A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sócrates, Platão e aristóteles

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sócrates, Platão e aristóteles"— Transcrição da apresentação:

1 Sócrates, Platão e aristóteles

2 Sócrates: Ironia, Maiêutica ,Retórica.
Ensinava em praças públicas, a favor da democracia, “socialista”? Acusado de corromper a juventude. Texto de Platão Apologia a Sócrates “ Só sei que nada Sei” Sócrates

3

4 Platão Das aparências ao mundo das ideias perfeitas.
Nasceu em Atenas, foi discípulo de Sócrates, teve sua própria escola filosófica a Academia MÉTODO DIALÉTICO

5 Opinião é o saber sem tê-lo procurado metodologicamente.
IMPRESSÕES = OPINIÃO Opinião é o saber sem tê-lo procurado metodologicamente.

6 DOXA= OPINIÃO “FILODOXIA”= AMOR AS OPINIÕES “FILOSOFIA”=AMOR AO SABER.

7 EPSTÉME É A DIALÉTICA O conhecimento deve ultrapassar a esfera das impressões sensoriais e deve penetrar na esfera racional da sabedoria, o mundo das ideias. No que consiste a dialética???? Consiste na contraposição de uma opinião com a crítica que dela podemos fazer, na afirmação de uma tese seguida de sua negação com o objetivo de purifica-la dos equívocos.

8 Opinião nasce da percepção das aparências e da diversidade das coisas, o conhecimento, por sua vez, é elaborado quando se alcança a ideia que rompe com as aparências e a diversidade ilusória. RACIONAL, CIENTÍFICO OU FILOSÓFICO.

9 ARISTÓTELES DE ESTAGIRA
Estudou na Academia por cerca de 20 anos, foi tutor de Alexandre, O Grande. Fundou sua escola o Liceu. Desenvolveu a lógica para servir de ferramenta do raciocínio. É contrário a teoria das ideias de seu mestre Platão.

10 Teses: A partir da existência do ser devemos atingir sua essência
Indução: Processo intelectual básico de aquisição de conhecimento, possibilita conclusões científicas. Ato: Manifestação atual do ser, aquilo que já existe. Potência: As possibilidades do ser, aquilo que ainda não é mais vai vir a ser. Acidente: Algo que não ocorre sempre, causalidade.

11 O que determina a realidade de um ser: A causa.
Causa tudo o que determina a realidade do ser. São elas: Causa Material. Refere-se a matéria do que é feito a coisa. Causa formal: refere-se à forma, à natureza específica.Ex: Uma estátua em forma de homem e não de cavalo. Causa eficiente: refere-se ao agente que produziu a coisa. Causa final: refere-se ao objetivo, a intenção de ser de uma coisa.

12 VIRTUDE O Homem deve viver de acordo com sua essência e orientado pelos seus atos para uma conduta ética. Meio termo equilíbrio entre a justamedida=FELICIDADE

13

14 DICA DE FILME 12 HOMENS E UMA SENTENÇA (DÚVIDA RAZOÁVEL)

15 ATIVIDADE: DEBATE: Escolher a temática e usar o método dialético de Platão, assim como o uso da retórica e ironia Socrática

16 Questões QUESTÃO 24 Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. D. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.

17 A)alcançar o prazer moderado e a felicidade.
B) valorizar os deveres e as obrigações sociais. C)aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação. D)Refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade. E) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

18 QUESTÃO 25 SANZIO, R. Detalhe do afresco A Escola de Atenas
QUESTÃO 25 SANZIO, R. Detalhe do afresco A Escola de Atenas.Acesso em: 20 mar

19 A) suspensão do juízo como reveladora da verdade
No centro da imagem o filósofo Platão é retratado apontando para o alto.Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a A) suspensão do juízo como reveladora da verdade B) realidade inteligível por meio do método dialético C) salvação da condição mortal pelo poder de Deus D) essência das coisas sensíveis no intelecto divino. E )ordem intrínseca ao mundo por meio da sensibilidade.


Carregar ppt "Sócrates, Platão e aristóteles"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google