Carregar apresentação
PublicouJonatas Basilio Alterado mais de 9 anos atrás
1
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
REPLANEJAMENTO A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
2
REPLANEJAR É o momento em que a escola volta-se para si, com a finalidade de avaliar as ações propostas no Planejamento inicial. Nesse sentido, cabe à equipe escolar perguntar: Quais competências e habilidades foram trabalhadas? O que não foi devidamente abordado por conta dos imprevistos? Consideramos e atendemos o Projeto Político Pedagógico da escola? O diagnóstico realizado nos primeiros dias letivos serviu para nortear o trabalho pedagógico? Essas questões se fazem necessárias no replanejamento.
3
Lembrando que o planejamento é um processo em construção desenvolvido com a participação e colaboração de todos numa perspectiva democrática da educação, cumpre-nos retomar nossas atividades para exercer nossa função e refazer assertivamente nosso caminho na educação. O Replanejamento oferece a segunda oportunidade de termos em nossos calendários dois dias dedicados exclusivamente para fazermos um balanço geral do primeiro semestre e retomarmos o percurso educativo neste segundo semestre de 2014.
4
Este será o passo inicial, mas que deverá ser pensado como os indicadores podem evidenciar a realização desses fatos. Sabemos que Planos são importantes, mas que se não houver ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO, as boas intenções perdem-se pelo atendimento às ações rotineiras que não provocam as mudanças necessárias. Para tanto necessitamos destas atividades:
5
1- Diagnóstico e análise dos dados obtidos até o presente momento: busca de informações reais e atualizadas que permitam identificar os fatos e os problemas que os originam, em relação aos resultados obtidos neste semestre. 2- Definição de objetivos, resultados desejados e metas que demonstrem o cumprimento da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar. 3- Elaboração ou revisão de ações a serem executadas em função das prioridades estabelecidas e que materializam as intenções da escola.
6
NÃO PODEMOS AGIR COMO MAFALDA.
7
TEMAS QUE DEVEM SER TRATADOS:
Resultados comparativos do 1º e 2º Bimestre (alto índice de conceitos insatisfatórios em determinadas disciplinas); Aprimoramento do processo de avaliação para que todos possam participar do mesmo/ SARESP; Desenvolvimento das competências das práticas metodológicas dos professores e aprimorar a consolidação e implementação do currículo e sua efetiva pratica – práticas bem sucedidas;
8
Adequação do plano de ação para a melhoria do rendimento através de monitoramentos e ações previstas para o 2º semestre; Programa cultura é currículo (apresentação de novos filmes do projeto). “O cinema vai à escola” - 5ª CAIXA; Sala de Leitura; Escola da Família – 23/08 Um dia na escola do meu filho – atividades que serão desenvolvidas; Acessa escola.
9
MÃO NA MASSA: Reflexão do professor sobre seu trabalho; Analisar o currículo de cada série, o que estava previsto e o que foi executado. Para isso utilizar o caderno do professor e do aluno. Replanejar o 2º semestre.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.