A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação para o consumo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação para o consumo"— Transcrição da apresentação:

1 Educação para o consumo
Carina Nº 6 Filipe Nº10 João Nº12

2 ÍNDICE 1- Apresentação 2- Índice 3- Introdução 4- O que é o consumo ?
5- Bens essenciais/materiais 6- Bens essenciais - água 7- Utilização da água 8- Simulador ( Água) 9-Água que gastamos em casa 10-Consumo de luz 11- Como poupar luz 12- Tipos de gases 13-Gás ( Natural) 14- Utilização do gás 15-Captação do gás 16- Como poupar gás 17- Consumismo 18- Os apelos ao consumismo 19- Conclusão 20- Bibliografia

3 Introdução Neste trabalho vamos fazer a distinção entre consumo e consumismo. Consumo – pretendemos falar sobre os bens essenciais de primeira necessidade, como a água, luz e gás e o quanto importante e indispensáveis eles são na vida humana. Consumismo - relativamente ao consumismo , vamos abordar o uso excessivo de produtos e bens de uma forma desnecessária e exagerada.

4 O que é o consumo ? Os chamados bens essenciais (água, luz e gás) são indispensáveis à vida diária das famílias, pois mesmo que subam os seus preços, são sempre procurados.

5 Bens essenciais / materiais
Bens materiais Os bens essenciais são indispensáveis á vida pois são eles que nos fornecem o bem estar e conforto . Alguns desses bem essenciais são: - A água - A luz - O gás Os bens materiais são apenas“ acessórios” que por um lado são só um mimo e não importantes para a nossa vida ao contrário dos bens essenciais. Alguns bem materiais são: - Televisão - Jóias -Telemóveis...

6 Bens essenciais (Água)
A água representa cerca de dois terços do corpo humano e é essencial para o funcionamento do mesmo. Apesar de não conter nenhuma caloria ou outros nutrientes o corpo humano, sem água , funcionaria apenas poucos dias. Por esta razão, devemos beber água todos os dias. Nem sempre a água vinda das nossas torneiras está nas melhores condições!

7 Utilização da água Rede pública Captação particular
Se água é utilizada por captação particular ( poços/ furos ) é muito útil saber se a mesma é potável. Deverão ser efectuadas análises regulares , pelo menos de seis em seis meses. * A água da rede pública é de boa qualidade. De um modo geral, os portugueses preferem água engarrafada, pelo facto de não apreciarem o sabor a cloro da água da rede pública . *

8 A quantidade de água que gastamos em casa
A poluição e o descontrolado crescimento das áreas urbanas, leva a água potável a ser um bem escasso. Adquirir equipamentos para tratamento de água é muito recomendável , pois muitas vezes pode ser um investimento alto e com retorno a longo. Actividade Volume consumido(litros) Torneira que pinga 3 a 5 por hora Fio de água que corre da torneira 16 por hora Descarga de banho vazando 25 por hora Lavar as mãos em água corrente Até 18 Lavar as mãos no lavatório Até 2 Escovar os dentes utilizando um copo 0,5 Tomar banho na banheira 150 a 200 Tomar banho no duche 20 a 80

9

10 CONSUMO DE LUZ A luz é outro bem essencial que nos habituamos a usar e sem o qual dificilmente saberíamos viver. No entanto, é prática corrente gastarmos mais luz do que precisamos, não demonstrando grandes hábitos de poupança e economia.

11 Como poupar Luz Algumas formas de poupar luz são:
Não deixar luzes ligadas desnecessariamente. Se for de dia aproveitar a luz do dia. Utilizar lâmpadas fluorescentes. Não ligar a televisão quando não é necessário e não adormecer com ela ligada. Desligar pelo menos o monitor do computador quando não está a ser utilizado. Na compra de um computador optar por um computador portátil pois consome muito menos energia. O modo stand by não é opção para gastar menos energia.( desligar na tomada)

12 Tipos de Gases Gás Natural Gás Butano Gás de Cidade
Gás propano canalizado

13 Gás (Natural) O Gás Natural é uma das fontes de energia
 mais usadas no mundo . O Gás Natural é considerado como fonte energética limpa. Não produz resíduos e quando queimado liberta uma quantidade reduzida de poluentes. O custo de aproveitamento do Gás Natural é baixo quando comparado com outras fontes .

14 Captação do Gás (Natural)
O gás natural é encontrado no subsolo. É o resultado da degradação da matéria orgânica originada de quantidades extraordinárias de microorganismos que, em eras pré-históricas, se acumulavam nas águas dos mares da época. Essa matéria orgânica foi soterrada a grandes profundidades e, por isto, sua degradação deu-se fora do contato com o ar, a grandes temperaturas e sob fortes pressões. Muitas vezes o gás natural é encontrado no subsolo junto às jazidas de petróleo. 

15 Utilização do gás O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos. A preocupação com o ambiente e as limitações do petróleo, fazem muita gente pesquisar energia alternativa... Como o gás natural. O gás natural é eficiente no consumo de combustível, não agride o meio ambiente e tem preço de aquisição relativamente baixo.

16 Como poupar gás Há imensas sugestões de poupar gás. Aqui vão algumas dessas sugestões: Não deixe a água a correr desnecessariamente! Se não está a utilizá-la, feche a torneira, principalmente se for a da água quente No Verão, diminua a temperatura da água no esquentador ou caldeira. Se tem por hábito deixar o aquecimento central ligado durante a noite ou mesmo durante o dia, para que quando chegue a casa já está tudo quente, opte por baixar a temperatura. A instalação de painéis solares é uma opção cada vez mais procurada. Apesar do seu avultado investimento inicial, o retorno é obtido num prazo curto-médio e, por essa razão é uma grande sugestão para poupar

17 Consumismo A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo o que tem em produtos supérfluos . As pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm utilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar.

18 Os apelos ao Consumismo
O potencial consumidor está constantemente a ser atraído por publicidade directa e muito agressiva, à qual dificilmente se consegue resistir. Acaba por adquirir o bem, produto ou serviço sem ter uma necessidade extrema do mesmo.

19 Conclusão Pelas pesquisas que efectuamos, pelos textos que lemos e por aquilo que podemos observar no dia-a-dia, concluímos que as pessoas não têm grandes hábitos de poupança e economia dos bens essenciais e, por outro lado, existe uma forte adesão ao consumismo, fruto de um marketing agressivo e muita falta de informação por parte dos consumidores.

20 Bibliografia


Carregar ppt "Educação para o consumo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google