A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos

2 AULA 01 – Conceitos Iniciais
Meio ambiente Conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo influenciado por eles.” Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais (Lima-e Silva, 2000). “Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser (plantas, animais, pessoas) ou de um grupo de seres vivos. (...) os elementos físicos, vivos, culturais e a maneira como esses elementos são tratados pela sociedade.” Meio Ambiente - A Lei em Suas Mãos. (Neves e Tostes, 1992).

3 Exploração dos recursos naturais é fato, desde a antiguidade (civilizações à beira de rios, desenvolvimento da agricultura, excedente de produção, técnicas de aproveitamento de solo irrigado, ciclos naturais previsíveis – estações do ano – etc). Primeiro desenvolvimento tecnológico – fogo, fundição de metais, uso de ferramentas, carroças e especialização do trabalho.

4 Os micênios, cerca de a.C. alocavam seu resíduo em camadas alternadas de lixo e terra. E na mesma época tem registro de reciclagem de objetos (refundição de metais). Primeiro registro de degradação ambiental por volta de a a.C. com a destruição da Ilha de Páscoa (Europa).

5 Europa do século X começa a crescer de forma desordenada e se expandir
Europa do século X começa a crescer de forma desordenada e se expandir. Logo, florestas são devastadas, rios e lagos tem seus cursos alterados pela irrigação e drenagem dos solos e a agricultura toma espaço dos cenários naturais, para alimentar a população crescente. Mais gente, mais resíduos e as fontes de água foram sendo poluídas.

6 Então, na Idade Média européia começam a surgir as primeiras leis sobre gestão de resíduos. Provavelmente a Peste Negra (1346 e 1353) teve forte impacto sobre a criação dessa legislação. Os continentes indiano e africado, então explorados por nações como Inglaterra, proporcionaram novos cultivos, como o da batata que, por se adaptar muito bem à terra Inglesa, ocasionou ainda maior aumento populacional.

7 A tecnologia da época permitia o uso da força física e algum uso da força mecânica na produção de bens, mas tudo muito rudimentar. A falta de energia para fazer máquinas funcionarem impedia o desenvolvimento acelerado, tão vislumbrado por alguns. E assim foi até o século XVIII...

8

9 Primeira Revolução Industrial – : exploração da fonte de energia abundante na Europa – o carvão mineral. Abundante, altamente poluente, sua queima gerava espessa fumaça, da qual originaram-se as primeiras doenças respiratórias do mundo (asma, bronquite,etc) que matavam as pessoas da classe baixa com cerca de 35 anos de idade.

10 Em 1850 – indústria química produz corantes, tintas e adubos
Em 1850 – indústria química produz corantes, tintas e adubos. Coleta água como insumo e a devolve, sem tratamento, ao meio ambiente. A água é outra fonte (menos poluente) de energia, mas ainda sem maquinário suficiente para transformá-la em energia necessária.

11 No início do século XIX o petróleo começa a ser a principal fonte energética do mundo, a partir da invenção do motor a combustão interna. A Europa, especialmente a Inglaterra, mantem sua hegemonia sobre o mundo, abolindo a escravidão, criando mercados, explorando territórios e promovendo mudanças internas de regime de governo, ou seja, criando as bases do capitalismo atual. Foi assim até o início do século XX...

12 Estados Unidos da América, colônia de povoamento inglesa, assume a hegemonia mundial após as guerras mundiais que devastam a Europa. Desenvolvem e acessibilizam produtos para o mundo. Criam mercados, centros de consumo, o cinema, o MARKETING e implantam o modo de vida americano, copiado e sustentado até o dia de hoje... Quais as implicações desse novo estilo de vida?

13 Mundo dividido em mercados – fornecedores ou consumidores.
Guerra fria e contra-ataque norte americano: expansão do capitalismo. Ajuda financeira para novos mercados propensos ao sonho americano. Expansão da indústria norte americana pelo modelo “multinacional” Entre 50 e 80, o capitalismo tornou-se o regime oficial e “sem volta do mundo atual...

14 Na década de 60, estudiosos começam a publicar material sobre os impactos negativos da industria sobre o Meio Ambiente (Inseticida DDT – Primavera silenciosa, Rachel Carson, 1962). Em 1968 é criado o clube de Roma, no qual políticos, empresários e cientistas se unem para estudar a degradação dos recursos naturais.

15 Criação de ONG´s para preservação ambiental, pressão social (final da década de 60 e início de 70) e criação de partidos verdes em todo planeta. Europa e EUA com rios poluídos, aterros fora de controle e solos contaminados não podiam mais continuar sem se pronunciar. Discussões e reuniões em todo mundo e consequente legislação mais atuante, especialmente para indústria mais poluente. Em 1988 a CRFB foi promulgada com um capítulo inteiro dedicado à questão ambiental.

16 UM GRANDE PROBLEMA O Consumismo...


Carregar ppt "GESTÃO SÓCIO AMBIENTAL Prof.ª Edna Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google