A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino
Léa Depresbiteris

2 A avaliação no atual contexto educativo – que contexto?
Responsabilidade da escola => relaciona-se com a necessidade de encarar o educando e o próprio ensino Cabe a escola desenvolver algumas habilidades de pensamento como base de um aprendizado mais consciente e autônomo São elas: comparar,classificar, estabelecer relações, orientação espacial,decodificar instruções e reconhecer a existência de um problema

3 Desenvolvimento da habilidade de comparar
Por exemplo: comparação de duas frutas => forma e cor =>comparação espontânea => ampliando a perspectiva do sabor, tipo,origem, textura das frutas. Para enriquecer a habilidade de comparação => deve-se pensar que a conduta espontânea pode ser aperfeiçoada para uma conduta comparativa organizada e instalada de modo cognitivo. Quando a necessidade de comparar é internalizada e o processo se torna natural ao pensamento => o aluno desenvolve a habilidade de estabelecer relações entre dois ou mais objetos que não são de percepção imediata.

4 Habilidade de classificar
Por exemplo: classificação dos animais mamíferos => atributo essencial, todos os animais mamíferos mamam quando filhotes.

5 Habilidade de classificar
Os processos de comparação e classificação estão interligados com a percepção clara das coisas e com uma bagagem de informações suficientes para ativar o pensamento dedutivo.

6 Habilidades para estabelecer relações
Por exemplo: depois de manhã, vem a tarde e depois a noite. A circulação sanguínea tem órgãos específicos para exercer sua função de modo integrado.

7 Habilidade para se orientar espacialmente
Por exemplo: estar de frente ao objeto. Pontos cardeais

8 Habilidade para decodificar instruções

9 Habilidade para reconhecer a existência de um problema e defini-lo com clareza
Por que Fazer? O que fazer? Como Fazer? Problema??? Qual?

10 Avaliação – refletindo sobre uma nova prática
Segundo os autores: Avaliação da Aprendizagem – Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino – Léa Depresbiteris Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais – Cipriano Carlos Luckesi

11 Qual concepção de avaliação que embasa os textos?

12 Avaliação da aprendizagem – refletindo sobre uma nova prática
Considerando que o ensino deveria estar pautado em princípios construtivistas => Se faz necessário pensar em novas formas de avaliar. O propósito de avaliação passa a ser o de identifica o que está impedindo o desenvolvimento do pensamento e desvelar o potencial de aprendizagem de uma pessoa. Potencial entendido, aqui, em duas dimensões: a capacidade que muitas pessoas têm para pensar e desenvolver uma conduta mais inteligente que a observada por meio de suas manifestações.

13 Avaliação da aprendizagem – refletindo sobre uma nova prática
Do ponto de vista de uma nova prática, a idéia é a de ser preciso deslocar a avaliação do conhecimento para a avaliação de aprendizagem. Na perspectiva de construção do conhecimento, as funções diagnóstica e formativa da avaliação aparecem em todo seu vigor; a primeira, na busca das dificuldades dos alunos e sua superação para prosseguimento de estudos, e a segunda na perspectiva de continua orientação das formas de pensar.

14 A avaliação dos alunos – integrado ao currículo
Caráter processual, formativo e participativo; potencialidades e dificuldades de aprendizagem; Estratégias; Intervenção e redimensionamento; Instrumentos e procedimentos; Aprendizagem qualitativas; Avaliação externas - SAEB e SARESP


Carregar ppt "Avaliação da Aprendizagem Uma Nova Prática Implica Nova Visão do Ensino Léa Depresbiteris."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google