A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Matemática
DIÁRIO

2 Fabiana Catarina RA:

3 Quarta-feira 06/03/02 a dinâmica de estar escrevendo sobre si próprio para que todos da sala descubram quem é, foi bastante interessante e difícil. É complicado falar de nós mesmos; apesar da dificuldade, caímos na risada em alguns momentos, pois existem certas características nossas que são somente nossa e de mais ninguém. Ou seja, características que representam traços de nossa personalidade;

4 continuação A dinâmica da música para que escolhêssemos uma estrofe significativa para nós, também foi interessante. Cada um escolheu uma parte, porém no final o que parecia particular de cada um se tornou comum para todos; apesar de sermos individuais, cada qual com sua história de vida, temos uma história simultânea a essa, que é a história da sala que estamos inseridos.

5 O que levaríamos para nossa sala de aula
Tais dinâmicas, precisariam ser repensadas contando que estaríamos trabalhando com crianças até oito anos(no meu caso). Acredito, que seria complicado para eles estarem escrevendo sobre si próprio, ou escolhendo uma parte de uma música que tenham gostado;

6 continuação tentaria adivinhar;
em relação a outra dinâmica, poderíamos trabalhar com a música, com a diferença de que as crianças fariam um desenho sobre a parte que tenham gostado. Para as idades que iremos trabalhar ou que já trabalhamos, a sugestão seria de fazer um amigo oculto, em que eu teria que falar das características do amigo sorteado e a classe

7 Quarta-feira 13/03/02 A dinâmica de recortar o texto em tiras, depois cada um refletir sobre o parágrafo lido e em seguida fazer uma reflexão em grupo, foi bastante rica, pois tivemos a preocupação de explicar cuidadosamente ao grupo a tira que pegamos; em relação ao espelho achei mais engraçado do que interessante.

8 O que levaríamos para nossa sala de aula
Por enquanto, essa dinâmica na minha sala de aula não seria a mais adequada

9 DIÁRIO ABRIL

10 Quarta-feira 27/03/02 trabalhar geometria através da sucata foi bastante interessante, pois tínhamos que escolher alguns materiais de acordo com critérios estabelecidos pelo grupo e ao final fazer 3 perguntas que tivessem a ver com os critérios. Trabalhamos com o conceito de sólido, figura plana, ponto, reta. Esse momento foi muito importante, pois em muitos livros didáticos esses conceitos aparecem de forma equivocada.

11 O que levaríamos para nossa sala de aula
Trabalhar com a gincana da sucata Separar a sala em grupos. Cada dia da semana corresponderá a uma figura geométrica; O grupo que trouxer mais materiais correspondentes a figura do dia irá acumular pontos, que serão totalizados no último dia da gincana. Esse é um exemplo do que poderia ser feito.

12 Quarta-feira 03/04/02 Aula no salão nobre ministrada pela professora Érica Catalani, relatando sua tese de mestrado “A inter-relação forma e conteúdo no desenvolvimento conceitual da fração”. Essa aula foi interessante, pois nos mostrou um caminho diferente de trabalhar fração, mostrando para os alunos, o por quê dela (fração) “existir”.

13 O que levaríamos para nossa sala de aula
Como tenho uma sala de 2ª série, o conceito de fração ainda é muito abstrato para as crianças, porém como trabalhamos durante o ano o conceito de medida, no caso, medida de comprimento, poderíamos propor para as crianças, que medissem suas carteiras de uma outra forma, ou seja, sem o metro ou régua, como a professora Érica fez. E assim, mais adiante, as crianças teriam mais facilidade em compreender o conceito de fração.

14 Quarta-feira 10/04/02 Até o momento a aula desse dia foi a mais inteligente de todas. O material Cuisenire e a forma como o professor Augusto o trabalhou foi fantástica; O material pode ser trabalhado em todas as idades e com 5 conceitos como: adição, subtração, multiplicação, divisão e fração; No caso de crianças maiores, o material pode ser trabalhado no ambiente computacional, para uma maior abstração dos conceitos matemáticos.

15 O que levaríamos para nossa sala de aula
Na minha escola o material existe, porém está totalmente desorganizado, misturado. Para então, poder trabalhar com as crianças o conceito de multiplicação, primeiro deixei que eles manipulassem o material. Gostaram muito; Depois, pedi para que separassem pelas cores para ver o que estava faltando. Enfim, não havia a peça de valor 1 o que dificultou o trabalho;

16 Quarta-feira 17/04/02 Dia para estágio. Semana em tentei desenvolver o conceito de multiplicação através do material de Cuisinaire, já registrado no diário anterior.

17 Quarta-feira 24/04/02 Estive presente somente na primeira parte da aula, pois não consegui fazer relação entre nuança e matemática, infelizmente; Acho complicado algumas pessoas que não convivem no ambiente de sala de aula, dar aulas sobre certos conceitos (como esse por exemplo), para uma sala que tem maior parte dos alunos já professores atuantes; O trabalho foi desenvolvido em um estágio, o que é muito diferente, quando se trabalha todos os dias, com todas as disciplinas do currículo do ensino fundamental. Será que dessa forma ela conseguiria desenvolver tal trabalho?

18 O que levaríamos para nossa sala de aula
Absolutamente nada.

19 Quarta-feira 08/05/02 O ambiente computacional logo é interessante para trabalhar geometria plana, porém acredito que as séries iniciais encontrarão dificuldade, pois é preciso ter conhecimento e noções de ângulos para a tartaruga se locomover; O trabalho com o logo, facilitaria para as crianças, a construção de alguns conceitos matemáticos futuros como: seno, coseno, os quais no meu caso, resolvo sem saber objetivo e com muita dificuldade.

20 O que levaríamos para nossa sala de aula
Acredito ser um pouco cedo para meus alunos estarem trabalhando com esse material, mesmo porque é uma escola pública em que os alunos em sua maior parte não têm acesso ao computador.

21 Quarta-feira 15/05/02 Trabalhamos na primeira parte da aula com a home-page. Achei bastante complicado, pois não habilidade com o computador; A sala não tinha micros disponíveis para todos, dificultando ainda mais o trabalho; A segunda parte da aula apesar de corrida, foi muito interessante, pois álgebra é um assunto que trabalhamos todos os dias com os alunos e necessitamos como professoras, de informações, discussões e debates para que nossas aulas não se tornem mecânicas.

22 O que levaríamos para nossa sala de aula
Em relação a home-page, acredito que nada visando o espaço de sala de aula; Já a rápida aula de álgebra, poderíamos ter aproveitado muito mais e conseqüentemente ter levado coisas interessantes para se fazer em nossa sala.

23 Quarta-feira 29/05/02 Trabalhamos com o ambiente computacional INSPIRATION; O inspiration é um ambiente para construção de mapas conceituais de algum assunto a ser desenvolvido.

24 O que levaríamos para nossa sala de aula
Para sala de aula acredito que não seria viável, pois tenho uma sala de 2ª série de uma escola municipal; O que seria viável, é a utilização desse para a construção de planejamento, projetos, que de uma forma ou de outra está ligado com a sala de aula.

25 Quarta-feira 05/06/02 Construção do site.

26 O que levaríamos para nossa sala de aula
A construção desse site, possibilita que outros professores visitem e compartilhem nossos trabalhos, fazendo comentários, críticas, ajudando para a construção de atividades de sala de aula.

27 Quarta-feira 19/06/02 Apresentação dos seminários

28 O que levaríamos para nossa sala de aula
Todos os seminários foram de relevante importância para todos os grupos, tanto para o trabalho com os alunos, quanto para trabalhos pessoais. Voltar


Carregar ppt "Fundamentos de Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google