Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Barramentos
2
Índice BUS Barramento AGP BUS de Dados USB BUS de Endereço PC Card
BUS de Controlo Netografia EISA ISA VESA PCIE
3
BUS/Barramento O processador e os restantes dispositivos electrónicos comunicam entre si através de canais de comunicação aos quais se dá o nome de barramentos.
4
Bus de Dados São fios condutores por onde circulam os dados que o processador vai buscar à memória RAM ou aos dispositivos de entrada e saída.
5
BUS de Endereços O acesso aos dados que o processador necessita é feito pelo envio dos endereços das posições de memória ou de dispositivos dos dispositivos de entrada e saída onde eles se encontram.
6
BUS de controlo Existem sinais eléctricos que controlam os dispositivos electrónicos para que o sistema possa ler e escrever os dados.
7
EISA O EISA é um barramento compatível com o Barramento ISA, utiliza para comunicação palavras binárias de 32 bits e frequência de 8 MHz.
8
ISA É um barramento para computadores, padronizado em 1981, inicialmente utilizando 8 bits para a comunicação, e posteriormente adaptado para 16 bits.
9
VESA Não se limitava a controladores gráficos
Qualquer placa que atenda as especificações VESA pode ser ligado ao VL-BUS e transferir dados á velocidade do CPU. Os outros controladores a ocuparem os slots VESA, são o controlador de disco Rígido e de rede.
10
PCI O barramento PCI foi criado durante o desenvolvimento do microprocessador Pentium, pela INTEL em conjunto com outros fabricantes, porém, algumas Placas 486 também possuem o slot PCI. Actualmente esse tipo de barramento é usado por diferentes processadores.
11
PCIE PCI Express (também conhecido como PCIe ou PCI-EX) é o padrão de slots para placas de expansão utilizadas em PCs, criada pela Intel.
12
AGP O interface da porta de gráficos acelerados (AGP) é uma nova especificação de barramentos que possibilitam grandes desempenhos gráficos em PCs. Este novo barramento troca as exigências de memória para porções 3D de um subsistema de gráficos da memória local para a memória do sistema principal.
13
USB Universal Serial Bus, foi criado em 1995, adapta um conector comum a todos os aparelhos que os usam. Assim, uma porta USB pode ser usada para instalar qualquer dispositivo que use o mesmo padrão.
14
PC Card Surgiu em 1990 como um padrão para a expansão de memória em notebooks. A ideia era permitir a instalação de memória RAM adicional sem precisar abrir o notebook e instalar novos módulos o que, na maioria dos modelos da época, era bem mais complicado do que hoje em dia.
15
Netografia http://www.al.urcamp.tche.br/infocamp/edicoes/ago05/USB.pdf
16
Ana Rita Aquino CEF I T3, N.º 2
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.