Internacionais sobre a Relação Universidade-Empresa

8 8 REFERENCIAL TEÓRICO A Pesquisa no Brasil PERSPECTIVA BI-LATERAL PERSPECTIVA DO ESTADO PERSPECTIVA EMPRESARIAL PERSPECTIVA ACADÊMICA Agente facilitadorIncubadorasEstudos TeóricosTransferência de Conhecimento Adaptado de ZANLUCHI & GONÇALO (2007)

9 9 REFERENCIAL TEÓRICO PLONSKI (1999). PORTO (2000). PRADO & PORTO (2002). SBRAGIA (1994). SBRAGIA & KRUGLIANSKAS (1995). SEGATTO (1996). PERIN (2001). CALANTONE, CAVUSGIL & ZHAO (2002).

10 10 METODOLOGIA Etapa Exploratória  Investigação em 2 empresas distintas.  Teste do questionário quantitativo. Etapa Descritiva  Avaliação dos projetos de cooperação U-E no setor de T.I. do RS.

11 11 METODOLOGIA População  2.293 empresas respondentes ao Censo do SEPRORGS Coleta de Dados  1/11/2007 à 15/12/2007 Amostra  195 respostas válidas Análise dos Dados  SPSS - AMOS

12 12 RESULTADOS Etapa Exploratória CategoriasNão CooperaCoopera Barreiras Burocracia da universidade Linguagem e Capacidade Técnica Motivos para desenvolver parceria Incentivos Financeiros (públicos) Competência da Universidade, Novas idéias, Novos conhecimentos. Satisfação xBom conceito. Continuará a desenvolver parcerias

13 13 RESULTADOS Etapa Quantitativa – FATORES DETERMINANTES DA COOPERAÇÃO 35,7% - Capacidade para competição. 55,2% - Acesso a Recursos. 63,3% - Redução de Riscos e Gastos. 72,2% - Melhoria do Potencial Mercadológico.

14 14 RESULTADOS Empresas que cooperam com Universidades:  Barreiras  Benefícios  Satisfação

15 15 RESULTADOS Etapa Quantitativa –

16 16 RESULTADOS Etapa Quantitativa –

17 17 RESULTADOS Etapa Quantitativa –

18 18 RESULTADOS Etapa Quantitativa –  Burocracia - Não preciso - Universidade não me procurou

19 19 CONCLUSÕES As empresas que cooperam buscam acessar a universidade para desenvolver conhecimento (pesquisas e publicações; projetos de cooperação e programas de pós-graduação) enquanto as empresas que não estabelecem cooperação acessam a universidade adquirindo conhecimento pronto (recursos humanos; estágios; palestras). Os contatos informais são o ponto de concordância dos dois grupos de empresas do setor de T.I.

20 20 CONCLUSÕES A burocracia da universidade é o principal obstáculo à cooperação para as empresas que nunca desenvolveram projetos em parceria.

21 21 CONCLUSÕES Analisando as três dimensões – Barreiras – Benefícios – Satisfação - percebe-se que as empresas valorizam o retorno intelectual do processo de cooperação. Uma vez que o beneficio de melhor média é o que se refere à qualificação de recursos humanos sendo que a satisfação com o retorno intelectual é alta. A burocracia da universidade não é importante para as empresas que cooperam.

22 22 SUGESTÕES Estudos em outros setores da economia. Investigações com foco no aprendizado das pessoas e das organizações nos projetos de cooperação.

23 23 Obrigado!


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