Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCauê Louro Alterado mais de 9 anos atrás
1
As mudanças na área de conteúdo interativo: o que os gestores precisam saber? As mudanças na área de conteúdo interativo: o que os gestores precisam saber? ESPM/2005
2
Open source - Eric S. Raymond MODELO CATEDRALMODELO BAZAR
3
Estrutura tradicional da comunicação: 1.Nosotros, el medio, 2003. Chris Willis e Shayne Bowman 1 UNIDIRECIONAL
4
Open source - Eric S. Raymond MODELO CATEDRALMODELO BAZAR
5
Comunicação em rede: 2.Nosotros, el medio, 2003. Chris Willis e Shayne Bowman 2 MODELO BOTTOM-UP
6
Ferramentas de publicação + Política editorial Por que “open source”? FONTE ABERTA QUAL O CÓDIGO-FONTE DA COMUNICAÇÃO? Ferramentas de publicação + Política editorial
7
JORNALISMO - OhmyNews CORPORATIVISMO - blogs e outras ferramentas Como tirar proveito? JORNALISMO - OhmyNews CORPORATIVISMO - blogs e outras ferramentas
8
EVERY CITIZEN IS A REPORTER O caso coreano EVERY CITIZEN IS A REPORTER Fundado em 22/02/2000 pelo jornalista Oh Yeon Ho “All people have the right to know and the right to obtain information.”
9
OhmyNews International Fundado em agosto/2004 Hoje: 300 cidadãos repórteres de 42 países Recebe cerca de 55 artigos por semana Média de visitantes únicos: 500 mil a 1 milhão por dia
10
YOUR PROFILE SUBMIT ARTICLE MESSAGE CENTER CYBERCASH CODE OF ETHICS REPORTER’S BBS FAQ
11
Submit article
12
Descreva os detalhes sobre como você escreveu seu artigo. Por exemplo, se você cobriu o assunto pessoalmente ou se o trabalho e produto de pesquisa ou baseado em releases, etc. Essas informações só serão vistas pela equipe editorial. Liste qualquer informação relacionada ao artigo. É requerido que você especifique se o artigo já foi publicado em outro noticiário.
14
Por que na Coréia do Sul? País pequeno Geração 386 reprimida pelo Massacre de Kwangju (1980) e Regime Militar (1950) Infraestrutura de banda larga em 75% do país “We were late to industrialization, but let’s lead in digitalization.” Frustração da população frente ao domínio do mercado editorial por três grandes grupos de comunicação filiados à vertente conservadora
15
E os jornalistas? “Alguém deve editar os artigos dos cidadãos repórteres!” critérios de publicação posição na página agenda setting “A reporter is not a special kind of person. A reporter is any citizen who wants to take news and convey it to another person.” gatekeeper que ouve
16
Blogs e empresas Ferramenta informal de comunicação interna Mensagem de caráter pessoal Direcionado a colegas, clientes, mercado alvo, fornecedores, parceiros, etc. Altamento recomendado por reportagens recentes da Veja, Business Week e NYT 9 milhões de blogs no mundo e são criados 40 mil a cada dia Ferramenta de CRM, RH e RRPP uso publicitário: foco no cliente, boca-a-boca
17
GOOGLE Alguns cases de sucesso
18
YAHOO
19
MICROSOFT: + de 1.000 blogs internos
20
IBM: 3.600 blogs internos Começou em dez/2004 e registrou crescimento de 600% de blogs desde então
21
GM: Fastlane, o blog de Bob Lutz, o vice-presidente Importante canal na captação da reação do consumidor
22
Automobear: blog de imprensa da GM
23
Blog do Itaulab
24
RSS Notícias/atualizações em formato pull Personalização das áreas de interesse Evita a frustração da visita em site desatualizado Requer software de leitura (feedreader) como Bloglines, Awasu, Net News Wire... “Fideliza” a leitura do site por internautas realmente interessados
25
Technorati: busca em blogs
26
ambrambilla@terra.com.br Bookmark http://www.ohmynews.com http://english.ohmynews.com http://www.googleblog.blogspot.com http://www.ysearchblog.com http://blogs.msdn.com/ie/default.aspx http://fastlane.gmblogs.com http://www.automobear.com http://itaulab.blogspot.com http://www.ambrambilla.blaz.com.br ambrambilla@terra.com.br Perguntas?... ^.^
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.