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Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

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Apresentação em tema: "Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado"— Transcrição da apresentação:

1 Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Avaliação do aprendizado, em ambientes digitais de formação de educadores Pesce, L. & BRAKLING, K. In: SILVA, M. & SANTOS, E. (orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação on-line. São Paulo: Loyola, 2006. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

2 Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Objetivo Refletir sobre a avaliação do aprendizado, em distintos programas de formação de educadores em EaD realizados pela PUC/SP. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

3 Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Método Investigação das possibilidades de implementação da avaliação formativa nos programas de formação de educadores em EaD, a partir da análise dos discursos de quatro mediadores neles atuantes. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

4 Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Marco teórico Avaliação formativa - Abrecht e Luckesi Didática – Lerner Aprendizado – Vygotsky Práxis – Freire Dialogia – Bakhtin Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

5 Fundamentos da avaliação formativa
Três elementos da avaliação (LUCKESI, 2000): Dados relevantes Instrumentos Utilização dos instrumentos Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

6 Fundamentos da avaliação formativa
caráter processual, no qual mediador e educador em formação situam-se como sujeitos ativos no processo de construção de conhecimento; centros de interesse, a partir do que há de essencial aos módulos de uma dada área, em termos de competências básicas; elaboração de objetivos iniciais, a partir do diagnóstico do público-alvo e da escuta atenta às suas necessidades e expectativas; acolhida dos objetivos emergentes no processo de formação; Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

7 Fundamentos da avaliação formativa
processo coletivo e dialogado de avaliação, que abarque: a avaliação do desempenho dos educadores em formação, a auto-avaliação desses atores sociais e sua avaliação sobre o curso, em diversos momentos; perspectiva diagnóstica, que redirecione as ações dos mediadores; construção de um aporte teórico-metodológico contribuinte à auto-formação do educador, nele inclusos os saberes de natureza conceptual, praxiológica e metarreflexiva. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

8 Avaliação formativa no contexto da EaD
Ferramenta telemática como rico instrumental à avaliação formativa, tendo em vista a possibilidade de mapear o percurso cognitivo de cada sujeito em formação, bem como de registrar e acompanhar o processo. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

9 Avaliação formativa no contexto da EaD
Linguagem escrita como fator que inibe a participação de alguns educadores: a proficiência escritora requer capacidades diferentes das necessárias à interação verbal oral. Registro da ferramenta telemática pode viabilizar um melhor mapeamento do percurso do educador, pelo mediador. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

10 Avaliação formativa no contexto da EaD
Ambiente de interação digital como recurso à compreensão da dinâmica cognitiva do educador em formação. Competência metarreflexiva: representação de seus pensamentos na tela do computador, distanciamento das próprias elaborações conceptuais, para melhor refletir sobre elas. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

11 Avaliação formativa no contexto da EaD
Ao invés de uma utilização da telemática inibidora da auto-expressão dos educadores, uma utilização de ambientes digitais em EaD que privilegie o diálogo e as manifestações intersubjetivas. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

12 Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Sujeitos de pesquisa 4 mediadoras e pesquisadoras na área de EaD (PUC/SP) . Mestres e doutorandas em Educação: Currículo (PUC/SP). Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

13 Instrumento de coleta de dados
Questionário não estruturado. Focos: possibilidade de avaliação dos saberes de natureza conceptual, praxiológica e metarreflexiva dos aprendizes; possibilidade de se considerar as interações entre educadores e alunos como campo de avaliação; papel da escrita nos processos avaliativos da educação à distância; papel dos diferentes ambientes midiáticos no processo avaliativo; pertinência da concepção formativa de avaliação nos processos de formação à distância. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

14 Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Categorias de análise Avaliação dos saberes de natureza conceptual, praxiológica e metarreflexiva dos aprendizes. Interações como campo de avaliação. Escrita e o acompanhamento do percurso cognitivo do aluno. Avaliação e os diferentes recursos midiáticos. Avaliação formativa na EaD. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

15 Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Avaliação dos saberes de natureza conceptual, praxiológica e metarreflexiva dos aprendizes. Relevância dos instrumentos de avaliação operatória: a simples enunciação de um conceito não revela a sua efetiva apropriação, (por vezes, apenas reprodução mnemônica do discurso alheio). Natureza das dificuldades: relação interlocutiva (‘de confiança’) e tipo de mediação feita pelos docentes. Memoriais Reflexivos ou Diários de Bordo como bons instrumentos para a avaliação do saber metarreflexivo. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

16 Interações como campo de avaliação.
As interações: fundamentais ao processo de formação e ótimo campo para a realização da avaliação formativa. É preciso atentar para as condições de interação: número de alunos por docente, tipos de encontros de acompanhamento (presenciais, em videoconferências, na web...). Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

17 Escrita e o acompanhamento do percurso cognitivo do aluno.
Cuidados: dificuldade com a escrita e com a ferramenta (reflexos na apresentação das aprendizagens construídas); necessidade de transformar os registros realizados em conteúdo do curso. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

18 Avaliação e os diferentes recursos midiáticos.
Os recursos, em si, como qualquer ferramenta semiótica, não são bons ou ruins, mas sim o uso que se faz deles. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

19 Avaliação formativa na EaD.
Avaliação formativa inserida em uma concepção de educação não transmissiva. Se um programa de EaD orienta-se pela educação não transmissiva, a avaliação deve ser formativa. A diferença entre avaliação no presencial e em EaD evidencia-se na especificidade dos instrumentos utilizados e na especificidade das relações interlocutivas. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

20 Discussão dos resultados
As imagens que os interlocutores têm constituído a respeito do processo de ensino precisam ser problematizadas. O processo de construção de conhecimento não acontece por superposição, mas por ressignificação constante das compreensões realizadas. O processo de ressignificação implica a construção de novas representações e imagens que deverão ser tematizadas. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado

21 Discussão dos resultados
Quanto ao tipo de mediação realizada pelo docente, um conhecimento é fundamental ao processo de formação: o didático. Em um processo de formação de professores a tomada de decisão sobre a orientação didática do trabalho é conhecimento que precisa ser vivenciado pelos interlocutores. Os procedimentos envolvidos na tomada de decisão precisam ser explicitados e tomados como objetos de reflexão. Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado


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