A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4° ano – Ensino Fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4° ano – Ensino Fundamental"— Transcrição da apresentação:

1 4° ano – Ensino Fundamental
Sequência Didática 4° ano – Ensino Fundamental

2 Os 3 Rs – dentro da temática Meio Ambiente
Folder – como gênero textual

3 Objetivos de se trabalhar Meio Ambiente – segundo os PCNs
[ o aluno] identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se afetivamente ligados a ela; observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico; adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis; compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas; perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa/efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio; compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.

4 Utilizando os 3 Rs na Elaboração de Folder
O folder foi o escolhido por apresentar características de fácil acesso aos leitores, como imagens coloridas e pequenos textos informativos que prendem a atenção, além de possibilitar a divulgação dos 3 Rs e a fabricação pelas próprias crianças.

5 Mas afinal, o que são os 3 Rs?
O 1° vem de REDUZIR; O 2° de REUTILIZAR e O 3° de RECICLAR

6 E o que é um FOLDER? Folder é o nome que é utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário. É utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária ou informativa. Segundo Luiz Antônio Marcuschi (2003) “Tudo indica que o folder pode ser tido como suporte de gêneros diversos, embora haja quem o trate como gênero. O folder é um suporte que fixa gêneros tais como campanhas publicitárias, campanhas, publicidades, instrução de uso, currículos e assim por diante. Existem folders com mais de um gênero”

7 Quais são as características principais de um FOLDER?
É dobrado conforme o conjunto dos argumentos a serem abordados; A capa contém a chamada principal - despertar a curiosidade; A primeira dobra deve conter um detalhamento do que a capa anuncia; Nas outras dobras internas aborda-se divisões do assunto e a mensagem deve ser concluída ainda na parte interna; Na dobra externa (última) coloca-se dados e informações de contato

8 O FOLDER pode ser, entre outros:
Institucional Promocional Turístico Informativo

9 Sequência Didática - 1ª AULA
Apresentar a agenda; Justificativa do tema a ser trabalhado: os 3 Rs; O que são os 3 Rs? Alguém já ouviu falar nisso? O que vocês sabem sobre os 3 Rs? Para quê estudar os 3 Rs? Com base nas respostas obtidas, aprofundar mais o tema; Abordar os 3 Rs, começando (propositalmente) pelo Reciclar; O que é reciclagem? (Discutir essa questão com os estudantes).

10 Atividade a ser feita em sala de aula:
Em sacos de lixo, o professor ou a professora traz para a sala de aula materiais que são facilmente encontrados e recolhidos, como potinhos plásticos, de vidro, metais, espelho, elastiquinho de borracha, saquinhos de embalagens, caixinhas de papelão, cartela de remédios, papel toalha “usado”, folhas de árvore, entre outros materiais que podem ser reciclados ou não. A ideia é que todos esses materiais sejam misturados e que as crianças, em forma de grupo, dividam e caracterizem esse lixo em: vidro, plástico, metal, papel e materiais não recicláveis. Após a atividade, ver a quantidade e lixo que não é possível ser reciclado. Também questionar os alunos se, mesmo os que são, realmente vão para os lugares destinados à reciclagem e até mesmo se essa reciclagem é viável, numa abordagem econômica. Questões a serem abordadas: A reciclagem é a solução para o problema do lixo? Há coleta seletiva no bairro? Vocês participam dessa coleta? Separam o lixo?

11 Após abordar a reciclagem, incluir a Redução e a Reutilização dos materiais, questionando aos educandos: O que devemos reduzir? Como podemos fazer isso? Como podemos reutilizar coisas que já não tem mais utilidade para nós? Contribuição para a próxima aula: pedir para os estudantes trazerem fôlderes de diversos assuntos que forem encontrados no próprio bairro, para uma análise da sua estrutura.

12 2ª AULA - Apresentação da agenda;
- Retomar algumas questões vistas na aula anterior, relacionadas aos 3 R’s; - Discutir com a sala como podemos fazer para colocar em prática os 3 R´s; - Propor um projeto para os estudantes, que pode se chamar “Papel na Caixa”, que trabalhará os conceitos de redução, reutilização e reciclagem do papel;

13 - Após a apresentação e construção desse projeto, iniciar o trabalho com os fôlderes trazidos pelos estudantes; - Pedir que alguns leiam os seus e depois que os estudantes apontem semelhanças e diferenças entre eles. Também pedir que analisem para que serve, o que querem passar ao leitor; - A partir daí, sistematizar as características de um folder.

14 3ª AULA Apresentação da agenda;
Retomar com os estudantes as características gerais do folder; A partir da utilização de materiais simples, como papel e lápis de cor, propor a seguinte atividade: A produção, pelos estudantes divididos em duplas, de fôlderes com o tema dos 3 Rs, seguindo as características do gênero textual, utilizando figuras e textos produzidos pelos próprios educandos; Depois de pronto, fazer uma exposição, dentro da sala de aula, do que foi produzido para que todos os tenham a chance de mostrar e ver os fôlderes produzidos.

15 4ª AULA Apresentação da agenda;
Caso a escola tenha uma sala de informática com computadores disponíveis para os estudantes, pode-se, conjuntamente com os professores de informática, transpor o folder manual para um digital, utilizando o Micosoft Word, ou programa similar.(Há um formato de um folder em anexo); - Essa transposição deve ser feita ainda em duplas, sendo possível utilizar o mesmo folder feito manualmente ou a criação de um novo, com novos textos e imagens contendo ainda o mesmo tema anteriormente abordado. - Para encerrar, pode haver um trabalho de informação e conscientização da escola e da comunidade, com os estudantes distribuindo os fôlderes produzidos.

16 Referências bibliográficas:
BRASIL Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. JAMES, Bárbara. Lixo e Reciclagem. Tradução Dirce Carvalho de Campos; revisão técnica José Carlos Sariego|. – São Paulo: Scipione, 1997. MARCUSCHI, Luiz A. A questão do suporte dos gêneros textuais. UFPE/CNPq MARCUSCHI, L. A. (2002) Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P., MACHADO, A. R. , BEZERRA, M. A. (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna. SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Educação Ambiental. Guia Pedagógico do Lixo; Coordenação geral José Flávio de Oliveira. São Paulo:SMA,1998

17 SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino”. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de letras, 2004. SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. Coleção Reciclagem e Ação. São Paulo, 1997. Da Pá Virada: Revirando o Tema Lixo. Vivências em Educação Ambiental e Resíduos Sólidos. Sudan et al. São Paulo: Programa USP Recicla/ Agência USP de Inovação, 2007. (acessado em outubro de 2009) (acessado em outubro de 2009) (acessado em outubro de 2009) (acessado em outubro de 2009)

18 OBRIGADA (O) Angeline Favali Felipe Andrade Marieli Granusso


Carregar ppt "4° ano – Ensino Fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google