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Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP

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Apresentação em tema: "Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP"— Transcrição da apresentação:

1 Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP
SUSTENTABILIDADE E GESTÃO ECONOMICO-FINANCEIRA NO SETOR DE SANEAMENTO A EXPERIÊNCIA DO DAEP – DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PENÁPOLIS (SP) Silvia Mayumi Shinkai de Oliveira Diretora Presidente DAEP

2 População: 58.510 habitantes.
PENÁPOLIS Situada na Alta Noroeste Paulista e distante 490 Km da capital do Estado de São Paulo. População: habitantes.

3 ESGOTO RESÍDUOS SÓLIDOS
ÁGUA ESGOTO RESÍDUOS SÓLIDOS

4 100% DE COBERTURA DOS SERVIÇOS DE ÁGUA, ESGOTO E RESÍDUOS SÓLIDOS

5 100% de esgoto coletado e tratado: 350 l/s
100% de Residuos Sólidos 34 ton/dia 100% de água tratada e distribuída: 330 l/s 100% de esgoto coletado e tratado: 350 l/s

6 SUSTENTABILIDADE E GESTÃO FINANCEIRA
PLANEJAMENTO

7 PLANEJAMENTO PRÁTICAS DE GESTÃO: Ferramentas para promover a sustentabilidade e gestão econômico-financeira: Operacionais (Vistoria, troca de hidrômetros, manutenção preventiva de esgotos); Gestão (indicadores, plano de ação, CGQ, análise critica); Gerenciamento de Custos;

8 VISTORIA Na ocorrência de identificação de vazamento é emitida imediatamente uma notificação ao usuário informando o local que apresenta o vazamento, a alteração do consumo e solicitando que o mesmo providencie o conserto para eliminar perdas de água e valores altos na fatura.

9 VISTORIA Por meio de legislação municipal ocorrendo vazamento o DAEP aplica um desconto sobre as faturas em que ocorreu o fato, cuja tarifa de água e esgoto são calculadas de forma diferente: para a água, multiplica-se o consumo registrado pelo valor do preço mínimo do m3 da tabela vigente de acordo com a categoria do imóvel. para o esgoto, calcula-se a média dos últimos três meses sem vazamento.

10 VISTORIA Esta prática é um meio eficaz de controle, monitoramento e de responsabilidade socioambiental.

11 _______________________________________________
TROCA DE HIDROMETROS Substituição de hidrômetros, sem custo ao usuário, efetuando a troca de unidades em 2013 Hidrômetros Trocados 2009 – 2010 – _______________________________________________ Total –

12 AFERIÇÃO DE HIDROMETROS
Banca de aferição (hidrômetros aferidos através de protocolos, os que apresentam algum tipo de problema e os que estão fora da rede). Emissão de laudo de calibração Certificada pelo INMETRO

13 MANUTENÇÃO PREVENTIVA
A manutenção preventiva da rede de esgotos evita gastos demasiados na ação corretiva Manutenção Preventiva e Corretiva da Rede de Esgoto (Nº de desobstruções no mês / nº de ligações *100 = % de desobstrução) ANO 2013 MÊS Gorduras e pedaços de roupas Interno Dentro da residência outros ( terra na rede, água de chuva etc) TOTAL NO MÊS TOTAL DE LIGAÇÕES DE ESGOTOS % DE DESOBSTRUÇÃO META EM % Jan 46 9 4 59 22.790 0,26% Fev 47 14 3 64 22.814 0,28% Mar 36 12 51 22.860 0,22% Abr 48 10 11 69 22.931 0,30% Mai 52 7 22.965 Jun 28 6 1 35 23.008 0,15% Jul 20 8 33 61 23.281 Ago 70 5 78 23.311 0,33% Set 45 50 23.366 0,21% Out 41 53 23.440 0,23% Nov 54 67 23.509 Dez 34 23.543 0,19% Média anual 43 58 753 0,25% Total 2013 521 99 81 701 23.152

14 GESTÃO DA QUALIDADE Por que adotar um modelo de excelência de gestão?
Busca de um novo patamar da qualidade dos serviços prestados; Melhoria contínua dos processos; Percepção da alta direção dos benefícios; Maior controle dos processos;

15 GESTÃO DA QUALIDADE Formação de uma equipe interna – Comitê de Gestão da Qualidade – representatividade de todas as áreas; Diagnóstico situacional; Definição da cultura organizacional; Levantamentos de Oportunidades de Melhoria; Criação do sistema de medição e monitoramento;

16 GESTÃO DA QUALIDADE Planejamento estratégico – análise do ambiente interno e externo (financiamentos, inadimplência, crescimento da população, legislação vigente, tecnologias disponíveis, histórico do consumo de água e outros); Plano de Ação do DAEP – bianual; Plano de Ação dos diversos setores do DAEP – anual;

17 PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
Tomada de decisões - participação das partes interessadas: - Fóruns de Saneamento e M. Ambiente (desde 1.994); - Conselho Gestor de Saneamento Ambiental (6 representantes eleitos);

18 GESTÃO DE CUSTOS Principais objetivos:
Racionalizar e otimizar os gastos públicos; Levantar e acompanhar os gastos dos diversos serviços e setores; Propor alternativas de redução de custos nos processos; Obter parâmetros estatísticos comparativos; Analisar a receita arrecadada em relação ao montante gasto com a operacionalização dos serviços; Otimizar os serviços; Administrar eficientemente a prestação de serviços públicos municipais.

19 RESULTADOS OPERACIONAIS:
GESTÃO DE CUSTOS RESULTADOS OPERACIONAIS: O CONSUMO DE ÁGUA VEM CAINDO AO LONGO DOS ANOS : 2002 – 17,24 m3 / economia 2013 – 14,69 m3 / economia Queda de 14,79% no consumo por economia

20 GESTÃO DE CUSTOS As planilhas de custos são elaboradas mensal e separadamente, sendo que as despesas administrativas são rateadas conforme a participação de cada serviço no total dos gastos. Também é feito um acompanhamento de gastos com investimentos, observando o impacto financeiro nas receitas do DAEP.

21 GESTÃO DE CUSTOS - Valor justo e mensurável objetivando a manutenção dos trabalhos de forma sustentável. - Dados estatísticos - planejamento na tomada de decisão - precisão quanto a eficiência e necessidades do processo podendo estabelecer prioridades para investimento.

22 DISCUSSÃO Ao contrário do setor privado, o setor público, não acumula maiores experiências com sistemas que objetivem a aferição de custos ou primam pela sustentabilidade. O administrador público  Conceitos de dotação e de verba orçamentária. Não há cultura instalada para aferição de custos no serviço público.

23 CONCLUSÃO Este conceito cumprindo o fim ao qual se destina, gera economia, assertividade em investimentos e transparência nos gastos e nas cobranças públicas.

24 “Tolo é aquele que naufragou seus navios duas vezes e continua culpando o mar”.
Publicus Syrus

25 SILVIA MAYUMI SHINKAI DE OLIVEIRA
SILVIA MAYUMI SHINKAI DE OLIVEIRA Fone: (18) Fax: (18) 3654 – 6109


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