A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA."— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA

2 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA Compreender a importância de ter uma visão estratégica da empresa. Predispor-se a pensar e agir estrategicamente no dia-a-dia empresarial. Construir a identidade da empresa rural. Elaborar um diagnóstico da empresa rural. S1E8

3 FUNDAMENTOS DA QUALIDADE
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL FUNDAMENTOS DA QUALIDADE Liderança e Constância de Propósitos Visão de Futuro Conhecimento sobre o Cliente e Mercado Responsabilidade Social e Ambiental Valorização das pessoas Orientação por Processos e Informações Desenvolvimento de Parcerias Geração de valor Pensamento sistêmico Aprendizado Organizacional Cultura da Inovação S2E8

4 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL

5 PENSAR ESTRATEGICAMENTE
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL PENSAR ESTRATEGICAMENTE Onde estamos = Situação atual; Aonde queremos chegar = Visão de futuro; Caminhos = Missão; Veículo = Negócio; Limites do caminho = Valores - Políticas; Situações do caminho positivas = Oportunidades; Situações do caminho negativas = Ameaças; Facilidades internas – pontos fortes = Fortalezas; Dificuldades internas – pontos fracos = Fraquezas. S4E8

6 CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL O negócio de uma empresa é aquilo que ela faz ou explora para atender as necessidades dos clientes e garantir a sua sobrevivência e seu crescimento. EXEMPLOS Visão estreita, curta Visão ampliada, longa Criamos frango. Atuamos no mercado de produção animal. Plantamos fruta. Atuamos no mercado de hortigranjeiros. Produzimos chá natural. Atuamos no mercado da saúde humana. S5E8

7 CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL A missão é: o motivo pelo qual nossa empresa existe, para quem fornece e de que modo se propõe a fazer. Temos um produto e um mercado a atender. Como queremos ser percebidos por este mercado??? EXEMPLOS Produzir grãos com alto teor de proteína para o mercado local, garantindo a saúde dos nossos trabalhadores e consumidores. Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente. S6E8

8 CURSO: GESTÃO E MELHORIA DE PROCESSOS NA EMPRESA RURAL
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Fazer o quê + Para quem + De que forma Produzir – Fornecer – Elaborar – Prover – Garantir – Transformar – Atuar – Conquistar – Clientes – Mercado – Consumidores – Colaboradores – Sociedade – Parcerias – Meio ambiente – Sustentável – Qualidade – Satisfazer – Necessidades – Expectativas – Alimentos – Grãos – Fruticultura – Gado de corte – Leite – Avicultura – Suinocultura – Cadeia – Diferenciado – Seguros – Respeito, etc. S7E8 EDUCAÇÃO SEBRAE

9 Crescimento das pessoas
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Os valores são as referências e os balizadores das ações tomadas pela empresa e pelos colaboradores. São os princípios morais e éticos que refletem a cultura da organização. Seu cumprimento levará a empresa a atingir as metas. EXEMPLOS Crescimento das pessoas Reaproveitar materiais. Estabelecer parcerias. Satisfazer os clientes. Desenvolvimento sustentável. Remuneração justa. S8E8

10 Ser referência na produção de grãos até 2015.
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL A Visão de Futuro é uma imagem viva de um futuro desejado, desafiador e estimulante, onde desejamos estar daqui a 5, 10 ou 20 anos. Considerar: clientes, sociedade, fornecedores, colaboradores e proprietários. EXEMPLOS Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de suínos da região, até Ser referência na produção de grãos até 2015. S9E8

11 (a ordem dos itens acima, na formação da frase, é irrelevante)
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL CONSTRUINDO A IDENTIDADE DA EMPRESA RURAL Verbo conjugado no futuro + anseios desafiadores e essenciais ao sucesso + até quando (a ordem dos itens acima, na formação da frase, é irrelevante) Ser reconhecido, Ser lembrado, Ser a melhor, Ser referência, Conquistar – Clientes – Mercado – Consumidores – Colaboradores – Sociedade - Parcerias – Meio ambiente – Sustentáveis – Qualidade – Satisfazer – Necessidades – Expectativas – Alimentos – Grãos – Fruticultura – Gado – Avicultura – Suinocultura – Cadeia – Diferenciado – Seguros – Competitiva – Melhoria contínua – Fundamentos da qualidade – Estado – Região – Município, etc. S10E8

12 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL
SÍTIO DO VOVÔ MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015 Produz leite de ovelha, hoje muito bem pago em alguns mercados; É uma empresa familiar cujo proprietário, Seu João, mora na região desde que nasceu e é muito respeitado; Faz parte da Associação de Criadores de Ovelhas na qual obtém assistência técnica, informações dos concorrentes, preço e mercado; A ovinocultura tem crescido muito na região fomentada pelo proprietário de um laticínio e outras entidades; Seu João conta com alguns registros de sua produção mas nem sempre consegue mantê-los em dia; S11E8

13 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL
SÍTIO DO VOVÔ MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015 A empresa não está dando o lucro esperado, tem uma dívida com um banco pela compra de uma ordenhadeira e os custos ainda estão um pouco altos; O produtor vizinho está importando ovelhas de melhor genética para melhorar a qualidade; O proprietário do laticínio diz que vai vender-lo e o novo comprador esta pensando em não produzir mais queijo, já que as propriedades ficam muito distantes umas das outras o que traz problemas na coleta do leite. Esta situação está deixando a família um tanto desmotivada; A empresa tem água boa mas a fonte não está protegida. S12E8

14 Evitá-las Gerenciá-las Influenciá-las
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL DIAGNÓSTICO DA EMPRESA FORTALEZAS Usá-las Com controle Sem controle OPORTUNIDADES Aproveitá-las FRAQUEZAS Eliminá-las AMEAÇAS Evitá-las Gerenciá-las Influenciá-las S13E8

15 DIAGNÓSTICO DA EMPRESA - FOFA
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL DIAGNÓSTICO DA EMPRESA - FOFA FORTALEZAS Respeitado pela sociedade; Faz parcerias; Busca informação; Boa situação financeira; Possui ordenhadeira nova. Com controle Sem controle OPORTUNIDADES Bom preço pago pelo leite; A.C.O. da assistência técnica, informações, etc.; Fomento à produção. FRAQUEZAS Registros desatualizados; Lucro baixo; Dívida com banco; Custos altos; Família desmotivada; Fonte de água não protegida. AMEAÇAS Produtor vizinho melhor qualidade do leite; Venda do laticínio; Distância entre propriedades. S14E8

16 IDENTIFICANDO OS FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO
PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL IDENTIFICANDO OS FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO A empresa precisa dar lucro, o que só é possível se atendo as expectativas dos clientes e da sociedade, através de melhores processos, realizados pelas pessoas que trabalham nela. O que deve ser feito para: Ter melhores resultados econômicos? Atender melhor os clientes e a sociedade? Que os processos sejam mais bem entendidos e realizados? Que as pessoas trabalhem melhor e sejam mais felizes na empresa? S15E8

17 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL
MISSÃO: Produzir alimentos oferecendo aos consumidores garantia de qualidade, respeitando o meio ambiente VISÃO DE FUTURO: Ser reconhecida como uma das melhores empresas produtoras de leite de ovelha da região, até 2015 Finanças Ter melhores resultados econômicos Ter custos competitivos. Manter o patrimônio equilibrado. Clientes e Sociedade Atender melhor Preservar as fontes de água. Ampliar mercado para o leite. Divulgar a empresa. Processos Bem entendidos e realizados Padronizar, documentar e divulgar os processos. Realizar controles e registrar informações. Pessoas Trabalhem melhor e sejam mais felizes Praticar os fundamentos da qualidade. Motivar os colaboradores. S16E8

18 PROGRAMA SEBRAE DA QUALIDADE TOTAL RURAL – FASE 2 – GESTÃO DA QUALIDADE RURAL


Carregar ppt "ENCONTRO 8 CONSTRUINDO UMA VISÃO ESTRATÉGICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google