A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

USP - São Paulo Polo Estação Ciência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "USP - São Paulo Polo Estação Ciência"— Transcrição da apresentação:

1 USP - São Paulo Polo Estação Ciência www.eciencia.usp.br
Estação Ciência – Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

2 Formação de Educadores
O projeto atua na formação de formadores e de professores em serviço Parcerias Secretaria de Estado da Educação de São Paulo 2001 a 2005 – 4 a 13 escolas Secretaria Municipal de Educação de São Paulo 2006 a 2008 – cerca de 80 escolas Parceria c om Escola 2009 e 2010 Duração das Atividades Formação de Formadores – longa duração Formação de Professores – longa duração Minicursos - curta duração Oficinas – 2 a 6 horas

3 Acompanhamento nas Escolas
Auxiliar a sistematização das formações na escola Apresentar e refletir sobre o ensino de ciências por investigação com os professores Auxiliar os professores na elaboração de atividades investigativas Acompanhar a aplicação em sala de aula Fornecer os resultados para continuidade e reestruturação das formações

4 Formação de Formadores
A formação visa refletir o ensino de ciências por investigação e fornecer subsídios para que o coordenador pedagógico organize e conduza a formação dos professores na escola Estratégias Discutir o ensino de ciências – textos e relatos de experiências Vivenciar atividades que visam o processo investigativo Fornecer materiais didáticos de apoio aos educadores Aprofundar conceitos científicos Elaborar seqüências didáticas com atividades investigativas de ciências Favorecer o processo de desenvolvimento de autonomia dos educadores Organizar atividades de formação para os professores Analisar o processo de formação na escola

5 Formação de Formadores Ensino fundamental II e Ensino médio
Experiência com oferecimento de um curso de Especialização para formação de formadores no conteúdo de Astronomia para o ensino fundamental e médio. Atividade desenvolvida em parceria com a EACH-USP. Estratégias Abordar os conteúdos de Astronomia Discutir as estratégias de ensino baseadas na investigação. Estimular a produção de atividades didáticas pelos participantes. Proporcionar a oportunidade aos professores de produzirem e divulgarem materiais.

6 Formação de Professores no Âmbito da Escola
Esse processo formativo é contínuo e propõe o trabalho coletivo na escola, mediado pelo coordenador pedagógico, para discutir e estruturar o ensino ciências, buscando um avanço na aprendizagem dos alunos propostas do projeto são discutidas coletivamente e incorporadas ao trabalho docente paulatinamente processo prolongado necessita de encontros periódicos identificação das dificuldades e busca de soluções no grupo montar o planejamento coletivamente grupo precisa avançar nas discussões sobre o ensino de ciências resultados com os alunos são avaliados e redefinidos elaborar atividades de investigação necessidade de aprofundar os conteúdos de ciências

7 Formação na Escola Produção Coletiva
Elaboração de uma Atividade Investigativa Planejamento de uma Sequência Didática

8 Material Didático Formação dos Educadores
módulos didáticos – seqüências com orientações e atividades sobre um tema maletas – materiais simples e de baixo custo Temas Solos Ar Escola e Meio Ambiente Flutua ou afunda? Água e Ambiente Ecossistemas Ser Humano e Ambiente

9 Para que o educador se aproprie do processo investigativo não basta que desenvolva atividades com seus alunos, é preciso que ele o incorpore em seu fazer e em seu ser docente.


Carregar ppt "USP - São Paulo Polo Estação Ciência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google