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PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

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Apresentação em tema: "PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
A Educação Física teve uma conotação no séc. XIX – Mov. Ginásticos Europeus (Ling e Jahn e posteriormente da escola francesa, entretanto, todos com com aspecto militar.

2 MOVIMENTOS EDUCACIONAIS
1549 > Com o compromisso de propagar a fé cristã, cria-se uma espantosa organização missionária, política e educadora (Cia de Jesus – criada em 1534). Vem para cuidar das crianças e da elite Essa escola tem uma afinidade com a organização militar _ conceito de conquista, desbravamento e de luta pela religião.

3 OS JESUITAS FAZEM O QUE O ESTADO DEVERIA FAZER
CRIAM-SE COLÉGIOS AO LONGO DOS ANOS 1556 – Todos os Santos (Bahia) Retórica, Filosofia e Teologia 1567 – São Sebastião (Rio de Janeiro) 1568 – Olinda (Recife) 1631 – Santo Inácio (São Paulo) 1652 – São Miguel (Santos) 1654 – São Tiago (Espírito Santo)

4 ENSINO NOS COLÉGIOS Educação e ascensão social Profissões liberais
Ausência de universidade (estudo em Coimbra) Cultura Humanística

5 A VINDA DA FAMÍLIA REAL Com a invasão de Portugal pela França, a família Real vem para o Brasil. D. João VI em 1808 cria a s primeiras universidades no Brasil: Medicina na Bahia e Direito em Olinda. Porém, essas faculdades não eram para formar trabalhadores e sim a aristocracia brasileira.

6 Idéias Liberais A partir do séc. XVII começam a surgir idéias liberais na França e Inglaterra, a industrialização tem seu início juntamente com idéias capitalistas. Esses grupos tem rejeição as práticas feudais, à religião e o predomínio da autoridade. “É preciso reformar o Estado, para reformar as instituição, para reformar a sociedade.”

7 A SOCIEDADE E A ESCOLA |_____________|____|___________________| De 1532 até 1920 podemos dizer que havia um tipo de escola, apenas para classe dominante (elite), enquanto que a sociedade geral não tinha direito a escola

8 PERÍODO DE 1920 A 1930 Muitos filhos de burgueses brasileiros, que foram estudar na Europa, principalmente na França, voltaram com idéias que o mundo estava em fase de mudanças e o Brasil estava parado no tempo. Surgiu então a idéia da Escola Nova (Escolanovismo)

9 ELES DEFENDIAM Trabalhar por série (Escola seriada) Realizar pesquisas
Desmembrar a escola da igreja (Escola Laica ou laicidade). Nomes importantes da reforma educacional ALVARES AZEVEDO, ANÍSIO TEIXEIRA, PASCHOAL LEMME.

10 ESCOLAS DE FORMAÇÃO AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TIVERAM UMA FORTE CONOTAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS (Rio de Janeiro) – 1930 APÓS A REV. DE 31 A E. F. TEVE UM NOVO IMPULSO NO BRASIL COM A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE PÚBLICA – (MES).

11 ESPORTE COMO FENÔMENO SOCIAL
1941 – Constituido o Conselho Nacional do Desporto (CND) –Fiscalizar as práticas esportivas CONFLITO DE INTERESSES – Método Francês instituido nas escolas, calistenia norte americana na Marinha, as ACMs em alguns Colégios, ginástica suéca, ginástica acrobática, ginástica feminina moderna, além da área da saúde.

12 MOVIMENTOS PROGRESSISTAS
DENOMINADO ESCOLA NOVA Buscava a formação integral do ser humano, condizentes com mudanças sociais (Lourenço Filho) Porém a E.F. tinha suas raizes ainda no Militarismo

13 AS MUDANÇAS DA E F. 1944 – MARINHO – Propôs o conceito BIO-SÓCIO-PSICO-FILOSÓFICO para a Educação Física. 1946 – Diminuição das aulas de três para duas vezes p/ semana, diminuindo seu tempo de duração. 1946 – MUSA – Apresentou um método baseado no esporte, capaz de abranger diversos aspectos do desenvolvimento.

14 1952 – SEPE –Sociedade de Estudos dos Problemas da Educação Física – faz críticas ao método Frances, pedindo a inclusão de jogos, por serem mais dinâmicos. 1955 – Aulas de Educação Física foram separadas dos treinos (Portaria n. 104) criou-se o CENTROS DE EDUCAÇÃO FÍSICA destinados ao treinamento mais específico.

15 INFLUÊNCIA DA FRANÇA NOVAMENTE (mdg)
Procurou incorporar o conteúdo esportivo. Seguintes objetivos: * Iniciar o aluno nos diferentes esportes * Orientar para as especializações * Desenvolver o gosto pelo belo * Provocar a necessidade de higiene

16 AULAS DIVIDIDAS E 4 PARTES
1- AQUECIMENTO – Deslocamento e Marchas 2- Exercícios de flexibilidade e desenv. muscular 3- Exerc. de agilidade e habilidade motora 4- Jogos de iniciação esportiva

17 INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO
1961 e regulamentada em 1966. Em 1967 a E.F. era conceituada como um conjuntode ginástica, jogos, esportes, danças e recreação e tinha por objetivo promover o desenvolvimento harmonioso do corpo e do espírito, formar e disciplinar hábitos sadios, possibilitar a aquisição de habilidades, incentivar o espírito de equipe.

18 COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
HOUVE UMA APROXIMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE ATRAVÉS DAS COMPETIÇÕES ESCOLARES, O QUE PERMITIA A SUBSTITUIÇÃO DAS SESSÕES/AULAS QUE ACONTECIAM NAS ESCOLAS.

19 As investigações científicas relacionadas ao esporte ganharam força que a DEF criou o curso de Introdução à Ciência do Treinamento Desportivo, influenciando todos os setores da Educação Física.


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